AVANÇANDO O SINAL
Tem secretário por aí que ou é “leso” ou se faz. O líder de governo foi claro há um tempo atrás, ao dizer que, se houvessem secretários tentando usar da cadeira para ser candidato a vereador, ele iria pra cima. Mas, se tratando de moralidade, o líder de governo não tem lá essas coisas, por isso, ninguém dá muita importância ao que ele fala. O fato é que tem secretário que não está sabendo se conter e já está transformando sua cadeira em palanque. Tal asneira pode resultar em uma bela demissão lá na frente. Quem sorri com isso é justamente quem está de olho na pasta das “cestas”.
SABE ONDE O CALO APERTA
O vereador Tito do MST sentiu na pele o que significa esse ditado após se ver desnorteado ao perceber que sua base estava se dissolvendo. O referido paramentar teve que voltar aos braços do Executivo, entretanto, com uma condição: voltou mais desvalorizado, ou seja, na prática, com menos vagas. Tal ato soou nos corredores como um gesto de fraqueza e deixou claro que o Executivo, com migalhas, alimenta os pombos…
INSTINTO NEOLÍTICO
A instabilidade política e, sobretudo, a emocional é a marca do prefeito Aurélio Ramos. O “doido”, alcunha usada estrategicamente pelo mesmo, tem método político, porém a liturgia do cargo que o mandatário parece não entender ou a entende, negando-a como tática, todavia, vem sendo reforçada, lhe fazendo compreender como funciona a política. O partidarismo, a ideologia, parecem ficar em segundo plano. Mudança duradoura ou o instinto neolítico voltará a prevalecer? A conferir.
FALANDO DE PT
Com a nomeação do ex-vereador e sua turma para a Ouvidoria Municipal, o Partido dos Trabalhadores, pelo menos em parte, perdeu a moral. Ainda há os que resistiram e não atravessaram a rua em direção à prefeitura, já outros chegaram por lá antes do Sol nascer. Ideologia pra quê?
ELO DE LIGAÇÃO
Como adiantado por esta coluna, a ida de Miquinha para o governo Ramos vai muito além de ser um mero ouvidor municipal que, digamos, em uma cultura política de baixo retorno à população, de modo geral quase nada se consegue fazer, mas essa entrada foi para voos maiores. De partida, o ex-vereador virou o elo de ligação do prefeito com o PT estadual, leia-se: Beto Faro, o senador cassado.
FOGO CRUZADO
O vereador Anderson Moratório tem sido alvo de um verdadeiro fogo cruzado. Semanas atrás, o parlamentar apresentou pedido para realização do Plano Plurianual (PPA) nas comunidades indígenas, mas a proposta foi reprovada pela maioria dos colegas. Diante disso, o presidente precisou agir rápido ou perderia credibilidade com os Xikrin do Cateté. Usando o poder da presidência, decidiu realizar o PPA na aldeia. Entretanto, agora o vereador está novamente no meio de um novo fogo cruzado, desta vez, com sua própria classe, os “professores”. O discurso rígido que fez na última sessão (14) foi interpretado por muitos como o início de um possível rompimento com o Aurélio Ramos. Contudo, o ditado que o Executivo segue à risca é: “Enquanto comer do meu pirão, prova do meu cinturão.”
SUPLEMENTAÇÃO A CAMINHO
Está a caminho da Casa de Leis um pedido de suplementação orçamentária (procedimento praxe de todos os anos e que poderá chegar a 240 milhões de reais) de autoria do Poder Executivo. Tal ato não soa nada surpreendente. Agora começará um verdadeiro jogo de poder entre o Executivo e Legislativo. Vamos ver como os demais vereadores irão se sair diante, como dizem por aí, de uma “oportunidade de ouro” para jogar com o Executivo e, quem sabe, restabelecer a postura e a credibilidade da Casa de Leis da capital do minério. A conferir.
BABÃO DE OLHO NA REELEIÇÃO
Na último dia 07, em expediente legislativo, os vereadores de Parauapebas aprovaram uma moção de repúdio de autoria de Zé do Bode (UB) em desfavor do deputado estadual Wescley Tomaz (Avante), por conta do seu tom desrespeitoso e agressivo na Sessão Itinerante da Alepa, em Parauapebas. O fato ocorreu na presença do prefeito Aurélio Ramos, justificando a postura do parlamentar que não conseguiu se eleger prefeito de Itaituba, restando-lhe “babar” o mandatário da capital do minério para contar com uma “ajudinha” na eleição do próximo ano.
ACORDO SELADO
No Diário Oficial de anteontem (14), a Prefeitura de Parauapebas formalizou um significativo acordo de fortalecimento institucional com a empresa Ligga S.A., que assegura a transferência de R$ 5 milhões para a realização de obras de infraestrutura e ações de desenvolvimento nas comunidades da área de influência direta do Projeto Ferro Sul, principalmente em Palmares Sul, Palmares II e nas redondezas.
ITUPIRANGA KIDS
A Prefeitura de Itupiranga celebrou o Dia das Crianças em grande estilo com o evento Itupiranga Kids, promovido pelo prefeito Wagno Godoy em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a deputada Ana Cunha, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan. O evento foi realizado na orla da cidade e reuniu milhares de famílias e fez a alegria da criançada com a entrega de mais de 6 mil brinquedos, sorteio de 51 bicicletas e a presença animada da Carreta Furacão. A festa reafirma o compromisso da atual gestão com a infância, inclusão social e fortalecimento das famílias.



