Uepa para todos que fazem ciência no Pará

Seguimos com a nossa série sobre a Universidade do Estado do Pará que tem a frente os Professores Clay Chagas e Ilma Pastana, respectivamente Reitor e Vice-Reitora da Uepa. Já dissemos aqui que, diante do forte apelo da comunidade acadêmica, este ano os dois deverão novamente compor chapa para consulta à comunidade que marca a escolha do novo Reitor. Este blog apurou que a chapa da atual gestão terá vitória certa tendo em vista que alunos e servidores aprovaram os quatro anos de mandato e querem que Prof. Clay e Profa. Ilma permaneçam na linha de frente da Universidade.

Desta vez vamos falar um pouco sobre os números que envolvem Pesquisa e Pós-Graduação, levando em consideração a importância do desenvolvimento de políticas de ciência e pesquisa na Amazônia. Os números deixam claro que, além de investimentos em estrutura física e equipamentos, o legado da atual gestão também transforma a vida dos estudantes paraenses que entram na Uepa em busca de pesquisas na pós-graduação.

Parcerias internacionais

Foram estabelecidos acordos com oito países da América Latina e do Caribe, ao aderir ao Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila) que ampliou para 237 o número de universidades conveniadas, para receber alunos da Uepa, através da mobilidade acadêmica internacional. Em 2024, também foi ampliada a parceria com a Shandong Normal University, da China, firmando acordo de Cooperação de Pesquisa e Pós-Graduação. Alguns dos estágios pós-doutorais têm sido realizados em universidades de países como Portugal, Argentina, Dinamarca e Estados Unidos, de modo a contribuir com o processo de internacionalização, que tem sido efetivado pela Uepa, com Instituições de Ensino Superior na China, Índia e EUA. A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) foi implementada, mediante a assinatura de um termo de parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR-ONU)

Pós-graduação

No artigo anterior apresentamos dados referentes ao crescimento expressivo no número de bolsas da graduação e da pós-graduação, mas vamos trazer novamente o avanço na pós para que você possa acompanhar. Na pós-graduação, as bolsas saltaram de 116 bolsas, em 2021, para 179, no mestrado. No doutorado, subiu de 37 para 82 bolsas. Estes números acontecem em 9 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionais e 1 em rede, 5 doutorados acadêmicos, 1 doutorado profissional e 1 em rede, totalizando 1.066 estudantes regulares nestes Programas.

Em 2021 foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e a Uepa para estabelecer parcerias para a formação de profissionais capacitados, por meio de formação stricto sensu. Através do convênio foi iniciada a oferta de cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Saúde na Amazônia (PPGESA).

A formação em lato sensu da Uepa é expressiva, conforme dados de 2024, em que há 15 residências multiprofissionais, 24 residências médicas e 5 cursos de especialização, totalizando 480 estudantes que ingressaram no ano de 2024.

Elenca-se, ainda, a criação da Diretoria de Inovação, Transferência Tecnológica e Empreendedorismo (DITTE) da UEPA vinculada à PROPESP, responsável por coordenar núcleos, coordenações e iniciativas que promovem a inovação, o empreendedorismo e a produção tecnológica na universidade, viabilizando apoio nas pesquisas dos programas de pós-graduação, fornecendo apoio na produção e depósito de ativos de propriedade intelectual, somando nos últimos 4 anos em 67 depósitos dentre patentes, programas de computador e desenhos industriais, sendo que, nos últimos 4 anos, conseguimos recuperar os efeitos do período pandêmico e voltamos à tendência ascendente no número de ativos depositados pela UEPA no INPI, ano após ano.

Qualificação de servidores

Atualmente, a UEPA conta com 84 servidores matriculados em cursos de pós-graduação, conforme Resolução nº 3.820/2022. Desse total, 17 são servidores técnicos e 67 são docentes. Quanto à distribuição por nível de formação, 8 servidores estão em programas de mestrado, 67 em doutorado e 9 em pós-doutorado. Durante os últimos 4 anos (2021-2024) a Uepa fomentou a qualificação de 215 servidores para cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além do processo de afastamento, redução de carga horária, a política da UEPA forneceu bolsas e auxílios.

Em 2023, lançamos o Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos (PROQTEC), tem como objetivo valorizar e qualificar o corpo técnico administrativo e operacional com nível superior da Universidade, com a oportunidade de acesso desses servidores em cursos de mestrado e doutorado, inicialmente nos PPGs da própria universidade. Já em 2024, a Uepa teve 29 vagas ofertadas, nos seguintes Programas de Pós-Graduação: Ciências Ambientais, Educação, Ensino em Saúde na Amazônia, Geografia e Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia.

Programas de sucesso na Uepa

Em 2021 a Uepa deu início ao programa Qualifica Saúde já ofertando 360 bolsas no valor de R$3.000,00 cada uma. Instituído pela lei n° 9.319, sancionada pelo governador Helder Barbalho em dezembro de 2021, o programa qualifica e valoriza os profissionais de saúde de média e alta complexidade, além de incentivar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos programas de residência médica. Além disso, a Uepa obteve aprovação para quatro projetos de Programas de Residência em Área Multiprofissional da Saúde, abrangendo diversas especialidades como Atenção à Saúde Mental, Atenção Básica – Saúde da Família, Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, e Atenção em Terapia Intensiva – Adulto, Pediátrica e Neonatal. As residências foram ofertadas em Tucuruí, Ananindeua e Santarém, totalizando 43 vagas. Em 2024 foram certificados 133 residentes formados nos 13 programas de Residência Médica oferecidos pela instituição na capital. Já a Residência Multiprofissional e Uniprofissional, voltada para a formação de profissionais de saúde nas mais diferentes áreas do conhecimento, formou 100 residentes.

Em 1º de abril de 2024 o Ministério da Saúde divulgou resultado final da seleção de projetos para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Equidade culminando em 6 aprovações da UEPA no programa incluindo os campi  da capital, Marabá, Altamira, Santarém, Parauapebas e Tucuruí. O PET- Saúde: Equidade 2024/2026 promoveu a integração entre SUS e a Uepa através de projetos de educação pelo trabalho em saúde, enfocando temas como equidade de gênero e saúde mental. Com uma equipe inicial de 60 pessoas em Belém, o programa se estendeu ampliando seu alcance comunitário e preparando novos profissionais da saúde para uma atuação colaborativa.

Implementação do Conselho da Pós-graduação Stricto Sensu

No início do mandato dos Professores Clay Chagas e Ilma Pastana, foi implementado o Conselho de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPA instituído pela RESOLUÇÃO Nº 2799/15-CONSUN, de 11 de fevereiro de 2015, todavia, não possuía efetivo funcionamento. A partir de 2021, a gestão superior, junto à PROPESP, compôs o referido Conselho com coordenadores e vice coordenadores dos programas de pós-graduação.

As discussões dentro do conselho estreitaram as relações entre os programas de pós-graduação e gestão superior culminando em atendimento de demandas relevantes como consultoria para submissão de propostas de grande porte e aprovação delas, como na chamada FINEP – Recuperação e preservação de acervos 2024 cuja aprovação de 4 subprojetos totalizou 8 milhões de reais em recursos.

Novos cursos de Mestrado e Doutorado

Em 2023 foram aprovados, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quatro novos cursos de pós-graduação stricto sensu da Uepa: Mestrado em Música, Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional, Doutorado em Ciências da Religião e Doutorado em Enfermagem, este último, em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tal como já ocorre com o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN).

A pós-graduação e, consequentemente, a pesquisa, receberam da gestão dos Professores Clay Chagas e Ilma Pastana, nos últimos quatro anos, total empenho na busca por melhorias e ampliação de conquistas. Os números, não apenas de bolsas, mas também de novos Programas e projetos, deixam claro que o trabalho desta gestão precisa seguir no caminho de novas conquistas para a educação superior pública do Estado do Pará.

Imagem: Acervo UEPA. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Nota de Repúdio ao jogo sujo das Fake News

O Blog do Branco vem a público externar o seu repúdio ao caso de produção e reprodução de conteúdo falso, as chamadas Fake News, e

A nova vitrine de Helder

Meses antes da eleição ao governo do Pará de 2018, o Blog do Branco anunciou que o então ex-ministro e candidato ao Executivo estadual paraense,

ESCOLAS MILITARES – SOLUÇÃO OU ENGODO?

Antes, eu quero explicar que este artigo não pretende entrar nos méritos técnicos, políticos ou pedagógicos da questão. Pretendo tão somente dar um testemunho da

Novamente os vereadores eleitos levam “bronca” da Justiça

Na última sexta-feira (09), os eleitos do último pleito municipal foram diplomados na sede da Justiça Eleitoral. Vereadores, prefeito e seu vice, receberam seus respectivos

FMI aumenta expectativa de crescimento do Brasil para 3,1% em 2023

A projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento da economia do Brasil em 2023 melhorou em 1 ponto percentual para refletir os resultados

Canaã: Josemira anuncia “pacotão” de R$ 75 milhões em investimentos

A prefeita Josemira Gadelha (MDB) assinou, na tarde da última quarta-feira (11), cinco ordens de serviço para um pacotão de obras que prevê mais de