Conflito ao lado

A América do Sul sempre teve a marca de ser uma região em que se presenciou em sua história golpes de Estado aliados a conflitos internos entre os seus países. Todavia, guerras entre países são fatos mais raros. O Brasil assiste a um conflito entre Venezuela e Guiana por uma região. Vale registrar que a região chamada de Essequibo, atualmente é considerada território da Guiana, mas revindicada pelo governo venezuela há bastante tempo.

No último domingo, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promoveu um plebiscito sobre o tema. Analistas afirmam que tal “consulta” à população, foi apenas uma desculpa, servido de “validação” popular para iniciar as ações de anexação da citada área. A Corte Internacional acompanha o caso e afirma que a Venezuela não tem direito à área.

O Brasil pede que o imbróglio seja resolvido pacificamente entre os países. O que não deverá acontecer. Para que as Forças Armadas venezuelanas adentre a Guiana por terra, será preciso, primeiramente, passar pelo território brasileiro. A questão é: o governo Lula, aliado de Maduro, deixará isso? Ou negará criando uma animosidade diplomática? Caso o governo venezuelano não queira criar qualquer constrangimento ao Brasil, poderá fazer a sua incursão por água. Todavia, por essa modalidade, a ação de “ataque” diminuirá.

A diferença bélica entre Venezuela e Guiana é grande. Os guianenses sabem que sozinhos não conseguirão manter a sua integridade territorial. A questão é complicada por ser uma disputa histórica. A Venezuela promete não recuar em sua pretensão. A ver.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

#TBT do Blog: Parauapebas e seus morros, uma relação insustentável

O ano era 2015, mais precisamente o mês de junho daquele ano, e o município de Parauapebas vivia um intenso processo de transformação urbana que

Rapidinhas do Branco. XVII

Protocolo e eleição Em um intervalo de menos de 24 horas, o governador Helder barbalho, que disputa a reeleição, recebeu dois presidenciáveis: Lula (PT) no

Ouvidoria Agrária intensifica diálogo em Parauapebas e Canaã dos Carajás

O ouvidor Agrário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), desembargador José Antônio Cavalcante, e o juiz da Vara Agrária de Marabá, Jessinei

Canaã: referência nacional em desenvolvimento econômico

Canaã dos Carajás é a líder em desenvolvimento econômico – no subgrupo comércio exterior – do Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, elaborado pela revista

Faturamento do setor mineral do Brasil sobe 9,1% em 2024

O faturamento do setor mineral brasileiro alcançou R$ 270,8 bilhões em 2024, um aumento de 9,1% ante o ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira

Canaã: Câmara Municipal celebra o Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás promoveu nesta sexta-feira (07), celebração especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dedicada as servidoras da casa.