Pesquisa Doxa em Canaã aproxima os números da realidade

Na segunda quinzena de julho do corrente ano, o Instituto Skala divulgou os números de sua pesquisa no município de Canaã dos Carajás. O levantamento foi encomendado pela empresa M.M Comunicação e Eventos, de propriedade do jornalista Marcelo Marques. A pesquisa apontou o seguinte cenário: Jean Carlos seguia na frente, com 52,6% da preferência. Na segunda posição aparecia Josemira Gadelha (candidata do prefeito Jeová de Andrade), com 16,1% das intenções. Os outros candidatos somados não ultrapassam a segunda colocada.

Tal levantamento foi muito questionado. Pois a diferença entre os dois principais pré-candidatos era muito grande. É sabido que por onde se ande em Canaã dos Carajás, que Jean Carlos está na liderança, porém poucos acreditam que esteja com toda essa diferença sobre a pré-candidata escolhida pelo prefeito Jeová de Andrade. Além dos questionamentos, o levantamento do Instituto Skala gerou até ameaças anônimas a quem a encomendou.

Pois bem, dito isto, o Instituto Doxa foi a campo, montando base em Canaã dos Carajás, para mais uma pesquisa, esta encomendada pelo Portal Pebinha de Açucar, sob registro no T.R.E nº PA-04330/2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 26 de agosto de 2020 com uma amostra de 500 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Vamos aos dados da pesquisa.

ESPONTÂNEA: Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Jean aparece na frente com 26,4%% das intenções de voto. Josemira vem com 13,2%. Zé Batista e Harildo aparecem empatados em 3,3%. Os eleitores indecisos representam 41,4%, enquanto 12,4% tem intenção de anular ou votar em branco.

ESTIMULADA: Quando se estimula, o pré-candidato Jean Carlos sobe para 48,2%. A pré-candidata Josemira fica em segundo lugar com 26,8%. Zé Batista e Harildo aparecem tecnicamente empatados com 5,0% e 4,8%, respectivamente. Os votos Brancos e nulos somam 4,8% e indecisos, 10,6%.

REJEIÇÃO: Zé Batista é o pré-candidato mais rejeitado, aparecendo com 23,9%. Em seguida aparece Josemira como a mais rejeitada com 20,8%. Harildo vem com 17,6% de rejeição. Jean Carlos é o menos rejeitado, aparecendo com 13,2%. E 12,4% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, sendo que 12,1% não opinaram.

Percebe-se portanto que, a pesquisa Doxa reflete a realidade. Aproxima mais os dois principais candidatos; rebaixa o primeiro, o colocando possivelmente no nível verdadeiro de intenção de voto, mesmo que nas duas modalidades levantadas (espontânea e estimulada ), o primeiro tem o dobro da segunda colocada. Outras pesquisas virão e com elas novos cenários e análises.

DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CANAÃ DOS CARAJÁS-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.
Execução: Doxa Pesquisa
Registro no T.R.E: PA-04330/2020
Período: 23 A 26/08/2020
Local: Canaã dos Carajás-PA
Amostra: Foram entrevistados 500 eleitores.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Servidores da ANM deflagram greve geral por tempo indeterminado

Em um cenário econômico difícil, em parte provocado com atrasos no repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), criando um caos nos pagamentos da

Simão Jatene sem saída

O governador Simão Jatene de um apagado assessor político, depois secretário de governo, tornou-se o maior agente político do Pará. O único a ter a

Eleições 2024: o dono do “xadrez” político nacional

As eleições municipais de 2024, teve, sem dúvida, um agente político que saiu muito mais fortalecido, ele atende pelo nome de Gilberto Kassab, presidente nacional

A priori, sem a Força Nacional, o “Santo de Casa” terá que fazer milagre na Segurança Pública paraense

O governador Helder Barbalho havia prometido em campanha que solicitaria a presença da Força Nacional no Pará em seus primeiros dias de governador, caso ganhasse

Governo Valmir: o jogo dos 12 erros

Adianto que o intuito deste artigo não é, como se diz no jargão popular muito utilizado na política: “chutar cachorro morto”. Primeiro, mantenho o respeito

TSE cobra R$ 40 milhões de partidos políticos

O julgamento das contas partidárias referentes a 2017 terminou no mês passado. Dezenove foram reprovadas e 16, parcialmente aprovadas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou