Rapidinhas do Branco. V

COMPARTILHE:

Chineses na Capital do Minério I

Na última quinta-feira, 24, um grupo de chineses desembarcou em Parauapebas, para um café da manhã com o prefeito Darci Lermen (MDB). Na pauta investimentos na cidade. São representantes da empresa Xcmg, uma gigante do ramo de maquinários pesados. O encontro promete uma parceria que deverá gerar muitos empregos diretos e indiretos, com a instalação de uma fábrica da empresa por aqui.

Chineses na Capital do Minério II

A vinda dos executivos chineses a Parauapebas, é um reflexo da recente viagem feita pelo prefeito Darci Lermen (MDB) a Dubai, no Emirados Árabes. O município começa a colher os frutos do tão “questionável” deslocamento ao Oriente Médio do mandatário municipal.

MDB-K

Na última sexta-feira, 25, Keniston Braga, o atual gestor da Secretaria Especial de Governo (Segov) da Prefeitura de Parauapebas, recebeu convite do próprio governador Helder para se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com objetivo de concorrer a deputado federal nas próximas eleições. Braga vinha avaliando há meses a sua saída do Partido Progressistas (PP) ou até mesmo a sua permanência na legenda. Entre algumas opções, decidiu ingressar na controlada pelos Barbalho. A concorrência interna será grande.

Pesquisa Interna

Por esses dias se conheceu os números de uma pesquisa de consumo interno sobre as eleições de 2022. O levantamento foi feito em Parauapebas com objetivo aferir como andam algumas pré-candidaturas. Uma delas (para estadual) anda muito bem obrigado. Uma outra para federal está bem posicionada, mantém uma constância. Todavia, há uma que ainda não pontou de forma satisfatória. Talvez seja pelo formato? Se for, por falta de aviso não é. Ainda dá tempo de mudar…

Assembleia de Deus

Foi batido o martelo. A Igreja, liderada pelo pastor Samuel Câmara, definiu o seu posicionamento eleitoral. No Pará apoiará a candidatura de reeleição do governador Helder Barbalho (MDB) e para presidente, apoiará Jair Bolsonaro (PL). A decisão deixa os fiéis em uma posição difícil para encarar as urnas. Nessa história, Zequinha Marinho (PL) sobrou.

Recado Dado!? I

Conforme adiantado há meses pelo Blog do Branco, a relação do governador Helder Barbalho (MDB) com o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), não anda das melhores. Segundo fontes, o mandatário estadual está achando o seu colega de partido um tanto quanto solto, independente. Quer ser governador a todo custo. Até o jornal Diário do Pará, andou soltando algumas notas ruins sobre a gestão municipal por lá.

Recado Dado!? II

A relação estremecida não ocorre só porque o governador está achando o prefeito de Ananindeua “solto”, mas por ele ter dado “abrigo” uma turma que adora criticar a gestão estadual. Alguns desses componentes passaram anos nas fileiras dos governos tucanos, mas hoje posam de isentos.

Disputa em Marabá I

Dois fortes grupos políticos locais já se organizam para disputa da prefeitura de Marabá, em 2024. Para isso, as eleições deste ano serão decisivas para cacifar os atores políticos da próxima eleição municipal. Nos bastidores é dada como certa a pré-candidatura do deputado estadual Chamonzinho (MDB), puxando bloco do governador na cidade, já tendo a adesão inclusive, segundo algumas fontes, de empresários da cidade e região. (Informação original postada pelo Blog Marabá Agora).

Disputa em Marabá II

Do outro lado, o atual prefeito Tião Miranda (PSD) deve lançar o filho, Tiago Miranda como candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, mas de olho em fazê-lo seu sucessor na cadeira de prefeito. Porém, todo este cenário referente a disputa em 2024, depende dos resultados da eleição de 2022, pois o atual prefeito precisa eleger o filho deputado, para assim firmá-lo enquanto liderança regional. (Informação original postada pelo Blog Marabá Agora).

CPI da Vale I

Conforme tratado pelo Blog do Branco, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) prorrogou os seus trabalhos por mais 90 dias, que agora entram em uma nova fase. Os parlamentares ganharam mais tempo para continuar apurando as investigações que envolvem a mineradora e ampliar o prazo de recebimento de contribuições para a elaboração do relatório final dos trabalhos. Dizem que ainda vem coisa pesada por aí.

CPI da Vale II

Os deputados querem que a Vale cumpra a legislação e priorize o Pará em seus investimentos. É em solo paraense que a empresa explora minérios e fatura bilhões, porém, contribui pouco. A Vale diz que cumpre rigorosamente a legislação federal vigente, mas na prática isso não é aplicado. De acordo com informações dos demonstrativos de resultados, no período 2004 a 2021, as receitas líquidas da empresa, foram da ordem de UU$ 625,144 bilhões. Porém, pouco é recolhido aos cofres do Pará.

O blog no X