Rapidinhas do Branco – XXXVIII

COMPARTILHE:

Maior controle

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), vem promovendo trocas em seu primeiro escalão, em especial em alguns pontos “sensíveis” da gestão. O objetivo das mudanças é “sacudir” o que está parado, além de diminuir a influência do tão conhecido “fogo amigo” que já estava, digamos, inviabilizando o governo. Umas das medidas fez o “Natal” chegar mais cedo na capital do minério.

Sem consenso

Há meses que este colonista vem apontando que o maior desafio da oposição em Parauapebas é se entender, ou seja, convergir para uma única candidatura para prefeito. Pelo visto, isso dificilmente acontecerá. O vereador cassado Aurélio Goiano (PSD) e o empresário Hipólito Gomes (PSC) não conseguem chegar a um acordo. Se continuar assim, já sabem…

Peça importante para 2024 

Um nome que pouco é citado, mas tem uma importância político-eleitoral na eleição do próximo ano em Parauapebas, anda se movimentando nos bastidores. Para quem acha que ele encerrará a sua carreira política em dezembro de 2024, anda muito enganado. Pelo contrário, se movimenta em busca de protagonismo. Carrega consigo um carisma e admiração que poucos conseguem ter na cidade.

Balanço da CMP em abril

A Câmara Municipal de Parauapebas fechou o mês de abril com 96 preposições: 64 indicações; 12 Projetos de Lei; 08 Projetos de Decreto Legislativo; 08 Vetos; 02 Projetos de Resolução e 02 Emendas. A produtividade legislativa nunca esteve tão elevada. Parabéns aos vereadores.

Formação política 

Hoje, o Partido dos Trabalhadores de Parauapebas realizará na Câmara Municipal um encontro de formação política, contando com a presença de políticos de destaque, incluindo o senador Beto Faro, o deputado federal Airton Faleiro, a deputada federal Dilvanda Faro, e os deputados estaduais Carlos Bordalo e Dirceu Ten Caten. O evento, aberto ao público, terá como objetivo principal a formação política, mas também promoverá o debate sobre as propostas e ideias do partido. Será uma oportunidade para discutir questões importantes para a cidade e para o país.

PSD sob nova direção

O Partido Social Democrático, no Pará, agora segue sob novo comando. O deputado federal Júnior Ferrari irá dirigir a legenda no Pará, após decisão do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Nas contas oficiais do PSD, a legenda se apresenta como a terceira maior do Brasil e a segunda maior do Pará em mandatos políticos.

Helder de olho em 2026

Para quem acha que o governador Helder Barbalho (MDB) deixará para pensar na sua sucessão só após as disputas municipais do próximo ano, se engana. O mandatário estadual se move e articula. A engenharia política é grande e passa por Brasília em duas direções. Conto em detalhes em um artigo específico sobre o tema que está sendo produzido.

O nome em Marabá

Não se fala outra coisa em Marabá que não seja a possibilidade do deputado estadual Chamonzinho (MDB) concorrer a prefeito no próximo ano. Pesquisas de consumo interno apontam o ex-prefeito de Curionópolis bem colocado. Por outro lado, há os que afirmam que Chamonzinho poderá abrir mão de sua candidatura ao Executivo marabaense em troca da Presidência da Alepa para próximo biênio.

Prêmio de consolação 

Depois de ter sido preterido no PT na última eleição, o ex-senador Paulo Rocha assumirá o comando da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A indicação já vinha sendo falada desde o fim do ano passado.

Cada vez mais bolsonarista

Na eleição de segundo turno do ano passado, o governador Helder Barbalho ordenou que a sua base apoiasse o candidato Lula, todavia, alguns nomes de peso da política paraense resolveram apoiar Jair Bolsonaro (PL). A coluna tratou da questão em que o casal Daniel Santos, prefeito de Ananindeua, e a sua esposa Alessandra Haber, a deputada federal mais votada, eram Bolsonaristas. Em Brasília, a Haber vem comprovando isso. Que o diga a votação do PL 2630.

Prédio polêmico

Em Ananindeua, a compra de um prédio onde funcionava o antigo colégio Physics, localizado na Avenida Nonato Sanova, no bairro da Cidade Nova, está dando o que falar e provocou alvoroço em alguns componentes da classe política do citado município. O local será a sede do Instituto Família Rodrigues, onde irá oferecer cursos gratuitos para a comunidade.

Continuada acomodação de aliados

Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) deverá sair da cota pessoal do governador, que passará o comando da citada estrutura administrativa para a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), que deverá indicar o novo gestor. Ainda há os aliados que continuam ao relento.

Saída do PL

É dada como certa a saída do delegado da Polícia Federal e ex-candidato a prefeito de Belém, Everaldo Eguchi do PL e a sua ida para o PTB, para poder ser candidato ao Palácio Antônio Lemos, em 2024. O PL já bateu o martelo em torno do nome do deputado estadual Rogério Barra, como o candidato do partido na disputa pela Prefeitura de Belém.

O blog no X