Rapidinhas do Branco – LXV

COMPARTILHE:

Caneta ainda tem tinta

Pelo visto, mudanças voltarão a ocorrer no primeiro escalão do governo Darci Lermen (MDB). A caneta do mandatário ainda tem tinta e parece configurar mais arisca do que de costume. A máxima: “Toda boca que fala demais, tem uma deficiência auditiva”. Por falta de aviso não foi.

Prepotência e soberba, ambos em estado puro?

Humildade é uma das maiores qualidades deste meio. Não se faz necessário tentar incorporar um personagem, levar, por exemplo, ao “pé da letra” a referência fictícia da Casa Stark de Winterfell. A prepotência política quase sempre leva ao erro ou à derrocada. E não se trata de fazer ou não boa gestão. E sim o bom trato para com seus aliados. Ainda dá tempo de rever posturas e narrativas.

Nota do Republicanos

O forte rumor de que o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, irá se filiar e tomar o controle do Republicanos no Pará, gerou o maior reboliço na política estadual. Rapidamente, entraram “em campo” as executivas nacional e estadual da citada legenda, negando o fato. Todavia, quem realmente manda no partido é a Igreja Universal. Vale lembrar que presidente estadual é Evandro Gaia, atualmente secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Embate duríssimo 

Em Capitão Poço, Nordeste do Pará, promete ser uma das disputas mais duras nessas eleições municipais. João Tonheiro, atual prefeito, do PL, deverá lançar a sobrinha Naelly Tonheiro (situação que está sob análise dos especialistas em Direito Eleitoral, pela grau de parentesco da mesma), filha do deputado estadual Antônio Tonheiro (PP). Ainda há dois nomes de “peso” na disputa, como o do ex-prefeito Raimundo Belo, esposo da deputada estadual Diana Belo (MDB); e ainda, o deputado estadual que fez carreira política em Ananindeua, todavia, é da Terra da Laranja, Erick Monteiro, do PSDB. Por lá, o governador Helder Barbalho (MDB) fará o discurso desagregador proferido em Parauapebas?

Articulador das disputas municipais 

O que se fala é que o deputado estadual Chicão, do MDB, que preside o parlamento estadual, tornou-se – a mando do governador Helder Barbalho – o operador político das candidaturas dos deputados estaduais. Cabe a ele costurar quem vai ou não ser candidato a prefeito. Parauapebas sabe bem disso…

De olho no Senado 

Tal postura de Chicão em, por exemplo, ser o articulador de nomes do parlamento estadual para comandar os principais colégios eleitorais está ligado à sua estrategia de ser senador em 2026, com forte apoio dos que hoje estão recebendo sua atuação e influência junto ao mandatário estadual.

De casa nova 

Enquanto se fala muito na possibilidade do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, se filiar ao Republicanos, o médico Felipe Augusto, que se coloca como pré-candidato a prefeito de Parauapebas, se filiou ao citado partido, após ter deixado o PL. Alguns levantamentos de consumo interno, o colocam fora de qualquer possibilidade de vitória, porém em boas condições de composição com outras forças locais.

Encontro forçado

Neste último final de semana, o 2° Encontro dos Pioneiros do Agro de Canaã dos Carajás, promoveu o reencontro do ex-prefeito Jeová Andrade (PL) com a atual mandatária Josemira Gadelha, do MDB. Um contato rápido e frio entre ambos, o que mostra que não há – pelo menos a curto prazo – nenhuma possibilidade de entendimento político, pelo contrário, são adversários. O que chamou atenção no evento, justamente por ser de pioneiros e de empresários do agronegócio, foi a passagem apagada de Jeová, que nem parecia ter sido prefeito por dois mandatos e ligado ao movimento organizador.

Disputa na Pérola do Tapajós

Em Santarém, o terceiro maior colégio eleitoral do Pará, que terá segundo turno, as forças políticas de lá estão em ebulição. O atual prefeito Nélio Aguiar (UB) deixa claro sua preferência pelo ex-deputado José Maria Tapajós, que se filiou ao MDB, e tentará ser o próximo prefeito santareno. Todavia, levantamentos feitos, dão conta que a liderança na disputa é da deputada estadual Maria do Carmo, do PT, que tenta contar com o apoio do governador Helder Barbalho, do MDB, ao que parece sem sucesso. Quem mantém certo prestígio junto ao eleitorado é o vereador Juscelino Kubitschek, mais conhecido como “JK do Povão”, ainda filiado ao PSDB, mas que na próxima janela se filiará ao PL.

Nome forte em Paragominas

O nome de Hesio Moreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Paragominas, tornou-se um nome forte da oposição, especialmente da ala “mais radical” bolsonarista. Ele que é filiado ao PL, coloca-se como pré-candidato a prefeito, contando com total apoio do presidente estadual da legenda, o deputado federal Éder Mauro. Deverá enfrentar o atual mandatário Dr. Lucídio e o ex-prefeito Sidney Rosa.

Tropa de choque 

O evento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou para o próximo dia 25, na Avenida Paulista, contará com uma verdadeira caravana de políticos bolsonaristas: Mazio Bandeira (Altamira), JK (Santarém), Aurélio Goiano (Parauapebas), Toni Cunha (Marabá), Pedro Coelho (Castanhal) e Hesio Moreira (Paragominas), além é claro do deputado federal Éder Mauro e do deputado estadual Rogério Barra.

 

O blog no X