Após a passagem do presidente Lula (PT) por Carajás para o lançamento do Projeto “Novo Carajás”, investimento da ordem de R$ 70 bilhões na expansão da exploração de ferro e cobre, o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, recebeu na luxuosa Casa de Hóspedes, os prefeitos Aurélio Goiano (Parauapebas), Toni Cunha, de Marabá, e a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, para tratar de investimentos da empresa nos citados municípios.
Pimenta continua na região desde a semana passada, algo inédito e que chama a atenção. O mineiro sabe da importância de Carajás para a empresa, e parece ter focado na região. O Novo Carajás, está posto para manter os atuais níveis de produção de Ferro, o que é ótimo para Parauapebas e Canaã dos Carajás, através do S11D.
O caso de Marabá é o Cobre, que segundo o anúncio terá sua produção expandida, o que permitirá ao referido município mais recursos no caixa da prefeitura provenientes da extração do minério.
Em sua fala, Pimenta reconheceu a importância das três municipalidades para a empresa e, sobretudo, ao Brasil, além do forte empenho da empresa no processo de descarbonização e a transição energética, um caminho sem volta e cada vez mais estratégico.
Ufa, desta vez, o prefeito de Parauapebas se comportou e não produziu nenhuma narrativa polêmica. Ainda bem.
Imagem: Portal Canaã