Senado: CCJ aprova PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo em todo o Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (15/05) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que acaba com a reeleição para cargos do Executivo em todo o Brasil, incluindo prefeitos, governadores e o presidente da República.

A proposta também inclui mudanças profundas no sistema eleitoral brasileiro, como o aumento do tempo de mandato e a unificação das eleições em todo o país a partir de 2034.

Aprovada por ampla maioria na comissão, a PEC segue agora para o plenário do Senado, onde precisará ser votada em dois turnos, com apoio de pelo menos 49 senadores em cada um. Se for aprovada, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, onde também enfrentará votação em dois turnos, com necessidade de 308 votos favoráveis para ser aprovada.

O que muda com a proposta aprovada na CCJ:

  • Fim da reeleição para o Executivo: A partir de 2030, nenhum presidente, governador ou prefeito poderá disputar a reeleição.
  • Mandatos mais longos:
  • Prefeitos, governadores e presidente da República: Mandato de 5 anos, sem reeleição.
  • Senadores: Passam a ter mandatos de 10 anos.
  • Deputados e vereadores: Terão mandatos de 5 anos.
  • Unificação das eleições: A partir de 2034, todas as eleições (municipais, estaduais e federais) ocorrerão simultaneamente, a cada cinco anos.

Cronograma de transição (proposta):

  • 2026: Presidente da República e governadores ainda poderão se reeleger. Mandatos seguem o modelo atual.
  • 2028: Prefeitos e vereadores eleitos terão mandatos de 6 anos. Já não haverá mais reeleição para prefeitos eleitos nesse ciclo.
  • 2030: Presidente e governadores eleitos terão mandatos de 5 anos, sem reeleição. Senadores eleitos terão mandatos de 9 anos, para alinhar à unificação eleitoral futura.
  • 2034: Primeira eleição unificada no Brasil, com todos os cargos eletivos escolhidos ao mesmo tempo. A partir daqui todos os mandatos seguem o novo padrão.

Justificativa da mudança

 Segundo o relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), o objetivo é fortalecer a democracia, evitar o uso da máquina pública para fins eleitorais e garantir renovação nos cargos de liderança.

“Estamos criando um sistema mais justo, mais moderno e que respeita o desejo da população por mudanças constantes”, afirmou o senador.

E agora?

Com a aprovação na CCJ, a PEC 12/2022 avança para votação em plenário no Senado. Se aprovada em dois turnos, segue para a Câmara dos Deputados. Ainda não há previsão de quando será analisada pelos deputados, mas o tema já desperta forte debate em Brasília.

Com informações Portal Tudo de Bom 

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2024: caso concorra, quem enfrentará Éder Mauro no segundo turno?

A pressão sob o deputado federal Éder Mauro, do PL, para que o mesmo concorra à Prefeitura de Belém é grande. Há um receio que

CMCC: Indicações pedem melhorias em infraestrutura rural, transporte, educação e vias urbanas na 31ª Sessão Ordinária

Nesta terça-feira, 7 de outubro de 2025, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou a 31ª sessão ordinária, iniciando às 18h no plenário Sebastião

A importância de Parauapebas ter um deputado federal

Com o “caixa” em baixa, quase sem recursos, a Prefeitura de Parauapebas ainda teve o repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) suspensa nos

PL nº 729/2024: Restabelecendo a verdade

A sessão de anteontem, 18, da Assembleia Legislativa (Alepa), foi tensa. Infelizmente, cenas de confusão entre pessoas que manifestavam e a Polícia Militar, que buscava

#TBT do Blog: Almir Gabriel declara apoio a Ana Júlia

Em mais uma matéria da série #TBTdoBlog, um outro capítulo da recente história política, agora do Pará, Parauapebas é apresentado. O ano era 201o, precisamente

Postura republicana. O bom exemplo de Helder

Ontem, 18, foi entregue por parte do Governo do Pará, o novo equipamento de saúde pública da capital paraense, um Hospital de Pronto-Socorro, localizado no