#TBT do Blog: Governo Valmir Mariano e as “Mais de 260 obras”

COMPARTILHE:

O ano de 2016 iniciava com muita expectativa por conta do processo eleitoral que se aproximava. À época, o então gestor municipal, Valmir Mariano (PSD), buscava se reeleger, portanto, iniciava, naquele momento o seu último ano de mandato. Especulava-se que haveria um grande embate como a possibilidade de retorno do ex-prefeito Darci Lermen (no período citado ainda não tinha se filiado ao então MDB, configurando no quadro do PT).

Os articuladores políticos da gestão municipal de Mariano já tinham o mote da campanha: o homem que faz, das obras, da infraestrutura. Portanto, este “vale a pena ler de novo” do Blog, em mais uma edição do “TBT do Blog” te reapresenta mais um capítulo da história política de Parauapebas. Boa leitura.

Já não é novidade que a Prefeitura de Parauapebas espalhou pelos quatro cantos da cidade uma intensa propaganda em relação às obras que foram realizadas nesses três anos de gestão do prefeito Valmir Mariano (PSD). Na conta oficial do Palácio do Morro dos Ventos, já foram realizadas mais de 260 obras em toda a “capital do minério”. Todo governo tem o seu mote e Valmir busca emplacar como um gestor que faz perante o eleitorado. 

Se esse quantitativo – de fato – é verdadeiro como propaga o discurso palaciano (espera-se que sim pelo bem da cidade) será a grande plataforma para a campanha eleitoral que se aproxima. O que não se sabe são os detalhes ou as informações mais aprofundadas em relação às obras anunciadas. Quais seriam de grande impacto, de grande retorno à cidade ou esse quantitativo está levando em consideração também as mais simples, intervenções básicas, que passaram a configurar como “grandes” na contabilidade apresentada na propaganda oficial?

Como esperado, em ano de disputa eleitoral, os gastos com publicidade e propaganda dobram, até triplicam em alguns casos. Em Parauapebas não seria diferente. Ainda mais quando a disputa é por uma prefeitura bilionária como a da “capital do minério”. O marketing é um dos mais (ou o maior) instrumento de persuasão coletivo, sendo, em muitos casos, uma grande “válvula de escape”, ou até a salvação para governos impopulares ou que estão em baixos patamares avaliativos.

Conforme escrevi por diversas vezes, a avaliação do governo Valmir não está bem. As pesquisas de consumo interno encomendadas pelo Palácio do Morro dos Ventos fizeram acender a luz amarela no gabinete do prefeito. O poder do marketing terá que fazer efeito positivo logo, tornando o mandatário municipal competitivo, antes do início oficial da disputa eleitoral.

Mesmo com o atual cenário desfavorável, continuo afirmando, sem medo e sem “achismos” que o prefeito Valmir Mariano é o favorito para vencer as eleições em 2016, podendo ficar mais quatro anos no Palácio do Morro dos Ventos. Com a intensa agenda de entrega de obras nos próximos três meses, entre elas o novo Hospital Municipal, Valmir poderá reverter o jogo a seu favor. O marketing já está a todo vapor. Resta saber se ele será suficiente para manter o atual grupo no poder. A nós, só resta aguardar pelas cenas dos próximos capítulos. O ano promete. 

imagem: reprodução Internet. 

O blog no Twitter!