Rapidinhas do Branco – XCVIII

COMPARTILHE:

Palanque armado

Geralmente quando se encerra o processo eleitoral, vencedores e derrotados desarmam os “palanques” e buscam, inclusive, alguns alinhamentos. O prefeito que se elege precisa saber que irá governar para todos, portanto, para os que votaram em outros candidatos. Pelo visto, não é o caso do prefeito eleito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), que não perde uma oportunidade de atacar seus adversários.

Mesa Diretora

Os afoitos poderão ter surpresas. O jogo está sendo jogado e poderá promover surpresas e deixar o novo prefeito em desvantagem no início de sua gestão em relação à Casa de Leis. É a velha máxima: “quando o ‘defunto’ levanta, acaba o velório”. A conferir.

Eleições 2026 I

Mal acabou a eleição municipal no Pará (com exceção de Belém e Santarém) e os estrategistas políticos já fazem contas e análises sobre as eleições gerais de 2026. Em jogo estarão 17 cadeiras na Câmara dos Deputados; 41 na Assembleia Legislativa; duas vagas ao Senado Federal; além da cadeira de governador e de vice-governador.

Eleições 2026 II

Ao governador Helder Barbalho há dois caminhos: ser candidato a vice-presidente na chapa de reeleição de Lula, ou ir para uma “jornada” mais segura: se eleger senador da República, para em seguida se tornar ministro de Estado, abrindo a suplência quem sabe ao próprio pai, o senador Jader Barbalho. Helder ainda terá que analisar no próximo ano se manterá o nome de sua vice Hana Ghassan como candidata ao governo do Estado, provavelmente contra o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB.

Eleição 2026 III

O que se fala em Ananindeua é que mal acabou o processo eleitoral, o prefeito reeleito Daniel Santos quer deixar tudo alinhado para que já no próximo ano o seu vice Hugo Athayde (PSDB) esteja à frente da gestão, enquanto Daniel roda o estado para poder concorrer ao governo do Pará.

Parlamentos federal e estadual

A concorrência promete ser ferrenha pelas 17 vagas ao parlamento federal que estarão em disputa. Além dos que disputarão à reeleição, há alguns prefeitos reeleitos que devem se lançar para deputado federal. Na Alepa, a ampla maioria dos deputados estaduais tendem a concorrer à reeleição, fora os prefeitos reeleitos que também entrarão na disputa, assim como os que foram bem votados nesta eleição mas não conseguiram se eleger.

Sessão Solene

O deputado estadual Erick Monteiro, líder da Federação PSDB/Cidadania, protocolou, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o requerimento de n°325/2024 que solicita a realização de Sessão Solene alusiva ao “Dia Nacional do Cerimonialista”, celebrado no dia 29 de outubro. A solenidade, aprovada em Plenário, ocorrerá na manhã do próximo dia 31, no auditório João Batista. Cerca de 40 profissionais ligados às Confrarias Cerimonialistas do Pará e do Brasil serão homenageados durante o evento.

Insatisfação I

Enquanto nacionalmente o União Brasil foi a quarta legenda que mais elegeu prefeitos no Brasil (585); no Pará a legenda comanda pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, elegeu apenas 14 prefeitos. Informações de bastidores dão conta que a Executiva nacional do partido não anda nada satisfeita com o citado, e que o baixo desempenho piorou mais ainda o nível de insatisfação.

Insatisfação II

Outro que anda, digamos, com a “fita queimada” em Brasília é o senador Beto Faro, que submeteu o PT aos seus desejos e interesses político-eleitoral, o que vem provocando contínua diminuição da importância política do partido em território paraense, por exemplo, neste pleito conquistou apenas duas prefeituras em um total de 144. A insatisfação interna dos militantes em relação a Beto Faro anda nas alturas.

Psiquento

O termo “Psiquento” vem de “psica”, que no vocabulário popular paraense significa pessoa azarada, ou seja, que carrega consigo má-sorte. O termo se tornou popular pelo ex-deputado federal Wladmir Costa que hoje se encontra preso. O apresentador Jefferson Lima (Podemos) concorreu mais uma vez à Prefeitura de Belém, ficando em quinto lugar com 4,5% dos votos válidos (pouco mais de 36 mil votos). Ontem, 16, o citado anunciou apoio a Éder Mauro que disputa o segundo turno contra Igor Normando. A história nos conta que quem é apoiado por Lima perde a eleição.

Real Time Big Data

O deputado estadual Igor Normando (MDB), tem 60% das intenções de voto no segundo turno. Já o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) aparece com 35%, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta segunda-feira (14). Votos nulos e em branco somam 2%. Outros 3% não souberam ou não responderam à pesquisa. Foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral como PA-04196/2024.

Itaituba

Praticamente todas as pesquisas davam como certo a eleição do deputado estadual Wescley Tomas (Avante) como prefeito de Itaituba. Porém, quem venceu foi Nicodemos Aguiar, que teve apoio do prefeito ostentação Valmir Climaco, ambos do MDB. Como se diz: “quebrou a banca”.

Derrotado

O PT não conquistou nenhuma capital, mas disputa o segundo turno em Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Porto Alegre (RS). Em 2020, o partido não elegeu prefeito em nenhuma capital. Mais um desempenho pífio petista em eleições municipais coloca em xeque, por exemplo, o poder de articulação do presidente Lula, que mesmo com a máquina federal nas mãos, seu partido teve desempenho abaixo de qualquer expectativa.

Ferro Sul

A Ligga S.A, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, realiza hoje no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) Audiência Pública de apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Ferro Sul, localizado nos municípios de Parauapebas e Curionópolis. Na fase experimental deverão ser produzidas 600 mil t/ano de minério e, segundo a empresa, serão gerados 130 empregos diretos e 455 indiretos. A produção projetada é de 75 milhões de toneladas/ano em 2033.

O blog no X