Rapidinhas do Branco – CXLIV

DESGASTE À FRENTE

O prefeito Aurélio Ramos, além de não cumprir diversas promessas de campanha, agora carrega consigo o pesadelo de qualquer gestor: o chamado “inverno amazônico”, período que serve para testar qualquer gestão. O referido terá pela frente três a quatro longos meses de chuvas intensas. Mas, antes que use o discurso da chuva como desculpa, fica o recado: foram mais de sete meses de “boa maré”. Chegou a hora de passar pela trincheira e ver sua avaliação despencar ainda mais. O prefeito não terá sequer um segundo de paz e precisará de muito psicológico para aguentar a pressão popular, algo que, claramente, não é seu ponto forte. Afinal, qualquer crítica vira motivo para ataque: como dizem por aí, “o doido fica bravo”.

SURTINDO EFEITO

A oposição em Parauapebas tem um papel importante: desgastar o governo que está no poder. E, particularmente, tem feito muito bem. Isso porque a gestão Ramos colabora diariamente, cometendo um erro atrás do outro. Esse cenário faz os vereadores de oposição navegarem em maré favorável. Não é à toa que, por meio deles, muitos que estavam na toca resolveram sair e ir à rua. Há, também, candidatos a prefeito e a deputado aproveitando o momento, afinal, sem esses vereadores, nenhum deles teria envergadura moral para questionar ou debater a atual gestão. O próprio prefeito ajuda nesse processo ao atacar deputados e ex-prefeitos que estavam praticamente mortos politicamente dentro da cidade. O recado é claro para quem ainda não entendeu …

OPOSIÇÃO DE FACHADA 

Tem vereador por aí que acha que ninguém percebeu que ele só “bate” no prefeito durante a sessão. Fora isso, pega a pasta, a coloca debaixo do braço e vai cuidar da vida pessoal. Dizem por aí que existe um acordo: “bater para fazer barulho, mas não denunciar”. Além desse vereador, há deputado que prometeu fiscalizar, mas só ataca o governo e ameaça fiscalização quando seu nome é citado pelo prefeito em vídeos ou lives. Mas isso já é assunto para a próxima coluna…

ANDAR DE CIMA 

O deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) deixa claro que concorrerá a uma das 21 vagas do parlamento federal Pará. Quer fugir da concorrência que se desenha para nessa região na disputa pelo parlamento estadual. Para isso vem rodando por diversos municípios. A troca de partido é uma possibilidade.

TAPA DE ALIANÇAS I

Ontem, 08, a disputa política em Parauapebas escalou mais um degrau, desta vez por conta de um novo embate entre o produtor de conteúdo parcial politicamente, que atende pelo nome de Luís Maracaipe, mais conhecido como “Bombom de Alho”, e o vereador Fred Sanção. O citado parlamentar tascou um tapa no rosto do influenciador após ser provocado e empurrado pelo mesmo. O ato que poderia ter tido consequência negativa ao vereador, teve efeito reverso, com muitos apoios e ataques ao cidadão que é dono de uma extensa ficha corrida.

TAPA DE ALIANÇAS II

O tapa de Fred recebeu uma numerosa rede e apoio como, por exemplo, de um grande empresário da cidade, muito ativo no tabuleiro político, mas que estava quieto, só acompanhando os movimentos. Pois agora, o mesmo se empolgou e quer voltar ao jogo, desta vez, apoiando Fred Sanção. A conferir.

SEM COMANDO 

O episódio de ontem, 08, em mais um capítulo da violência política instaurada em Parauapebas desde agosto do ano passado, deixou mais do que claro que tem secretário que não tem o comando de sua pasta, contaminada por um adjunto que está no cargo apenas para ser “olho” de prefeito, além de insubordinações dos que juraram seguir à risca a hierarquia, base fundamental na área.

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO 

Que Darci Lermen é um maestro em brincar com sonhos alheios, isso é fato. Com o jogo de dividir para governar, ele conseguiu aplicar à risca esse ditado e permaneceu por 16 anos no poder à frente de uma das prefeituras mais ricas do Brasil. Sempre se importando apenas consigo mesmo, Lermen foi capaz de matar ou adiar diversos sonhos de quem desejava ser prefeito, vereador, deputado estadual ou federal. Tudo isso para manter o seu projeto de poder e sua vaidade política intactos. Só que eis a questão: de tanto alimentar essa vaidade, de querer ser sempre o centro das atenções e o mais popular, a verdadeira divisão começou, e agora, pela primeira vez, pode não estar mais sob seu controle.

EXPULSÃO PLANEJADA 

Apesar de demonstrar publicamente certa perplexidade e injustiça, o ministro do Turismo, Celso Sabino, teve um ciclo político encerrado com à sua expulsão do União Brasil, justificada por infidelidade partidária. Na verdade, foi um fato calculado com análise dos impactos. A desfiliação não afetará o mandato na Câmara dos Deputados e, conforme entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Sabino poderá se filiar a outra sigla e concorrer ao Senado Federal no ano que vem.

GASTANDO A SOLA DA BOTA

O prefeito de Itupiranga, Wagno Godoy, vem fazendo sucesso nas redes sociais, emplacando a cada semana um novo bordão, desta vez, o “gastar sola da bota” vem sendo propagado. Até o governador Helder Barbalho se rendeu ao termo, o reproduzindo por ocasião da entrega de mais um maquinário agrícola, em parceria com o governo do Pará e o deputado federal Priante. A vice-governadora Hana Ghassan estava presente também.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Obrigado, Portal dos Jornalistas

Na última semana fui surpreendido por uma notícia interessante e que me deixou muito feliz. A jornalista, Zeza Loureiro, coordenadora de conteúdo do site Portal

Região do Araguaia receberá o Forma Alepa

A Assembleia Legislativa Estado do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo e com o apoio do presidente da Alepa, deputado Chicão, realizará o

Cem dias de governo Darci Lermen

O texto abaixo foi postado na íntegra em minha coluna semanal no Portal Canaã na última segunda-feira (17). Boa leitura. Na semana passada os prefeitos

Marco de dois anos de guerra tem promessa de vitória e ataques entre Ucrânia e Rússia

No último dia 24, completou-se dois anos na última Em discurso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, relembrou os mortos e agradeceu a resiliência da população,

Eleições 2022: Pará tem mais de cinco milhões aptos a votar

Faltando três dias para o encerramento do prazo dado pela Justiça Eleitoral para emissão da 1ª via do título, transferência do local de votação e

Vamos mais devagar?!

A imagem acima foi tirada por Felipe Borges. Um fotógrafo de grande competência que tive o prazer de conhecer e apreciar “in loco” o seu