A nova vitrine de Helder

COMPARTILHE:

Meses antes da eleição ao governo do Pará de 2018, o Blog do Branco anunciou que o então ex-ministro e candidato ao Executivo estadual paraense, Helder Barbalho (MDB), tinha, claramente, uma estratégia eleitoral e que iria ser o carro-chefe de sua gestão: segurança pública. Seria – como dito aqui diversas vezes – a vitrine de seu futuro governo.

No ano citado, o Pará (ainda sob dinastia tucana) vivia tensos momentos em relação a citada área, com instabilidades de toda ordem. A aposta de Helder foi, portanto, muito corajosa. Se tivesse êxito (redução do números de assaltos, homicídios, roubos a bancos) isso seria um grande ganho político-eleitoral. Quatro anos depois dessa determinação de meta, o atual governador – reeleito com 70% dos votos válidos, a maior votação do país – mostrou que a escolha de risco, foi acertada, e todos os índices na referida área, quando se compara com o governo anterior, são melhores, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Pará.

Helder agora irá iniciar nas próximas semanas o seu segundo mandato. Da mesma forma que ocorreu no fim de 2018, definiu a vitrine de sua próxima gestão: meio ambiente. A sua atuação no tema não é tão recente, ele já vem tratando, pelo menos, nos últimos dois anos, todavia, agora terá atenção mais especial.

Por exemplo, o governador reeleito do Pará, chefia o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, composto por nove entes federativos, que participará da COP27. Helder irá palestrar no evento, com o discurso de sustentabilidade, visando a integração entre um modelo de desenvolvimento que possa conciliar a floresta em pé com atividades agropecuárias, sem a costumeira destruição ambiental.

Em recente entrevista à Exame, ao ser questionado pelo aumento do desmatamento e queimada em solo paraense, Helder deixou claro que esse aumento está situado nas áreas federais, que no Pará correspondem a impressionantes 65% de seu território. Nas áreas sob jurisdição estadual, ocorreu redução.

No Egito, hoje, 11, o Pará captou R$ 20 milhões por meio do Fundo da Amazônia Oriental na COP 27, para combater queimadas e desmatamento na Amazônia. No evento ainda, o Governo do Pará irá tratar do Programa Regulariza Pará, eixo do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), voltado ao incentivo à regularização ambiental de imóveis rurais, uma ação que visa garantir segurança jurídica aos proprietários e a implantação nessas propriedades do imposto ICMS Verde, a partir de critérios de regularização ambiental no cálculo do tributo.

A vitória eleitoral de Lula (PT) irá ajudar na estratégia ambiental de Helder, que tornou-se a principal voz institucional sobre ações sustentáveis na Amazônia. O tema é a sua aposta para maior projeção nacional, fato que, inclusive, já vem ocorrendo.

O desafio é enorme. O Pará, historicamente, é dominado por ações nada sustentáveis e que mantém uma estrutura de destruição do meio ambiente. Vamos ver como se manterá a nova “vitrine” de Helder Barbalho. A primeira teve resultado exitoso.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X