Rapidinhas do Branco. XXXIII

COMPARTILHE:

Oposição se organizando

Os bastidores políticos estão movimentados em relação à sucessão do prefeito Darci Lermen (MDB). A oposição, por exemplo, vem buscando ex-candidatos a prefeitos e e ex-candidatos a vereadores para compor um amplo grupo para concorrer. A questão central é: conseguirão convergir em torno de um nome? Quem conhece os que estão compondo o ajuntamento de pessoas, diz que não. Missão quase impossível. A ver.

Com moral junto ao governador

No último dia 14, a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, esteve na capital paraense, por ocasião da realização da III Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses, encontro para discussão de demandas municipais promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Pará. O governador Helder Barbalho (MDB) se fez presente no evento e não escondeu a sua proximidade com Gadelha, que foi chamada para compor a mesa de discussão. A mulher está com moral.

Altos e baixos

Parece que a relação entre o governador Helder Barbalho e um prefeito correligionário vai ser de altos e baixos até a proximidade das eleições gerais de 2026. No final da última disputa eleitoral estavam afastados; depois se reaproximaram. Porém, fontes contam ao colunista que a relação voltou a “azedar”. Tudo gira em torno do querer sentar na “poltrona da janela antes de sentar na poltrona do corredor”.

Rumores da Terra Prometida

Ventos vindo de Canaã dos Carajás contam ao colunista que há fortes rumores de que diversos vereadores já estão arrumando as malas para mudarem de partido, visando melhores chances na eleição do próximo ano. Outro rumor é de que o atual secretário de Educação,  Leonardo Cruz, anda sofrendo com a impopularidade no cargo. Dizem que os servidores andam sentindo falta da antiga secretária.

Estresse regimental

A relação política entre o presidente da Assembleia Legislativa, Chicão e o seu colega de parlamento, Chamonzinho, ambos do MDB, digamos, na última semana, andou meio estremecida. O motivo foi os procedimentos regimentares do presidente, que acabaram por inviabilizar a realização de reuniões da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), presidida pelo ex-prefeito de Curionópolis. Mas nada como uma boa conversa para selar a paz.

Em manutenção

Quem precisou acessar o site da Assembleia Legislativa (Alepa) neste sábado, 18, ficou como se diz popularmente: “a ver navios”. O citado domínio ficou fora do ar, sob a justificativa de manutenção. Até o horário de publicação desta coluna, o site continua inacessível.

Concessão viária

Na última quarta-feira, 15, o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, esteve em São Paulo, acompanhado de uma comitiva de deputados estaduais, para tratar sobre a concessão para exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação, implantação de melhorias, etc. O alvo é a PA-150, umas das principais rodovias estaduais paraenses, que interliga a Região Metropolitana de Belém às regiões Sul e Sudeste do Pará.

Pré-candidatos ao varejo 

A cada semana um novo nome surge na disputa pela Prefeitura de Belém. Isso é, claramente, resultado de uma gestão impopular, fazendo com que qualquer um, até os que tem pouca expressão, se lance como pré-candidato ao Palácio Antônio Lemos. Algumas pesquisas já começaram a serem divulgadas e – apesar de apresentar baixa popularidade – colocam o atual prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) na frente.

Ela desmentiu

Rolou nos últimos dias um bafafá de que a ex-governadora Ana Júlia (PT) iria assumir o comando do Banco da Amazônia (Basa), o que foi desmentido pela mesma em sua rede social. Ela disse que a afirmação não procede. Por enquanto, a citada instituição continua sem um nome para o seu gerenciamento. A decisão está sendo fechada em Brasília.

PSB na fila 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que no Pará é comandado pelo ex-deputado federal e atual secretário de Esportes e Lazer do Pará, Cássio Andrade, está, digamos, na fila para pegar a direção de um órgão federal no Pará. A legenda se movimenta para recuperar espaço político depois de perder a cadeira na Câmara Federal.

Mulher paraense em Nova Iorque

A paraense Carmen Foro, Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, chegou com a delegação do Ministério em Nova York no dia 09, para participar da CSW 2023, representando a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e chefiando a delegação. Maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero, CSW significa Commission on the Status of Women (Comissão sobre a Situação das Mulheres) e é realizado anualmente na sede da ONU, em Nova York, desde 1946. A Conferência mundial começou no último dia 06 e terminou no último dia 17, com o tema “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.

Disputa familiar 

O que se fala pelos quatro cantos do município de Marituba, é que a prefeita Patrícia Mendes (Republicanos) deverá ter um grande obstáculo político pela frente, que poderá, quem sabe, atrapalhar os seus planos de reeleição. Ele atende pelo nome de Moisés Mendes (PSB), seu ex-esposo. O homem vem trabalhando forte no município. O que se fala é que ela só se tornou a mandatária municipal por conta dele. O embate promete.

O blog no X