Tarifaço de Trump: taxas de 50% contra o Brasil entram em vigor nesta quarta-feira (06)

Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de importação de 50% impostas pelos EUAsobre produtos brasileiros.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida, no entanto, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.

Segundo a Casa Branca, o decreto foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”

O anúncio oficializou o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada a Lula neste mês e afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, é citado no texto como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências, frequentemente em coordenação com outros membros do STF”.

Segundo a Casa Branca, preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas contra “censura forçada” continuará sendo prioridade na estratégia de política externa de Trump.

“O presidente Trump ordenou ao secretário Rubio que revogasse os vistos pertencentes ao ministro Moraes, seus aliados no Tribunal e seus familiares imediatos por seu papel em permitir as violações de direitos humanos contra brasileiros e violações de liberdade de expressão contra americanos”, diz o texto.

Longa lista de exceções

A lista de quase 700 produtos que não serão sobretaxados foi divulgada juntamente com o decreto oficial assinado por Trump e inclui suco de laranja, combustíveis, veículos, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira.

Com informações Portal G1

Imagem: reprodução 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Helder Barbalho defende economia verde e destaca COP na Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou em entrevista ao Congresso em Foco que o Estado tem avançado na redução do desmatamento e na estruturação

Darci Lermen anuncia oficialmente apoio a Rafael Ribeiro

O que todo mundo já sabia, se tornou agora oficial: prefeito Darci Lermen (MDB) anunciou Rafael Ribeiro (União Brasil), atual presidente da Câmara Municipal, como

Enfim, um porta-voz

Depois de duas semanas em sucessivos tropeços dialéticos, com narrativas sofríveis, em um jogo de recuos e desmentidos públicos, enfim o governo do presidente Jair

#TBT do Blog – Quanto vale o feijão?

O ano era 2015, mais precisamente março. A política de Parauapebas vivia considerável turbulência política, pois na Câmara de Vereadores existia um forte movimento oposicionista

O leque de cartas de Helder

A pergunta mais feita neste momento em relação ao processo eleitoral que se aproxima (e que poderá ser adiado, se a questão da pandemia de

Portugal: Luís Montenegro é nomeado premiê, mesmo sem maioria no parlamento

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou Luís Montenegro como primeiro-ministro após a vitória eleitoral da centro-direita e sem maioria no parlamento. Montenegro