Muito se comemorou com o anúncio feito no mês passado – com a presença do presidente Lula – mais um novo projeto da empresa na região, o batizado “Novo Carajás”, que investirá R$ 70 bilhões de 2025 a 2030. O projeto irá compreender as extrações de minério de ferro e cobre.
Deste montante, R$ 42 bilhões, ou seja, 60% do valor total será destinado ao Salobo, o maior projeto de extração de Cobre do Brasil, localizado em Marabá, mas com ampla maioria de sua mão-de-obra em Parauapebas. É justamente neste projeto que a empresa anunciou o desligamento de 157 funcionários, a maioria com mais de dez anos de serviços prestados.
O quantitativo impressiona, pois agora serão 157 famílias que, em alguns casos, perderão a única renda mensal.
Sobre o fato, a mineradora Vale emitiu nota à imprensa, com a seguinte justificativa: “A Vale Metais Básicos implementou um novo modelo organizacional no final do ano passado como parte do esforço para tornar o negócio mais ágil, descentralizado e competitivo. Essas mudanças envolvem todas as áreas do negócio, incluindo funções operacionais, administrativas e corporativas. A companhia reforça que segue comprometida com as operações no Brasil e com a transformação da Vale Metais Básicos em uma empresa líder na produção de metais para a transição energética”.
Imagem: reprodução