Rapidinhas do Branco. XXX

COMPARTILHE:

Prestigiada sessão solene

O que se viu na sessão solene da Câmara Municipal de Parauapebas, no último dia 15, foi um evento grandioso, com diversas atrações locais, com objetivo de prestigiar os artistas locais, uma das diretrizes da gestão do presidente da Casa, Rafael Ribeiro (MDB), além da grande presença de autoridades de todos os Poderes, incluindo de municípios vizinhos.

“Centrão” na CMP I

Quem pensava que o chamado “Centrão”, grupo de parlamentares e partidos que em nome da governabilidade apoia o governo de plantão, estava restrito apenas ao Congresso Nacional, se engana. Na Câmara Municipal de Parauapebas, há também o “Centrão”, que é liderado pelo vereador Francisco Eloécio (Republicanos), que segue aqui o posicionamento de seu partido a nível nacional. Dizem que o citado parlamentar faz questão de ser reconhecido na Casa como líder do grupo.

“Centrão” na CMP II

O líder do “Centrão” da CMP se tornou o 1º secretário da Mesa Diretora. Nos bastidores do processo eleitoral da Casa, Eloécio foi peça decisiva. Configura hoje como um dos principais articuladores políticos do novo presidente Rafael Ribeiro (MDB).

Definição de espaços de poder 

Na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas que ocorrerá na próxima quinta-feira, 23, por conta do feriado de carnaval, será muito importante por conta da formação das Comissões que somam 23. As duas mais disputadas são as de Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Comissão de Finanças e Orçamento (CFO).

Bem-estar dos servidores

Pensando no bem-estar dos servidores da Câmara Municipal de Parauapebas, para que possam aproveitar melhor o recesso de carnaval, o presidente da Casa, Rafael Ribeiro (MDB), antecipou o pagamento dos salários que amanheceram hoje, 18, na conta. Além disso, se encerrou os estudos sobre o reajuste salarial do ano corrente. A pedido do presidente, tudo feito com muita responsabilidade.

Eleição é só ano que vem I

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do MDB, vem recebendo diariamente pressão sobre o seu processo sucessório. Em recente entrevista aos meios de comunicação da capital do minério, o mandatário afirmou que não irá tratar do assunto, que isso só será discutido no momento apropriado e que ainda há muito tempo até a eleição.

Eleição é só ano que vem II

Na verdade, Lermen quer dar um basta temporário sobre o assunto, por saber que se mantiver “acesa” a disputa pela sua cadeira, acabará por inviabilizar a própria gestão por sucessivos conflitos internos movidos por diversos interesses políticos. Prefeito fez bem!

Imperador das máquinas a todo vapor

O empresário João Vicente, mais conhecido como “Branco da White” vem se movimentando para o processo eleitoral do próximo ano. Depois de ter visto fracassar o seu plano de ser senador da República, o mesmo agora quer a cadeira política mais importante de Parauapebas. Segue em duas frentes: ser o próprio candidato ou apoiar um que não seja do grupo direto do prefeito Darci Lermen (MDB); ter maioria na Casa de Leis. Para isso, quer controlar mais dois partidos. Em seu plano ao Executivo, falta combinar com o eleitor. Pesquisas que citam o seu nome, não agradam.

Crescendo em Brasília 

O deputado federal Keniston Braga (MDB) vem tomando gosto e crescendo politicamente em Brasília. Seu gabinete só vive cheio dos mais variados agentes públicos. O mesmo também se faz presente em quase todos os eventos no Palácio do Planalto. Dizem que o homem tomou gosto pela capital federal.

Troca-troca em Canaã

O que se fala pelos quatro cantos de Canaã de Carajás é que as mudanças promovidas pela prefeita Josemira Gadelha (MDB) em seu secretariado, estão, até o momento, emperrando o funcionamento da máquina municipal. Processos simples estão morosos, atrapalhando a vida de muita gente. Torcer para que os “novatos” se encontrem em seus respectivos expedientes para que a máquina volte ao fluxo normal. No plano político, continua o conflito: criador x criatura. Mas o assunto fica para a próxima coluna.

Homem começa forte na Alepa 

O ex-vice-prefeito de Ananindeua, Erick Monteiro (PSDB), o sexto mais votado deputado estadual, começou com tudo na Assembleia Legislativa (Alepa). O citado irá compor sete das dezessete Comissões permanentes da Casa de Leis. Dentre elas a poderosa de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO). Além disso, Monteiro assumiu a liderança da federação PSDB/Cidadania.

Nova dona da Praça

A Prefeitura de Belém deverá ceder em breve à Assembleia Legislativa (Alepa) a manutenção da Praça Dom Pedro II, que fica em frente a Casa de Leis. Menos mal, já que a atual gestão municipal vem deixando a desejar no cuidado com o citado logradouro público. Parabéns ao presidente Francisco Mello, o “Chicão”, do MDB, pela iniciativa.

Herdeiro do Bolsonarismo

No corrente ano e no próximo, o deputado estadual Rogério Barra (PL) deverá dividir o seu tempo entre o expediente legislativo e as denúncias que irá promover diuturnamente pelas ruas de Belém. Como dito na coluna anterior, o mesmo vem se movimentando para se viabilizar como candidato a prefeito de Belém na próxima eleição, buscando herdar os votos bolsonaristas da capital paraense. A ver.

Vaga no TCE

O Tribunal de Conta do Estado do Pará (TCE) conta com seis conselheiros permanentes e mais quatro substitutos, está em estado de vacância de uma cadeira. A vaga de indicação é da Assembleia Legislativa (Alepa), que já iniciou as tratativas legais para definir o escolhido. Os líderes de partidos indicarão os seus candidatos que passarão por uma sabatina com os parlamentares, para depois ter uma eleição e a escolha. Dizem que a questão está pacificada em torno da indicação do MDB. A ver.

Pará na OAB nacional

A paraense Suena Mourão foi a primeira advogada preta eleita pelas advogadas e advogados paraenses para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, no último dia 09, ela assumiu a Presidência da Comissão Nacional da Igualdade Étnico-Racial da citada entidade.

O blog no X