Rapidinhas do Branco – LXXXI

Chegada I

O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcará em Parauapebas no próximo dia 02. Ficará em torno de cinco horas. A última vez que o ex-mandatário esteve na capital do minério, foi em julho de 2018, na condição de pré-candidato a presidente da República. Sob o ponto de vista do atual cenário político-eleitoral, a presença de Bolsonaro será a oportunidade de avaliar o efeito de seu apoio ao médico Felipe Augusto, do PL, pré-candidato a prefeito, além dos estrategistas de outras pré-campanhas avaliarem os caminhos a seguir.

Chegada II

Informações de bastidores dão conta que o grupo do pré-candidato Aurélio Goiano (Avante) se organiza para se fazer presente no evento do PL. Querem, como se diz, “surfar” na onda bolsonarista, para vincular estrategicamente a imagem de Goiano ao ex-presidente. A conferir.

Antônio Lemos I

Os levantamentos mais recentes sobre a disputa eleitoral para prefeito de Belém, apontam que o pré-candidato Igor Normando, do MDB, assumiu a segunda posição, ultrapassando, portanto, o atual prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol. Tal crescimento de Normando era esperado, pois a rejeição à gestão municipal se tornou em entrave, além do processo de “estadualização” promovido pelo governo do Pará, sobretudo, na periferia com obras estruturantes e ações sociais.

Antônio Lemos II

A estratégia da pré-campanha de Igor Normando é avançar em direção ao eleitorado de Edmilson, que em sua maioria recusa votar novamente no prefeito. O voto bolsonarista em grande maioria virá, caso concorra, para o deputado federal Éder Mauro (PL). Tendo como base o resultado de 2020, espera-se que um nome da Direita esteja no segundo turno. Por isso, a ordem é avançar no eleitorado de centro-esquerda.

Antônio Lemos III

Apesar de liderar todos os levantamentos até o momento, Éder Mauro, do PL, vem acompanhando o crescimento de Igor Normando. Por isso, a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro a Belém, no próximo dia 30, será importante para consolidar as intenções de voto no citado deputado federal e, quem sabe, ampliar. A estrategia é explorar ao máximo a estada do ex-mandatário nacional em solo belenense.

Autofagismo

Além de disputar o processo eleitoral com fortes adversários, como o deputado federal Éder Mauro (PL) e o deputado estadual Igor Normando (MDB), o prefeito Edmilson Rodrigues, do Psol, precisa tentar resolver a disputa interna em seu grupo. O autofagismo político-eleitoral está intenso por lá. Como esperado, a disputa das tendências internas do partido inviabilizaram em parte o governo, que também segue dividido.

União I

O que se fala pelos vão da ponte rodoferroviária de Marabá, é que há um movimento para que se possa unificar os projetos políticos do deputado estadual Chamonzinho, pré-candidato a prefeito pelo MDB, com o de Tião Miranda (PSD), que lançou o seu ex-secretário de Obras, Fábio Moreira, como pré-candidato a prefeito. Chamonzinho lidera, todavia, vem acompanhando a diferença diminuir para o seu colega de parlamento, Toni Cunha (PL), o único pré-candidato bolsonarista. Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca em Marabá no próximo dia 01.

União II

Esse crescimento de Cunha, além do impulsionamento que poderá ter com a estada de Bolsonaro, vem chamando a atenção do governador Helder Barbalho, que tenta promover a unificação de Chamonzinho e Tião Miranda, mas que, pelo visto, o processo não será fácil.

Fora do jogo

O que se fala em Canaã dos Carajás é que o atual vice-prefeito, Zito Augusto, do PDT, não deverá mesmo repetir a dobradinha de 2020 com a prefeita Josemira Gadelha (MDB). Há movimentos internos para que o mesmo esteja longe da atual mandatário que deverá se reeleger sem sustos por lá.

Pesquisa

Entre a data corrente de publicação desta coluna e o próximo dia 30, que corresponde ao fim do mês de junho, não há nenhum registro de pesquisas no site do Tribunal Superior Eleitoral em relação a Parauapebas.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Sem articulação II

Lula tornou-se, pela terceira vez, presidente da República. Todavia, o seu terceiro mandato tende a ser o mais complicado do que, por exemplo, o primeiro.

IBRAM debate impactos da proposta de Reforma Tributária no setor mineral

Tributaristas acreditam que a proposta de reforma tributária, em tramitação no Senado Federal, se for aprovada como está, causará impactos negativos no cenário de investimentos

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em outubro de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Senado Federal: gastos da bancada paraense em fevereiro

Em mais um levantamento feito de forma exclusiva pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado

Eleições 2022: IPEC aponta disputa acirrada entre duas candidaturas ao Senado no Pará

A segunda pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) neste sábado (24), os candidatos ao Senado Federal Beto Faro (PT) e Mário Couto

Eleições 2024: dinâmica recente do eleitorado de Parauapebas

O competente analista de dados, Wesley Oliveira, mestre em economia, torna público mais um de seus importantes e indispensáveis estudos sobre o cenário político-eleitoral de