China alerta EUA sobre “consequências” em relação ao incidente com balão

A China alertou os Estados Unidos neste domingo (19) que “assumirá todas as consequências” se aumentar a controvérsia sobre um balão chinês que os militares dos EUA derrubaram este mês. Pequim “seguirá até o fim” caso “os EUA insistam em tirar vantagem da questão”, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Um jato militar dos EUA derrubou em 4 de fevereiro o que Washington chama de balão espião chinês depois de cruzar a América do Norte. Pequim diz que era uma nave errante de monitoramento do clima. A declaração da China ocorreu após uma reunião entre o diplomata Wang Yi e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à margem da Conferência de Segurança de Munique.

Guerra dos balões 

Durante alguns dias, o mundo acompanhou apreensivo diversas imagens e relatos de registros de objetos não identificados em diversos locais nos Estados Unidos e China. Se falava até de uma possível invasão alienígena que o planeta estava sofrendo. Dias depois se confirmou que tudo não passava de balões chineses que foram derrubados por caças americanos, o que desencadeou protestos chineses, que acusam os americanos de utilizarem objetos parecidos no espaço aéreo da China durante todo o ano passado e início deste ano.

O fato é mais um capítulo do conflito intermitente entre americanos e chineses, que vinha se mantendo no âmbito econômico, mas que vem transbordando para a seara militar, como recentemente no caso de Taiwan. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Derrota eleitoral de Valmir Mariano deixa o PSD perdido, sem rumo em Parauapebas

CORRE-CORRE Integrantes do PSD de Parauapebas, enxergam um vazio no partido sem nenhuma liderança em condições de ocupar espaço na próxima eleição de “2018” –

Eleições 2024: Igor Normando tem 61% e Éder Mauro 39% no 2º turno, diz pesquisa

O segundo turno das eleições 2024 para a Prefeitura Municipal de Belém (PA) será disputado no dia 27 de outubro, pelos candidatos Igor Normando (MDB)

O reinventar da relação entre os Poderes sob a ótica bolsonarista

A teoria da separação dos poderes de Montesquieu, na qual se baseia a maioria dos Estados ocidentais modernos, afirma a distinção dos três poderes (Executivo,

Eleições 2022: a disputa federal mais acirrada da história do Pará

Indiscutivelmente, as pesquisas da Doxa em relação aos parlamentos federal e estadual na eleição no Pará, vem pautando o debate político. No caso da disputa

Canaã: convênio de delegação é firmado entre Ministério de Portos e Aeroportos com a Prefeitura

Foi publicado na última sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, o convênio de delegação firmado entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o

Marabá: líder de governo perde a paciência com a gestão de Tião Miranda

Como já foi apresentado diversas vezes neste veículo, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, do PSD, já escolheu o seu sucessor: Luciano Dias, seu vice-prefeito.