Rapidinhas do Branco – LXXIV

COMPARTILHE:

Enfim, o anúncio 

O que todo mundo sabia, foi oficializado na última sexta-feira, 13, quando em um evento com lideranças, pré-candidatos a vereador, secretários municipais e simpatizantes, o prefeito Darci Lermen, do MDB, anunciou o atual presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do União Brasil, como o seu sucessor. Agora é colocar o “bloco na rua” para eleger Ribeiro o próximo prefeito de Parauapebas.

Pacificação do nome

Darci Lermen há tempo havia definido à sua sucessão. Há meses, Rafael Ribeiro era o seu ungido. Todavia, o atual mandatário da capital do minério, precisava pacificar o grupo que chegou a contar com quatro pré-candidatos e que, ultimamente, contava com dois nomes. Esse processo de entendimento, que precisou ser “maturado” levou tempo e criou, obviamente, fissuras internas. Porém, com o nome de Rafael Ribeiro definido, e com as “arestas” aparadas, agora o grupo irá marchar unido para vencer as eleições municipais de outubro.

Base dividida 

Se por um lado o grupo da situação em Parauapebas se unificou em torno de um nome. Do outro lado, pela oposição, duas pré-candidaturas disputam o eleitorado bolsonarista. O médico Felipe Augusto ficou definido como o único nome do PL. Entretanto, o vereador Aurélio Goiano, que concorrerá pelo Avante, lidera as pesquisas. Se a agenda não mudar, no próximo dia 08, desembarcará em Parauapebas, o casal Bolsonaro, que virá para levantar o nome de Felipe, o que, inevitavelmente, afetará as intenções de voto em Goiano. As pesquisas que serão feitas após o citado evento, poderão mensurar esse estrago político-eleitoral em desfavor a Aurélio.

Favoritos 

O que se fala pelos bastidores políticos e que diversos analistas políticos reafirmam, é que no processo de montagem de chapa de pré-candidatos ao parlamento municipal parauapebense, os partidos União Brasil, PSDB e Solidariedade, são vistos como os favoritos em conquistar as maiores bancadas. Juntos, os três partidos podem conquistar até 2/3 dos assentos disponíveis. Vale lembrar que atualmente a Câmara Municipal de Parauapebas dispõe de 15 cadeiras, com forte tendência de subir para 17 assentos.

Celeuma marabaense 

Ontem, 12, finalmente o prefeito Tião Miranda, do PSD, lançou nas redes sociais o seu pré-candidato ao Executivo, o seu ex-secretário de Obras, Fábio Moreira. O tema já havia sido abordado no Blog e nesta coluna. Como dito, o atual vice-prefeito Luciano Dias deixou de o nome da máquina municipal.

Poço de ressentimentos 

Antes amigos, agora não dividem o mesmo metro quadrado. O prefeito Tião Miranda e seu vice Luciano Dias, estão com relações cortadas. Como é sabido, ambos tem uma parceria de muitos anos, mas que foi abalada pelo abandono do apoio depois de ter sido anunciado. Em parte, Tião tem razão, pois Dias não se viabilizou politicamente, mantendo durante meses um baixo desempenho nos levantamentos. De todo modo, ambos seguem caminhos opostos.

Avaliando cenários 

Após ter sido preterido, o que restaria a Luciano Dias? O mesmo anda avaliando o que fará. O que se diz é que o mesmo deverá participar do processo eleitoral, em condição de rompimento com Tião Miranda, lhe restará se lançar candidato ou apoiar um nome do lado oposicionista. Dias ainda poderá contar com o apoio de Tiãozinho Miranda, sobrinho do prefeito, que também anda às turras com o tio. A conferir.

Transferindo votos 

O prefeito Tião Miranda ostenta 80% de aprovação. É sem dúvida, um importante cabo eleitoral. Todavia, a história nos mostra que o atual mandatário marabaense tem dificuldade em transferir votos. Seu escolhido, Fábio Moreira, não empolga nem mesmo o seu grupo político. A questão dizem virou de honra pata Tião, em represália a quebra de acordo do governador Helder Barbalho, que resolveu apoiar o deputado estadual Chamonzinho, do MDB.

Desistiu da disputa

A deputada estadual Maria do Carmo, do PT, anunciou no último sábado que desistiu da disputa pela Prefeitura de Santarém. O partido – seguindo acordos firmados com o governador Helder Barbalho – deverá indicar o vice na chapa do MDB, que tem como pré-candidato o ex-deputado estadual José Maria Tapajós.

Pesquisa em Santarém 

A Destak fez registro de uma pesquisa em relação à disputa pela Prefeitura de Santarém. A coleta de dados iniciou hoje, 15, com aplicação de 688 questionários. Seis nomes ao Executivos serão apresentados em dois cenários: com e sem a presença de Maria do Carmo (PT). O levantamento irá fazer projeções de segundo turno.

Disputa em Belém I

No final de semana, a Doxa divulgou a sua terceira pesquisa registrada em relação à disputa pela Prefeitura de Belém. O deputado federal Éder Mauro, do PL, continua liderando com certa folga; em segundo, aparece o atual prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol; em terceiro, o pré-candidato do MDB, Igor Normando; em sua cola está o deputado estadual Thiago Araújo, do Republicanos.

Disputa em Belém II

Na mesma pesquisa da Doxa, seguindo a lista dos que mais receberam indicação de voto, vem Everaldo Eguchi, do PRTB, com 8,7%. Detalhe, o mesmo está à frente de Jefferson Lima, do Podemos, que assumiu como pré-candidato do partido, destronando Eguchi.

Crescimento esperado

A mais nova pesquisa registrada da Doxa, a terceira para a Prefeitura de Belém, apresenta um crescimento esperado da pré-candidatura de Igor Normando, do MDB. O mesmo, segundo o levantamento, está terceiro, porém em empate técnico, dentro da margem de erro com o atual prefeito Edmilson Rodrigues. Com o apoio do governador Helder Barbalho e com a manutenção das intervenções do Estado em Belém, não será surpresa se Normando na próxima pesquisa ultrapassar o atual mandatário da capital.

Sem conversa 

Não convidem o deputado federal José Priante e o deputado estadual Zeca Pirão para o evento que esteja o pré-candidato a prefeito de Belém, pelo MDB, Igor Normando. Por enquanto, a dupla não quer papo. Melhor deixar como se diz: “a poeira baixar”.

O blog no X