Rapidinhas do Branco. VIII

Novo nome ao governo

Leonardo Marcony Pereira Macedo, conhecido como “Major Marcony”, ex-vereador em Ananindeua, um dos sócios de uma grande empresa de segurança privada naquele município, atual presidente estadual do Solidariedade no Pará, desistiu de concorrer à Câmara Federal e agora se coloca como pré-candidato ao Governo do Pará. Disse que a decisão é irrevogável. Combinou com a Executiva Nacional da legenda?

Concorrência em Ananindeua

Quem achou que o vereador Bob Fllay, recém filiado ao PTB, iria “correr solto” no segundo maior colégio eleitoral do Pará, pode se enganar. A sua colega de partido, a vereadora Francy Pereira, que na última eleição para deputada federal obteve 40 mil votos, quando concorreu pelo PSDB, quer uma cadeira na Assembleia legislativa (Alepa).

Racha branco em Marabá

Não convidem o prefeito Tião Miranda (PSD) e o presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Pedro Corrêa (DEM), para um café. Ambos estão rachados. O presidente do Poder Legislativo marabaense cansou do estilo de “primeiro os meus” de Miranda. O estopim foi o lançamento da pré-candidatura de Thiago Miranda, filho do prefeito ao parlamento estadual. A relação estremeceu desde quando Correa foi preterido por Tião para ser seu vice na última eleição municipal. Detalhe é que esse racha não é público, mas nos bastidores…

Maior churrasco do mundo

Não se fala outra coisa em Parauapebas do que a proposta do prefeito Darci Lermen (MDB), em promover uma churrascada com objetivo do evento ser o maior do mundo, desbancando o feito conseguido pelo Festival BBQ Mix, ocorrido em Goiânia (GO), em 2020, que consta no Livro dos Recordes. O local escolhido para a realização desta ação será a Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP), no dia de aniversário da cidade.

Nem a base aguenta mais a buraqueira 

Está sendo recorrente nas últimas sessões da Câmara de Parauapebas, os vereadores, incluindo os 14 da base do prefeito Darci Lermen (MDB), que não aguentam mais serem cobrados por seus eleitores com relação aos buracos em praticamente todas as vidas públicas da capital do minério. Andam cobrando o mandatário municipal publicamente.

Cansou do próprio governo

Fontes afirmam que o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) cansou da inércia do próprio governo e, por isso, anda cobrando maior movimento de seus secretários. Dizem que é reflexo da forte pressão da sociedade e o grande volume de críticas que o mandatário municipal anda tendo. A paciência acabou na capital paraense.

Continuidade do caos

Iara Braga (PSD) tinha uma missão junto ao eleitorado de Eldorado dos Carajás: reorganizar aquele munícipio depois da péssima gestão de seu antecessor, Célio Boiadeiro. Todavia, o que se acompanha por lá é que a gestora vem mantendo uma administração reprovável. É greve de professores, é fechamento de rodovia como protesto. Lamentável.

Fica na Alepa I

Nos últimos dias, foi confirmado que o deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Francisco Melo (MDB) disputará a reeleição. A decisão foi motivo de festa pelos corredores do parlamento estadual, pois os servidores da Casa sabem o quanto a gestão de Chicão é bem avaliada em diversos segmentos, após a passagem desastrosa de Daniel Santos pela Presidência.

Fica na Alepa II

A decisão de concorrer a reeleição de deputado estadual, podendo inclusive, continuar na Presidência da Alepa, o tirou (pelo menos por enquanto) da possibilidade de ser candidato a vice-governador. Seu nome era muito ventilado. Resta saber se foi “batido o martelo” ou isso tudo é uma cortina de fumaça, com finalidade de cacifar outros nomes? A tática do descarte antecipado faz parte do portfolio político.

Bate-papo

O deputado federal Beto Faro recebeu, na sede do PT, a ex-secretária Estadual de Cultura e pré-candidata a deputada federal Ursula Vidal (MDB), onde conversaram sobre modelos de economia criativa, políticas públicas para cultura e ações conjuntas que – caso ambos sejam eleitos – serão fundamentais para fortalecer a economia do estado por meio de uma atividade que gera emprego e renda para milhares de famílias paraenses.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Reforma tributária: permissão para Estados cobrarem novas taxas preocupa setor mineral

Artigo incluído na reforma é visto por especialistas como um retrocesso que deve ser derrubado durante as discussões no Senado. Trecho inserido na reforma tributária

Eleições 2022: TRE-PA faz balanço positivo do fechamento de cadastro eleitoral

No dia 4 de maio, data de encerramento do cadastro eleitoral, o TRE do Pará realizou 70.885 atendimentos em todo o estado do Pará. Foram

Eleições 2022: lista dos candidatos a deputado estadual no Pará

O primeiro turno das Eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Nesta data, milhões de eleitores de todo o país vão às urnas para

Após dois meses de deflação, IPCA-15 sobe em outubro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,16% em outubro, sobre queda de 0,37% no mês

Alepa inicia trabalhos com discussão sobre ensino indígena e revogação de lei

Os deputados estaduais realizaram, nesta terça-feira (11), a primeira sessão com atividades legislativas, presidida pelo deputado Chicão (MDB). Antes, no último dia 5 de fevereiro,

Parauapebas: Aurélio Goiano é absolvido em julgamento, mas ainda enfrenta outros processos

No meio do expediente matutino, Parauapebas observou uma grande queima de fogos que, aliás, é crime promover tal ato, tudo por conta de um decisão