Voltamos com a nossa série que vem apresentando informações sobre a Universidade do Estado do Pará. Este ano a atual gestão superior da Universidade que tem a frente os Professores Clay Chagas e Ilma Pastana, respectivamente Reitor e Vice-Reitora da Uepa, irá compor chapa novamente para concorrer à reeleição. A atitude é inédita e vem como resposta ao clamor popular de dentro da Universidade que experimenta uma gestão engajada e que tem trânsito livre com o Governo do Estado, e esta aproximação reflete diariamente nos números e nas melhorias proporcionadas nos diversos campi da Uepa.
Desta vez vamos falar um pouco sobre a Extensão Universitária, que dentro da Uepa assume o compromisso de ser ponte e engloba uma variedade de atividades que promovem o diálogo e a interação entre a Universidade e diferentes segmentos da sociedade.
Uepa e as comunidades paraenses
A Uepa mantém o Projeto “Uepa para as Comunidades” que é uma ação social e educativa que atende a população ofertando serviços essenciais de Saúde, Tecnologia, Educação, Lazer, Informação, Assistência Social e Cidadania. O Projeto já atendeu Belém, Parauapebas, Igarapé-Açú, Bujarú, Vigia e Vila da Barca, somando um total de quase 5 mil atendimentos.
Projetos de sucesso
– Rádio Uepa
Em outubro de 2021 foi inaugurado o espaço físico da Rádio Web da Uepa que promove debates online que e promovem informação e inclusão social.
– Ligas Acadêmicas
Além disso, foram estabelecidas normas para regulamentação, institucionalização e acompanhamento das Ligas Acadêmicas no âmbito da universidade através das Resoluções Nº 3228/17 – CONSUN e Normas que Regulamentam a Institucionalização, Acompanhamento, Avaliação e Execução das Ações de Extensão no âmbito da Universidade do Estado do Pará – UEPA e Nº 3418/19 – CONSUN.
– Jogos Universitários da Superliga
O Projeto Gestão do Esporte Universitário, coordenado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), é um modelo que tem como princípios a integração e a inclusão. No ano de 2022 envolveu mais de 20 mil alunos em oito polos regionais do estado do Pará.
O Projeto envolveu instituições públicas de ensino superior de todo o estado do Pará e deixou como legado material a todos os 68 campi participantes, além da destinação de materiais esportivos para criação de áreas de lazer.
– Empodera Marajoaras (esse projeto está institucionalizado pela PROGESP)
Este foi um Projeto implementado em julho de 2022 que envolveu ações de educação popular, saúde, cidadania e formação profissional para as mulheres em situação de vulnerabilidade, através de convênio entre a Uepa e Sectet. Entre novembro de 2022 e maio de 2023, foram realizadas ações nos municípios de Salvaterra, Muaná, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras, com capacitação de mais de 600 mulheres.
O Núcleo de Desporto
Através das modalidades: basquete feminino e masculino, futebol feminino e masculino, natação (masculino) e judô (masculino), em 2021, chegou até a final da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs, disputando a natação e judô, realizado em Brasília- DF.
Ações culturais
O Madrigal e o Quarteto de Cordas da Uepa são projetos de extensão que contribuem com a fomentação das atividades artísticas e culturais da instituição, em contato com a comunidade interna e externa que envolveram, no total, cerca de mil pessoas em suas apresentações.
Instituto Confúcio
A Uepa mantém o Instituto Confúcio fruto de parceria com a Shandong Normal University, da China, e oferta curso livre de mandarim com turmas que atendem candidatos da comunidade interna e externa. Atualmente o Instituto conta com 300 alunos e já formou 240 estudantes em mandarim. O Dia da China é um evento promovido pelo Instituto Confúcio e que acontece todos os anos no mês de setembro promovendo apresentações de dança, tai chi chuan, kung fu e música.
Centro de Ciências e Planetário do Pará
O Planetário conta com ações voltadas para a difusão da ciência e recebe diariamente muitos visitantes. Desde 2021, passaram por lá cerca de 70.000 visitantes entre adultos e crianças, além de caravanas de escolas do Pará todo.
A gestão dos Professores Clay Chagas e Ilma Pastana demonstrou, nos últimos 4 anos, não apenas expertise nas demandas técnicas, mas também sensibilidade para executar projetos que fomentaram a cultura, a cidadania e ciência para o público interno da Uepa e também para quem está fora da Universidade.
EDITAL 89/2024
Com o objetivo de execução da ação de extensão, a PROEX lançou o edital 89/2024, Cursos de Extensão para Todas as Comunidades, convocando servidores Docentes (efetivos e substitutos), Técnicos e Agentes Administrativos da UEPA. Os cursos foram ministrados por meio de diversas metodologias, de forma presencial e/ou remota, para atender às necessidades da sociedade, visando ao desenvolvimento, à atualização e ao aperfeiçoamento de conhecimentos.
No total foram ofertados 75 cursos de extensão nos diversos municípios do estado do Pará, nas categorias de Formação Inicial ou Divulgação; Treinamento, Capacitação e Atualização. O público participante dos cursos de extensão totalizou em torno de 3.089 pessoas.
PROJETO “Na trilha da extensão” (2024 até 2026)
O projeto foi contemplado no edital Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) no âmbito da Portaria Conjunta CAPES/SESU Nº 1, de 8 de Novembro de 2023. O objetivo do projeto é desenvolver ações de extensão por meio dos Programas de Pós-Graduação, nos campi da Universidade do Estado do Pará, nas áreas de educação, saúde, tecnologia e meio ambiente. Além de promover ações articuladas entre ensino, pesquisa e extensão.
Participam desse projeto 11 PPGs da UEPA que realizaram ações extensionistas no ano de 2024. No total, cerca de 2.000 pessoas participaram das atividades desenvolvidas nos diferentes municípios do estado do Pará.
Imagem – Ascom UEPA.



