Balde de água fria
A decisão da direção do MDB em não apoiar à pré-candidatura de um dos seus filiados, neste caso o deputado estadual Zeca Pirão, que chegou a liderar algumas pesquisas para a prefeitura de Belém, foi – como se diz popularmente – um balde de água fria ao citado parlamentar. O mesmo é visto andando cabisbaixo pelos corredores da Alepa e sem o mesmo vigor de antes. Mesmo contrariado, aceitou a decisão. Ou seria imposição?
CPI da Alepa continua rendendo
Mesmo sem ter sido aprovado o requerimento de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar do arquipélago marajoara, o caso continua rendendo. Nas sessões ordinárias desta semana, base governista e oposição voltaram a trocar farpas sobre o assunto.
Outra CPI
Outra Comissão Parlamentar de Inquérito teve solicitação de abertura no parlamento estadual. A deputada estadual do Psol, Lívia Duarte, foi a solicitante. O objetivo novamente é o Marajó, mas agora “sem o viés político-eleitoreiro do pedido anterior”, segundo a citada parlamentar. Até o fechamento da coluna, o requerimento havia sido assinado por Paula Titan (MDB) e Carlos Bordalo (PT)
Prefeitáveis da Alepa
A cada dia cresce a lista dos parlamentares estáveis que estão na condição de pré-candidaturas a prefeito (a) no Pará. Alguns já declararam publicamente, outros não, mas se articulam para a disputa. Na lista, por enquanto, temos: Wescley Tomaz, por Itaituba; Erick Monteiro em Capitão Poço; Thiago Araújo, por Belém; Chamonzinho, Toni Cunha e Dirceu Ten Caten, os três por Marabá; Braz em Parauapebas; Maria do Carmo por Santarém (desistência a se confirmar); Bob Flay, por Belém.
Republicanos com os Belo
Informações que chegam à coluna dão conta que o partido comandando pela Igreja Universal, deverá apoiar em Capitão Poço a pré-candidatura de Raimundo Belo, esposo da deputada estadual Diana Belo. Lá o embate promete ser duro entre as três famílias que dominam a política da “Terra da Laranja”.
Falando no Republicanos…
O Partido Republicanos é a nova “casa” do deputado estadual Thiago Araújo, que deixou o Cidadania. Conforme exposto na coluna passada, Araújo saiu de forma amigável, justificando a decisão por conta da incompatibilidade de sua atuação política com às diretrizes do partido. Com a filiação de Thiago Araújo o Republicanos passa a ter três cadeiras na Alepa, e o Cidadania deixa de ter assento no parlamento estadual.
Em nome do pai
O deputado estadual Luth Rebelo, do PP, que se colocava como pré-candidato a prefeito de Breves, pelo visto, abriu mão em prol de seu pai, Luiz Rebelo, que, inclusive, governou a “capital” do Marajó.
COP em Belém
Não é a primeira vez que surge boatos de que Belém poderá perder a oportunidade de sediar a COP-30. Grandes jornais nacionais apontam para uma possível transferência da capital paraense para uma capital do Centro-Sul do país. Agora, a nova invertida é que a sede do evento global será dividida entre duas cidades. Outra falácia. O próprio Palácio do Planalto confirmou que será em Belém.
Secretaria para a COP
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto 11.955/2024, que institui a Secretaria Extraordinária para a COP 30. A publicação pode ser consultada no Diário Oficial da União, publicação na data de ontem (20). Com tal ação do governo federal, espanta-se os rumores de que o evento poderia sair da capital do Pará. A COP 30 acontecerá em novembro de 2025,na Amazônia. É a primeira vez que o Brasil sedia o evento.
Com ar-condicionado sim
O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) anunciou ontem, 20, a compra de 300 novos ônibus para o transporte público da capital paraense. Os veículos terão wi-fi e ar-condicionado. Este último, aliás, foi um ponto muito reforçado pelo alcaide em suas aparições nas redes sociais. O recado foi dado de forma direta ao ungido do MDB. O embate pelo Palácio Antônio Lemos promete.
Fora do MDB
O vereador Cleverson Zajac subiu na tribuna na sessão ordinária desta semana em Canaã dos Carajás, oportunidade que desferiu duras críticas à gestão da prefeita Josemira Gadelha, que afirmou não ser uma pessoa que cumpre o que promete. Sobrou até para o governador Helder Barbalho, ambos do MDB. De quebra, Cleverson anunciou sua saída do mencionado partido. O que se espera é que o mesmo ingresse ao PL e caminhe ao lado do ex-prefeito Jeová Andrade.
Encontro partidário
Amanhã, 22, às 19h, o ex-prefeito Jeová Andrade será o anfitrião de um grande encontro político do PL. Em busca de novos filiados, o evento contará com presenças dos deputados federais Caveira, Éder Mauro e Joaquim Passarinho, além do deputado estadual Toni Cunha. O ex-alcaide que tenta voltar à prefeitura, busca dar uma “movimentada” em sua pré-candidatura que anda, digamos, morna.
Exemplo de boa gestão
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, está em Brasília participando do Prêmio Municípios Mineradores 2023. A Terra Prometida é finalista em duas categorias: Infraestrutura e Crescimento Econômico. A gestão de Josemira se tornou exemplo positivo e a ser copiado por outras municipalidades que tem como principal atividade econômica a mineração.