Parauapebas: vereadores prorrogam prazo para entrega de relatório final da CPI da Mineração

Na sessão ordinária desta terça-feira (13), o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Mineração, vereador Zacarias Marques (MDB), apresentou o Requerimento nº 63/2024 solicitando a prorrogação do prazo para investigação dos procedimentos das atividades minerárias das empresas registradas no município.

O requerimento foi embasado no artigo 118, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Parauapebas, e pediu prorrogação do prazo da CPI até o dia 31 de dezembro de 2024.

A CPI investiga as atividades minerárias segundo estabelecido na legislação mineral vigente, o registro do cadastro dos processos minerários e outros fatos que atentam contra o desenvolvimento econômico do município de Parauapebas.

A abertura da CPI para investigar os procedimentos das atividades minerárias das empresas que atuam no município foi realizada por meio do Requerimento nº 44/2023. Neste requerimento estava determinado o prazo de cento e oitenta dias, a contar da instalação da CPI, para a conclusão dos trabalhos. O Requerimento previa ainda a prorrogação por período necessário a sua conclusão, mediante requerimento ultimado nos moldes do que dispõe o artigo 118 do Regimento Interno do Legislativo.

O Regimento Interno da Casa Legislativa também estabelece que, se não concluir seus trabalhos no prazo estipulado a Comissão ficará extinta, salvo se, antes do término do prazo, seu presidente requerer a prorrogação por menor ou igual prazo e o requerimento for aprovado pelo Plenário, em sessão ordinária ou extraordinária, se obtiver o voto favorável de um terço dos membros da Câmara.

Assim, o Requerimento proposto pelo presidente da CPI foi submetido a votação parlamentar e aprovado em unanimidade pelos parlamentares presentes na sessão ordinária. Com a aprovação, os membros da CPI, vereadores Zacarias de Assunção Vieira Marques, Eleomárcio Almeida de Lima, Elias de Almeida Ferreira Filho, Eliene Soares de Sousa e Joel Pedro Alves, possuem novo prazo para conclusão das investigações e emissão do relatório final das atividades da CPI.

Texto: Josiane Quintino / Foto: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Exclusivo: gastos da bancada federal do Pará em março de 2024

De forma exclusiva, o Blog do Branco torna público os gastos da bancada federal do Pará referentes a março de 2024. De modo geral, o

Além da fragrância

Na semana passada, um assunto altamente relevante (restrito obviamente aos mais atentos) ocorreu e passou – pela maioria – de forma despercebida. O ex-presidente Jair

Usinas da Paz se aproximam da marca de 1 milhão de atendimentos à população em 2024

Desde quando a primeira UsiPaz foi entregue à população, em 2021, os complexos de cidadania do Governo do Pará têm se fortalecido como um dos

#TBT do Blog – Quanto vale o feijão?

O ano era 2015, mais precisamente março. A política de Parauapebas vivia considerável turbulência política, pois na Câmara de Vereadores existia um forte movimento oposicionista

Eleições 2022: o voto em Bolsonaro e Lula nos bairros de Parauapebas

Veja como se configurou, por bairros ou áreas, a disputa no primeiro turno das eleições presidenciais deste ano em Parauapebas. Os dados foram coletados pelo

O dilema de Bolsonaro

Estamos a oito meses do processo eleitoral que decidirá se o presidente Jair Bolsonaro (PL) continuará em seu cargo, ou deixará a cadeira que hoje