Seplad entrega à Alepa o PPA 2024-2027

Após contar com a colaboração da sociedade paraense em audiências públicas realizadas nas 12 regiões de Integração do Estado, o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 foi entregue, nesta quinta-feira (31), à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Fruto de um intenso trabalho que envolveu todos os órgãos do Poder Executivo, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), o projeto de lei traz o planejamento estratégico que norteará as decisões de Governo do Estado pelos próximos quatro anos.

O PPA é uma peça-chave no arcabouço legal de planejamento público, estabelecendo diretrizes para as ações do governo ao longo de um período de quatro anos. Ele determina as metas, objetivos e programas que irão orientar o investimento de recursos em áreas prioritárias, tais como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública e meio ambiente.

Titular da Seplad, Elieth de Fátima Braga destacou que o PPA é resultado de consultas públicas, debates e contribuições de diversos setores da sociedade para garantir que as necessidades e aspirações da população paraense sejam contempladas.

“O Plano Plurianual é a expressão de nossos compromissos com o futuro do Pará. Ele reflete nossa visão compartilhada de um Estado mais próspero, igualitário e sustentável. Cada ação delineada neste documento representa um passo em direção a esses objetivos. O nosso PPA atual está sendo proposto, tendo como base o alinhamento com o Plano Estadual Amazônia Agora, que é o plano que tem desenvolvido assuntos muito importantes no sentido da conservação ambiental e da preservação e desenvolvimento sustentável”, afirmou a secretária.

Destaques – Dentre as principais áreas de enfoque do PPA estão a promoção do desenvolvimento econômico regional, a melhoria da infraestrutura de transporte e logística, a expansão dos serviços de saúde e educação, o fortalecimento da segurança pública e o avanço nas políticas de preservação ambiental e combate às mudanças climáticas.

“É sempre um prazer falar sobre o PPA e o potencial que esse instrumento tem de planejar efetivamente e fazer a transformação na vida das pessoas enquanto direcionador das políticas públicas que são responsabilidade do Estado. Desde o final do ano passado nos debruçamos sobre o processo de avaliação do PPA atual, buscando incorporar o máximo de propostas e reivindicações feitas pela população durante as audiências públicas”, falou Nazaré Nascimento, secretária adjunta de Planejamento e Orçamento da Seplad.

Esse será o primeiro PPA a incorporar e executar seus programas e ações paralelamente ao Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará (Pará 2050), que serão implementados a partir do ano de 2024. Por isso, já nasce com alinhamento e direcionamentos dos eixos que o Pará 2050 está trazendo a partir dos diagnósticos que foram feitos e das pesquisas realizadas.

Caso aprovado, o PPA passará a vigorar a partir do segundo ano da atual gestão, em 2024, e deve ser seguido até o primeiro ano do mandato seguinte, em 2027.

Com informações e imagem da Agência Pará. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Os prefeitos campeões de gastos no 1º turno nas eleições 2016

João Doria (PSDB), eleito prefeito da capital paulista no primeiro turno, foi o candidato que mais gastou na primeira fase das eleições municipais 2016 entre

Produção de minério de ferro da Vale é a maior dos últimos 6 anos

A Vale produziu 91 milhões de toneladas de minério de ferro no terceiro trimestre de 2024, o maior volume desde o último trimestre de 2018,

Lei aprovada pela Câmara fortalece direitos indígenas em Parauapebas

Mais uma vez, município está na vanguarda ao criar lei para promoção da política indigenista, que confere autonomia e protagonismo ao povo Xikrin Mebengroke com

Eleições 2022: pesquisa Doxa aponta os mais citados para federal na RMB

Instituto Doxa publica mais uma pesquisa na Região Metropolitana de Belém (RMB) para deputado estadual. Dessa vez, o levantamento teve aumentado a sua margem de

A desinformação como política de governo e suas consequências ao mundo real

Parece surreal a última live feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quinta-feira, 27. Nela, o mandatário da nação criou uma nova narrativa

Exclusivo: gastos dos senadores do Pará em 2024

Em mais uma matéria exclusiva, o Blog do Branco torna público os gastos dos senadores paraenses durante o ano de 2024. O levantamento teve como