PGR apresenta denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

O que era esperado por meses, enfim aconteceu ontem, 18. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Analisado por especialistas da área jurídica, o conteúdo é robusto e apresenta provas irrefutáveis em relação aos crimes cometidos pelo ex-mandatário. Dentre eles a de participar de uma trama que tinha com intuito promover um golpe de estado. Entre as provas citadas estão a apreensão de documentos, minutas, reprodução de conversas por aplicativos de mensagens e discursos que, na visão da PGR, configuram uma tentativa de subverter a ordem democrática.

Apresentada a denúncia, agora o processo entra em outra fase. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro terá o direito de se manifestar, contra argumentando os fatos apresentados, assim que a denúncia chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além da denúncia da Procuradoria-Geral da República, o mesmo enfrentou dois julgamentos no ano de 2023 que o deixaram inelegível politicamente por 8 anos. Na ocasião, ele foi acusado de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.

Além de Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ofereceu denúncia contra 33 pessoas acusadas de “estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito”.

Em Brasília, o fato caiu como uma bomba no meio político. Tudo porque crescia dentro do Congresso Nacional a possibilidade de aprovar a “Lei da Anistia”, que tinha como objetivo anistiar, ou seja, perdoar de qualquer acusação os que participaram dos atos golpistas do Oito de Janeiro.

No STF, Jair Bolsonaro será julgado pela primeira turma, composta pelos ministros: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, além da ministra Cármen Lúcia.

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Tábua de salvação II

Em março do ano corrente, este veículo tratou sobre a situação da gestão municipal da capital paraense, quando, naquele momento, faltava um ano e meio

Pará registra em agosto menor índice histórico em alertas de desmatamento, com redução de 61%

O Pará fechou agosto de 2025 com o menor número de alertas de desmatamento já registrado para o mês desde o início da série histórica,

Aprendendo sobre o conflito em Gaza

“O sonho do oprimido é um dia virar o opressor”. Essa frase nunca fez tanto sentido como hoje, ao olharmos para o conflito em Gaza.

O futuro dos partidos políticos no Brasil

O Blog consultou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e observou que há 35 partidos registrados. E segundo o mesmo tribunal, há neste momento,

Prefeitos de cidades mineradoras discutem aumento da CFEM e marco regulatório em encontro em MG

Representantes de municípios mineradores de Minas Gerais, Pará e Paraná se reúnem em Belo Horizonte para discutir como a mineração pode gerar mais benefícios às

Alepa aprova criação de Superintendência da Polícia Civil em Parauapebas

Com forte atuação nos bastidores do deputado Ivanaldo Braz (PDT), PL que cria uma Superintendência de Polícia Civil em Parauapebas é aprovado, medida que irá