Rapidinhas do Branco. XI

COMPARTILHE:

Menos desmatamento

Dados do sistema DETER, levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que os alertas de desmatamento no Pará reduziram em 11%, de acordo com o calendário Prodes. O levantamento compara o período entre agosto de 2020 a abril de 2021 e agosto de 2021 a abril de 2022. Helder Barbalho está nos Estados Unidos, convidado para participar do evento Brazil LAB, uma iniciativa de estudantes e cientistas de diferentes partes do mundo que estuda o Brasil em diferentes temas, em especial o meio ambiente.

Dobradinha PL-PSC I

Ontem, 07, nas dependências do Hotel Riveira, em Ananindeua, ocorreu o lançamento das pré-candidaturas das duas legendas. Segundo fonte do Blog do Branco naquele município, o quantitativo de pré-candidaturas soma seis dezenas. Ao governo do Estado o nome fechado é o do senador Zequinha Marinho; Mário Couto na disputa pela vaga ao Senado; Júlia Marinho, Delegados Eguchi, Caveira e Eder mauro, além de Iranilde Russo para o parlamento federal.

Dobradinha PL-PSC II

Para a Alepa, por enquanto, há dois nomes: Coronel Niel e Amauri da Pesca, irmão do deputado federal Eder Mauro (PL). O marqueteiro da campanha será Yussef Leitão, conhecido no meio político. O citado foi responsável pelo marketing do Paysandu. Será lançado na próxima semana vaquinha virtual pra arrecadação de recursos. A norma dispõe que, a partir do dia 15 de maio, as empresas ou entidades com cadastro aprovado pelo TSE estão autorizadas a arrecadar recursos, desde que previamente contratadas por pré-candidatos ou partidos políticos.

Transporte público deficiente 

O transporte público do município de Marabá foi pauta da audiência pública que aconteceu na  última quinta-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores. A iniciativa partiu da comunidade acadêmica da Unifesspa, que contou com a presença de moradores de conjuntos residenciais e instituições do entorno da citada universidade e de outros bairros marabaenses. A situação por lá só piora a cada ano.

Sem apoio da CMM

Ao que parece, o presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Pedro Corrêa (União Brasil) vem trabalhando fortemente para que, pelo menos, a ampla maioria de seus colegas de parlamento, não apoiem a candidatura de Thiago Miranda (MDB) para a Alepa. Por motivos já explicados no Blog do Branco, o chefe do Poder Legislativo marabaense, se afastou do prefeito Tião Miranda (PSD). Quem vem ganhando com esse movimento é o deputado estadual Chamonzinho, do MDB, que disputará a reeleição.

Pedra no sapato de Helder 

Com a campanha ao governo do Estado sem surpresas, com a grande possibilidade do governador Helder Barbalho, do MDB, se reeleger, ainda há uma questão a ser resolvida: a eleição ao Senado. Levantamento do Instituto Real Time Big Data apontou que o ex-senador Mário Couto (PL) lidera a disputa. É o único nome que não conta do o apoio direto ou indireto do mandatário estadual.

Apoio forte em Marabá

Ontem, 07, Ivanaldo Braz (PDT), presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas e pré-candidato a deputado estadual, esteve em Marabá, reafirmando a sua parceria com Manoel Veloso, seu correligionário, que concorrerá ao parlamento federal. Essa dobradinha promete. Braz já conta com importantes parcerias de lideranças de, até o momento, 16 municípios.

Pré-campanha crescendo

Impressiona o quanto vem tomando forma, vem crescendo a pré-candidatura a deputado federal de Keniston Braga (MDB), ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas. Em todas as regiões do Pará há lideranças que aderem ao projeto. Nos últimos dias, os municípios de Goianésia e Jacundá receberam a “Caravana K”. Keniston conta com total apoio do governador Helder Barbalho.

Batata assando 

A situação política da prefeita de Benevides, Luziane Solon (Podemos), está se complicando. A Câmara de Vereadores do citado município que compõe a Região Metropolitana de Belém (RMB), anda, digamos, com movimentos que podem, quem sabe, acabar futuramente em afastamento da mandatária, tamanho é o descaso de sua gestão para com a população.

Maior churrasco do mundo I

Na próxima terça-feira, 10, Parauapebas, conhecida como a “capital do minério”, completará 34 anos de emancipação político-administrativa. Uma terra pujante que abraça a todos que aqui chegam. Uma terra de oportunidades, de crescimento. Dentre todos os eventos programados pelo prefeito Darci Lermen (MDB), o que mais está repercutindo é o churrasco, que promete ser o maior do mundo.

Maior churrasco do mundo II

Vamos aos números desse super churrasco que será oferecido à população de Parauapebas, dividido em Espetos: 600 espetos; Churrasco: 1200 peças de costela, 20 mil kg de costela, 500kg de sal grosso, 12 caminhões de lenha, 400 metros de churrasqueira e 100 mil pães; Assadores: 200 assadores, 150 desassadores e 250 servidores. O evento tem tudo para ser registrado pelo Livro dos Recordes.

O blog no Twitter!