QUEBRA DE SILÊNCIO
Depois de alguns dias em silêncio, sendo bombardeado de todos os lados, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Anderson Moratório, quebrou o silêncio que rondava os bastidores de seu rompimento com o prefeito Aurélio Ramos. Tentou-se de todas as formas colocar em xeque a veracidade da crise, dando a entender até que o citado vereador estava recuando de sua decisão. Todavia, ontem, 05, um pronunciamento deixou mais do que claro que o rompimento entre ambos é real.
PASSANDO A LIMPO
Em seu pronunciamento ontem, 05, Anderson Moratório teceu duras críticas às decisões que culminaram em uma centena de desligamentos de servidores ligados ao mesmo, sem levar em consideração competência técnica e impacto ao atendimento público. O referido parlamentar classificou tal ato com uma medida vingativa com objetivo de desestabiliza-lo e desgastá-lo politicamente. E disse por outras palavras que lamenta que o que foi prometido em campanha em relação às mudanças, infelizmente, não ocorreram. E ainda denunciou que secretarias estão sendo usadas como instrumento de perseguições, que culminam no uso do Diário Oficial para chantagear aos que não se curvam ao mandatário.
CREDIBILIDADE
Na parte final de seu pronunciamento, Anderson Moratório lembrou que foi o “fiador” junto à classe docente, que era tão pouco acreditado por muitos e rodeado de devaneio. Tal narrativa faz sentido. Não há dúvida que Moratório teve importância, pois trouxe à campanha um perfil de credibilidade e confiança aos que estavam insatisfeitos, mas tinham receio de mudar bruscamente a “rota”. O recado foi dado: “A voz do povo será ouvida, doa a quem doer”.
BRIGA INTERNA
Nada como a realidade cotidiana de uma gestão que faça esquecer o amor de uma campanha vitoriosa. Segundo fontes ligadas à coluna, ocorreu um embate que chamou a atenção: o lobo com “cheiro de alho”, que carrega consigo o espírito desordeiro, pelo visto, não consegue passar uma semana sem aprontar. Desta vez, aprontou contra à própria matilha, desrespeitando até o “Tio Patinhas”, incluindo tapa no peito. Tal ato gerou enorme desgaste por conta da atitude do chefe maior, que resolveu ficar ao lado do perturbador.
CANDIDATURAS
Pelo visto, a vida do prefeito Aurélio Ramos não será fácil em relação ao processo eleitoral que se aproxima. Primeiro, diz que é Hana Ghassan, mas mantém contatos reservados com Dr. Daniel Santos. No plano federal, aparentemente, o processo será mais fácil, pois, até o momento, deverá apoiar Joaquim Passarinho, porém, o seu colega de parlamento, Delegado Caveira vem contribuindo com o município através de emendas. Para estadual, a confusão está grande. Diversos nomes disputam o interesse do mandatário, porém, a preferência vem sendo pelo ex-secretário de Saúde, Dr. Marcos Vinícius. Na lista ainda constam: Maura Paulino, atual secretária de Educação, e Hipólito Gomes, que prometeu não recuar independente de apoio. Façam suas apostas.
NINGUÉM QUER
Procura-se pelas ruas de Parauapebas, alguém que queira assumir o comando do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Informações dão conta que o referido partido foi oferecido a diversos agentes políticos, mas nenhum teve a coragem de aceitar o que restou do que foi deixado pelo “cupim de partido”.
MORAL NAS ALTURAS
“Caiu por terra” nesta semana a narrativa do “será?” As andanças do deputado estadual Ivanaldo Braz, sempre acompanhado de uma das prefeitas mais bem avaliadas do Brasil, Josemira Gadelha, em Belém, deixa claro que a parceira entre ambos é forte. Braz bateu o “martelo” e disputará uma vaga à Câmara Federal em dobradinha com Eugênio Gadelha, esposo de Josemira e secretário de Obras da Terra Prometida, que disputará uma vaga ao parlamento estadual. Parauapebas está no roteiro, aguarde.
PRESIDENTE
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados elegeu como presidente o deputado Keniston Braga (MDB). O parlamentar paraense assume o comando do colegiado com o compromisso de fortalecer os municípios como base para o desenvolvimento nacional. Em seu discurso de posse, Braga afirmou que sua gestão será pautada pela busca de soluções concretas para os desafios das cidades brasileiras, com especial atenção a programas habitacionais e infraestrutura sanitária.
AGENDA CHEIA
O prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy, vem cumprindo intensa agenda na capital federal. O objetivo do mandatário é, como sempre, captar recursos, fechar parcerias, investimentos para Itupiranga. O “homem” não para de gastar “sola da bota”.
LIDERANÇA
Curionópolis alcançou mais um marco histórico na educação pública e se consolida como referência no Pará. O município conquistou, pela segunda vez consecutiva, o 1º lugar em alfabetização por meio do programa Alfabetiza Pará, alcançando a nota 8,7 — um índice que representa que, a cada 100 alunos, 87 apresentam desempenho excelente em leitura e escrita. O avanço é fruto de investimentos contínuos em formação de professores, acompanhamento pedagógico, melhoria da infraestrutura escolar e políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ensino fundamental.
Imagem: fotomontagem





