Dobradinha de sucesso
A parceria político-eleitoral de Keniston Braga (MDB) para federal e Braz (PDT) para estadual, vem dando o que falar. Em Parauapebas, a dupla virou voto casado, ou seja, quem vota em um vota no outro. A expectativa é que ambos tirem uma grande margem de votos na capital do minério, algo para lá de 30 mil cada um.
Consumo interno
Pesquisas feitas pelo MDB, aquelas de consumo interno, apontam, como esperado, uma briga acirrada pelas vagas a federal dentro do partido, que trabalha para conquistar cinco das 17 vagas. Neste contexto, Keniston Braga aparece em alguns levantamentos em quarto, em outros em quinto. O ex-secretário Especial de Governo de Parauapebas tem hoje uma das mais capilarizadas candidaturas. O Homem têm apoios importantes nos quatro cantos do Pará.
Tal pai, tal filho
Quem vem acompanhando o processo eleitoral que já está nas ruas, vem percebendo uma forte presença de Helder Filho, primogênito do governador Helder Barbalho, do MDB. O rapaz de 16 anos já vem seguindo os passos do pai. Em alguns eventos políticos, ele já discursa e mostra bastante desenvoltura com o microfone e com o público. Inevitavelmente, cogita-se que, em breve, Helder Filho deverá ingressar na política, seguindo os passos do avô e do pai. Mais uma geração dos Barbalho vindo por ai.
Eleição protocolar
A disputa (talvez nem se possa usar esse termo) eleitoral ao governo do Pará, nesta eleição, está decidida. A questão é saber se Helder Barbalho (MDB) será reeleito já no dia 02 de outubro. Pelo visto, tudo indica que sim. Por isso, o mandatário estadual se volta para as disputas proporcionais. Quer um dos três senadores de sua base eleito; cinco deputados federais e dez estaduais pelo MDB. Esse é o objetivo político-eleitoral. Por isso, Helder anda viajando pelos principais colégios eleitorais pedindo votos aos candidatos emedebistas e aliados. É, sem dúvida, um grande cabo eleitoral.
Contas aprovadas
Em período eleitoral, a produtividade nas Casas Legislativas geralmente despenca. Os parlamentares vão à caça de votos. Na Alepa não está sendo diferente. Entre projetos questionáveis, outros para “encher linguiça”, as contas de 2021 do governador Helder Barbalho, do MDB, foram aprovadas pelos deputados estaduais. Portanto, o mandatário estadual chega ao último semestre de sua atual gestão com “selo verde”.
Bomba em Ananindeua
O que se fala nos bastidores é que, em breve, após as eleições, uma “bomba” irá cair na República de Ananindeua. O impacto promete mudar as bases políticas do segundo maior colégio eleitoral do Pará, e de quebra, quem sabe mudar algumas pretensões para 2026. Aguardem.
Sem nada
Um grande empresário da região, suplente de um candidato ao Senado, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não possuir bens. É cada situação…
Aposta de alto risco
Beto Faro trocou uma reeleição tranquila para deputado federal por uma disputa que já se previa ser acirrada por uma cadeira ao Senado Federal. Ainda deslocou Dilvanda Faro, sua esposa, da Alepa para disputar uma cadeira no parlamento federal. Pesquisas apontam, até aqui, que ambos não tem garantia de êxito na empreitada. Beto não lidera nenhuma pesquisa, e Dilvanda não aparece bem colocada entre os que disputam as 17 cadeiras na Câmara.
Recorde de candidaturas
Até o fechamento desta coluna, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que no Pará, há 311 candidaturas registradas para deputado federal (arredondando dá 18 candidatos por vaga) e 634 postulantes ao parlamento estadual (arredondando dá 15 candidatos por vaga). Um verdadeiro vestibular.
Não gostou
Nos bastidores se diz que o governador Helder Barbalho (MDB) não gostou nem um pouco do MDB de Parauapebas não ter lançado candidato a deputado estadual. O mandatário estadual vem publicamente dando apoio à candidatura de Braz (PDT), mas queria mesmo era pedir votos para um correligionário.
Bem avaliado
Um nome que está disputando uma das 41 vagas para a Alepa, anda bem avaliado e com grandes expectativas de obter êxito em sua empreitada: o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade. A corrente de apoio ao citado vem crescendo muito. Seu maior marketing é a sua excelente avaliação quando foi por duas oportunidades prefeito do citado município, atingindo índices de aprovação de 80%.