Realidade
A mais recente pesquisa do Data Populi sobre a disputa pelo Executivo parauapebense, parece ter restabelecido a realidade. Nela, os números do vereador Aurélio Goiano (Avante); do presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do União Brasil; Felipe Augusto (PL) e Hipólito Gomes, do Podemos, foram recalibrados. O Data Populi conseguiu aproximar seus números dos levantamentos feitos em caráter de consumo interno dos pré-candidatos, inclusive de quem lidera as pesquisas.
Inflado
A pesquisa da Gauss colocou o pré-candidato Aurélio Goiano acima dos 50%, gerando muitos questionamentos. Se é verdadeiro ou não o desempenho de AG no citado levantamento, às próximas pesquisas confirmarão. Pelo visto, já no primeiro levantamento, demonstrou-se que será difícil sustentar tal indicação de voto no vereador do Avante. A queda, por exemplo, na comparação foi de 6% em um intervalo de uma quinzena.
Propostas
Um dos maiores questionamentos que se faz em Parauapebas é sobre as propostas do pré-candidato a prefeito, Aurélio Goiano. Ou melhor, a falta delas. O mesmo já foi instigado, membros de sua equipe foram cobrados, mas até o momento, nada. Apenas justificam que as propostas estão sendo construídas. Goiano está há três anos e meio na oposição, criticando diuturnamente a gestão municipal, mas sem apresentar uma proposta se quer aos problemas que o mesmo aponta.
Crescimento I
Por outro lado, comparando as mesmas duas pesquisas (Gauss e Data Populi), a pré-candidatura a prefeito de Rafael Ribeiro, cresceu 6%. O intervalo de divulgação entre os citados levantamentos foi de 15 dias, portanto, o crescimento nas pesquisas do atual presidente da Câmara Municipal é significativo. Está ligado ao reconhecimento de seu trabalho à frente do Poder Legislativo e na retomada das ações da prefeitura, que foram provocadas pela atuação de Ribeiro.
Crescimento II
Outro pré-candidato que teve um crescimento significativo, foi Dr. Felipe Augusto, do PL. Na comparação entre os dois levantamentos (Gauss e Data Populi) o mesmo dobrou sua intenção de voto (4% para 8%). O que se diz é que seguirá essa tendência de crescimento.
Pré-candidato
Na semana passada, foi anunciada – novamente a pré-candidatura – a prefeito do deputado federal Keniston Braga, do MDB. Depois de ter feito um evento e anunciado que iria concorrer à prefeitura, retirou seu nome para apoiar o deputado estadual Braz, o representante de Parauapebas em Brasília, se recolocou novamente no tabuleiro eleitoral. Claro que tal movimento teve aval do governador Helder Barbalho. Keniston Braga que não passa de um risco nas pesquisas, ostentando alta rejeição, quer se cacifar na disputa, que poderá ir para o segundo turno. É nisso que o mesmo aposta.
Mulheres
Apesar das pesquisas não citarem (o que é um erro injustificável) Parauapebas tem duas pré-candidatas a prefeita: Graziele Ribeiro (PSD) e Maura Paulino (PRD). Todavia, ambas estão sendo altamente cortejadas para serem vices, independente de grupo político. São dois nomes leves, de boa aceitação e referências em suas áreas de atuação.
Circular
A Executiva nacional do Partido Liberal, sob a assinatura do presidente Valdemar Costa Neto, enviou circular às bancadas federal e estaduais do PL, para que só gravem material em apoio aos pré-candidatos do PL, e não de outros partidos, conforme foi identificado em alguns casos pela direção nacional. Quem descumprir poderá responder a processo ético-disciplinar, conforme preconiza o estatuto da legenda. Em locais em que o PL não tiver pré-candidaturas, nenhum outro pré-candidato de outra legenda deverá ser apoiado.
Pesquisa
É esperada com grande expectativa a próxima pesquisa registrada da Doxa sobre à disputa eleitoral em Belém. Os analistas de plantão afirmam que o cenário esperado é que o líder nas pesquisas, o deputado federal Éder Mauro (PL) tenha chegado ao seu teto. Em contrapartida, o crescimento de Igor Normando, do MDB, é dado como certo. A questão é saber se o prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, se manterá em empate técnico com o pré-candidato emedebista. A conferir.
Limitado
Nome que se posicionou bem na última pesquisa da Doxa, foi o do deputado estadual Thiago Araújo, filiado ao Republicanos. O citado ficou em segundo lugar, empatado dentro da margem de erro com Normando e Rodrigues. A questão agora é que Araújo não deverá avançar para além da sua última margem de intenção de voto, justamente pelo avanço da concorrência e por ter se limitado a se filiar a um partido que tem como base eleitoral uma Igreja.
Enquadrado
A vida política de Cássio Andrade, anda, digamos, difícil. Depois de não ter conseguido conter a chegada do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, ao PSB, criando descontentamento no governador Helder Barbalho, Andrade ainda viu todo o seu grupo político ser desalojado da Prefeitura de Belém, por ordem do prefeito Edmilson Rodrigues. O que se fala é que agora Cássio irá “cair de cabeça” na pré-campanha de Igor Normando ao Palácio Antônio Lemos, com a possibilidade, inclusive, de ser o vice na chapa. Enquanto isso, se mantém como secretário estadual de Esporte e Lazer
Live
Hoje, às 20h, o advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Claúdio Moraes promoverá uma Live no Instagram para tratar sobre Prestação de Contas Eleitorais nas Eleições 2024. A transmissão será no perfil da Prime Pública, a organizadora do evento, na citada rede social. Vale muito a pena.
Desemprego
O Sindicato Metabase Carajás vem agindo em diversas direções, invocando diversas instâncias para tentar solucionar o problema. A questão gira em torno da interdição das minas do Sossego e Onça Puma, que impacta centenas de trabalhadores diretos e indiretos, repercutindo seriamente no comércio de toda região e na arrecadação dos próprios municípios com a paralisação da atividade de mineração. Com a morosidade em resolver a situação, a mineradora Vale indicou ao sindicato uma reunião para apresentar um “Plano de Contingência”, com a finalidade de amenizar os impactos sob os seus colaboradores.
Atendimentos
Quase 15 mil pessoas já foram atendidas no “Prefeitura nos Bairros” em apenas três edições do projeto. Até o fim de maio, mais ações ocorrerão em outros bairros da cidade e comunidades rurais do município. Como parte da programação comemorativa dos 36 anos de emancipação de Parauapebas, o projeto está percorrendo a cidade com ações de cidadania. Os primeiros bairros a receberem os diversos serviços oferecidos pelas secretarias municipais foram o Tropical, Altamira e Minérios.
Embate
Pelo visto, a disputa política-eleitoral em Eldorado dos Carajás promete fortes emoções. Por lá, a atual prefeita que tenta a reeleição, Iara Braga, do PSD, terá um forte oponente: o ex-prefeito de Piçarra e suplente a deputado federal pelo MDB, Wagner Machado, vem mantendo forte presença no citado município, que conta com o apoio do governador Helder Barbalho.
Conselheira
A ex-deputada federal Ann Pontes foi confirmada como a mais nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em substituição ao ex-conselheiro Sérgio Leão, que se aposentou compulsoriamente ao ter atingido 75 anos. A confirmação ocorreu em sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa, ontem, 14.
Netflix
Projeto de lei que prevê cobrar mais impostos da Netflix e outras operadoras de streaming no país foi retirado de pauta na Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (14). Houve polêmica, já que uma emenda previa isentar o Globoplay do novo imposto. Na bancada federal do Pará, os parlamentares que votaram pela taxação, foram: Andréia Siqueira (MDB), Antônio Doido (MDB), Dilvanda Faro (PT), Henderson Pinto (MDB), José Priante (MDB), Júnior Ferrari (PSD) e Renilce Nicodemos (MDB).