Rapidinhas do Branco. IV

COMPARTILHE:

Nova Ouvidora Municipal

Na última terça-feira, 15, o prefeito Darci Lermen (MDB) e seu vice, João do Verdurão (PDT), deram as boas-vindas a Graciele de Brito, a nova ouvidora municipal. Ela foi candidata a vereadora, conseguindo 1036 votos pelo Pros, em 2020. É filha de Chico Brito, o primeiro administrador de Parauapebas, antes da emancipação política-administrativa conquistada de Marabá.

Cidade Igualdade

O Programa Cidade Igualdade é uma estratégia da Segov para a Qualificação e Incentivo para mulheres – do Programa Municipal de Investimentos/PMI e tem por finalidade implementar políticas públicas para mulheres na perspectiva de ampliar a igualdade no mundo do trabalho, gerar mais autonomia econômica e consolidar o empoderamento feminino em Parauapebas.

Lei Paulo Gustavo

Na última terça-feira, 15, o plenário do Senado Federal aprovou a proposta de incentivo ao setor cultural, com votação bastante expressiva (com 74 votos sim e 1 abstenção).  O projeto prevê repasse de mais de R$ 3,8 bilhões da União aos estados, Distrito Federal e municípios (PLP 73/2021). Texto vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Clima Quente

Na última sessão da Câmara de Vereadores de Parauapebas, o clima esquentou de novo entre Zé do Bode (MDB) e Aurélio Goiano (PSD). Já não é novidade o embate entre ambos. Acusações e denúncias deram o tom no processo dialético entre os dois parlamentares, que até trabalharam juntos.

Presidência da CMP

Tem um vereador que acorda e dorme pensando em ser o próximo presidente da Casa de Leis de Parauapebas. Vem oferecendo diretorias e cargos no parlamento em troca de apoio de seus pares. O parlamentar já articula até no governo a sua indicação. Só falta combinar com o Executivo isso, pois ele não é o nome preferido e motivos para isso não faltam.

Centro de testagem encerrado

Centro de Testagem Covid-19 localizado no CDC finalizou as suas atividades no último dia 11. Ficou aberto por 44 dias, realizando 3.972 atendimentos neste período. A justificativa do encerramento foi a baixa procura pelo serviço. Os exames estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Cidade Nova, UBS Liberdade 1, UBS VS10, UBS Minérios e UBS Nova Carajás, UPA e Pronto-Socorro.

Excelente Trabalho 

Parauapebas foi um exemplo nas ações de combate à Covid-19, com milhares de vidas salvas. Um nome se destacou nesse trabalho: Michele Ferreira, Diretora Departamento de Vigilância em Saúde. Com um currículo invejável e larga experiência na área, é uma profissional que merece todos os elogios. Fica o nosso agradecimento e reconhecimento.

Gangorra de empregos 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que foram liberados pelo Ministério do Trabalho no último dia 10, colocaram Parauapebas em alerta, pelo alto volume de desempregos gerados no mês de janeiro, período contabilizado pelo citado órgão. O cenário virou 180º em comparação ao balanço de 2021. O que mostra a volatilidade do setor.

Fora do ninho tucano

Conforme adiantado pelo Blog do Branco há meses, o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro deixou o PSDB e ingressou no PSB, comandado no Pará pelo deputado federal Cássio Andrade. O agora ex-tucano quer ser candidato ao Senado Federal pelo seu novo partido. Dizem que conta com o apoio nos bastidores do governador Helder Barbalho (MDB).

Em baixa

O que se diz por ai é que a pré-candidatura do senador Zequinha Marinho (PL) anda em baixa. Por onde passa – até em redutos bolsonaristas – a adesão é abaixo do esperado. A pecha de não cumprir acordos e até trair pessoas próximas faz a conta ainda ser muito cara ao citado parlamentar.

Fazendo muito com pouco

Yuri Sobiesk, atual secretário da Juventude de Parauapebas, está sendo muito elogiado pelo seu trabalho na referida pasta. Em pouco mais de um ano, diversas ações foram realizadas, como a capacitação profissional de 1400 jovens em três projetos, muitos destes já inseridos no mercado de trabalho. Em 2022, essas ações estão sendo ampliadas. É a velha máxima de fazer muito com pouco. Diferente de algumas secretarias que têm muito, mas fazem pouco.

O blog no X