CARTEIRADA
Os vereadores deixaram de ter seus feudos (secretarias) de “porteira fechada”, como ocorria na gestão passada, e que fez tanto mal a Parauapebas. Mas, os nobres edil da base governista, nesta gestão, continuam indicando pessoas incompetentes para cargos e funções importantes. E se mexer com eles, por exemplo, questionando o péssimo trabalho, a narrativa está pronta: “Vou falar com o meu vereador”. Ou seja, no varejo, a expressão “Tudo continua como Dantes no Quartel de Abrantes”…
COP30 e ELEIÇÕES 2026 I
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em sua 30º edição, realizada em Belém, está servindo não só para discutir sustentabilidade e alternativas para diminuir os impactos das mudanças climáticas no mundo, como também, no caso paraense, o processo eleitoral do próximo ano. A presença de lideranças políticas nacionais movimenta os bastidores. Os assuntos principais não puderam ser registrados, mas podem mudar os rumos das eleições em solo paraense.
COP30 e ELEIÇÕES 2026 II
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o interlocutor do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, em Brasília, esteve na capital paraense para a COP30. Fora da agenda oficial, alguns encontros ocorreram e, pelo visto, foram decisivos para algumas estratégias. Santos vem tentando oxigenar o seu projeto de ser o próximo governador do Pará. Para isso, o PL se tornou central.
PEÇA CENTRAL
Como dito em outras oportunidades neste veículo, o ministro Celso Sabino se tornou peça fundamental na engrenagem do tabuleiro político-eleitoral do Pará. Não, por acaso, o Helder Barbalho e Daniel Santos tiveram conversas com o mesmo. Segundo o jornalista Olavo Dutra, Sabino poderá, quem sabe, indicar a esposa Érika Sabino para ser vice-governadora. Como dito, o “fico” no ministério foi estratégico.
PAPELÃO
O que dizer do comportamento do prefeito Aurélio Ramos na COP30? Enquanto gestores vizinhos se destacam, o referido passou vergonha, sendo expulso do evento. O caso que envolve denúncia de agressão física tomou grandes proporções, criando inevitavelmente uma péssima imagem a capital do minério.
MARTELO BATIDO
Segundo fortes, uma dobradinha está definida: Ivanaldo Braz disputará o parlamento federal, enquanto Eugênio Gadelha, esposo da prefeita Josemira, concorrerá a uma cadeira na Alepa. A gestora da Terra Prometida vai usar toda à sua popularidade para obter esse êxito duplo nas urnas.
RECONCILIAÇÃO
Pelo visto, nada melhor do que o tempo e, claro, os interesses para “cicatrizar feridas”. O ex-prefeito Darci Lermen e o deputado federal Keniston Braga, pelo visto, se acertaram. O ex-mandatário, inclusive, teria declarado que irá apoiá-lo em sua reeleição. Ao parlamento estadual, Lermen decidiu pelo empresário Júnior do Macre. O “Lourinho” será testado nas urnas. Qual o seu potencial em transferir votos? Melhor não duvidar.
SOLA DA BOTA
Além do termo “protagonizando”, que se tornou popular, o prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy (PP), agora emplacou mais um jargão: “gastando a sola da bota”, fazendo referência ao intenso trabalho que o citado promove nos quatro cantos do citado município, que vem sendo transformado em poucos meses. Que o diga os moradores do bairro Vitória. Inovando, o “titio Godoy” vai construir a primeira Praça da Criança. É o que se sempre se diz na política: quem quer fazer faz!



