Rapidinhas do Branco – XLI

COMPARTILHE:

Posturas diferentes

Enquanto uns buscam desesperadamente holofotes; outros estão quietinhos. O famoso recuo político estratégico. Pela atual situação financeira caótica que Parauapebas enfrenta, se retirar está sendo mais inteligente do que ficar aparecendo.

Cada um para um lado

Não convidem para o mesmo café o vereador cassado Aurélio Goiano (PSD) e o empresário Hipólito Gomes (PSC). Os dois principais nomes da oposição não se “bicam”. A reunião entre um grupo oposicionista e o ex-prefeito Valmir Mariano (PSD) sem a presença de Hipólito escancarou o racha.

De volta pra casa

No último dia 15, o deputado estadual Erick Monteiro (PSDB) publicou em suas redes sociais a transferência de seu título de eleitor para o município de Capitão Poço. O citado parlamentar não esconde a sua pretensão de ser o próximo prefeito da terra da laranja.

Caiu a ficha

Em conversas reservadas pelos corredores da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Toni Cunha (PSC) deixa claro que não disputará a Prefeitura de Marabá, em 2024. Reconheceu que perdeu muito capital político-eleitoral no citado município. Cunha obteve em 2022 pouco mais de 33 mil votos, e deste 27 mil das urnas marabaenses. Todavia, essa proporção é, claramente, insuficiente para ser competitivo no citado município.

Pré-campanha a todo vapor 

Conforme dito na coluna anterior, em Marabá o prefeito Tião Miranda (PSD) definiu o seu sucessor: Luciano Dias, que roda os quatro cantos do citado município. O que se fala é que o vice é muito mais agrad+ável do que Tião, o que torna mais fácil a conquista de votos.

Calafrios pelo Palácio Antônio Lemos

Até o fechamento desta coluna, a situação do Ministério do Turismo ainda não havia sido resolvida. A sobrevida a atual ministra Daniela Carneiro, que se mantém até que se consiga dar um destino “honroso” a mesma, e a nomeação de Celso Sabino para assumir a citada pasta. Como dito em um artigo recente no Blog do Branco, o deputado federal paraense assumir o Turismo, às vésperas da COP-30 que será realizada em Belém, em 2025, provoca calafrios no prefeito Edmilson Rodrigues (ainda no Psol), só de imaginar a visibilidade do cargo e o grande orçamento que Sabino controlará em direção ao citado evento.

Disputa pelo Antônio Lemos

O deputado estadual Zeca Pirão vem trabalhando forte o seu nome para prefeito de Belém pelo MDB. O homem está empolgado com recentes pesquisas que o colocam na liderança. Falta fazer o governador Helder Barbalho comprar a ideia de Pirão. O que se fala é que o mandatário vai deixar para tratar do tema só no próximo ano.

Lula no Pará 

Ontem a comitiva presidencial esteve no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, por ocasião da entrega de 222 casas populares do programa “Minha Casa Minha Vida”. A vinda de Lula ao Pará teve um efeito muito positivo ao deputado federal Celso Sabino, do União Brasil, que foi muito cortejado, elogiado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (ainda no Psol), governador Helder Barbalho (MDB) e pelo mandatário nacional. O que se diz é que o deputado paraense já pode começar a organizar a sua mudança para a Esplanada dos Ministérios.

Protagonismo da vice

Conforme adiantado por esse colunista em diversos artigos no Blog, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) teria grande protagonismo na segunda gestão de Helder Barbalho. A agenda de Ghassan impressiona. Percorrendo todo o Pará entregando obras, criando visibilidade e “casca grossa” na política. Segundo fontes, o mandatário estadual definiu Hana como sua sucessora em 2026.

Vitrines de Helder

As Usinas da Paz estão sendo estudadas por diversos especialistas e tendem a serem implementadas em diversos outros estados. Nove estão operando, 12 em construção. O governador Helder Barbalho prometeu até o fim de sua segunda gestão um total de 40 desses equipamentos em solo paraense. Além disso, o mandatário estadual investe fortemente em políticas ambientais em busca da sustentabilidade (sua plataforma política internacional).

Diáspora partidária  

A chegada do senador Zequinha Marinho ao Podemos, ocasionará uma debandada geral da legenda de diversos nomes, dentre eles o deputado estadual licenciado e atual secretário de Cidadania, Igor Normando, que dirigia a legenda no Pará. O Podemos deverá ser o destino dos conservadores e liberais insatisfeitos no PL. Resta saber se valeu politicamente receber Marinho e em troca perder diversos políticos.

Se destacando em Brasília I

Quem pegou o “ritmo” do parlamento na capital federal é a deputada Alessandra Haber (MDB), a mais votada na última eleição. Em seu primeiro mandato em Brasília, Haber já integra a mais importante comissão da Câmara dos Deputados, a poderosa Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Se destacando em Brasília II

Outro nome que vem se destacando pelos quadrantes do Distrito Federal é o do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). Tornou-se um dos auxiliares mais queridos pelo presidente Lula (PT) pelo volume de trabalho que imprime, sem precisar se exibir muito. O referido ministro quer entregar até o final do ano corrente 25 mil unidades habitacionais no Brasil. Em 2024, a promessa é dobrar esse quantitativo.

O blog no X