Rapidinhas do Branco. XXXIV

COMPARTILHE:

Grande feito

Na última sessão ordinária realizada no dia 21, os vereadores aprovaram dois projetos de lei. Um cria a Escola do Legislativo e o outro o Museu da Câmara Municipal de Parauapebas. Ambos serão gerenciados do Instituto Legislativo, sob o comando do competente Saulo Ramos, ex-secretário municipal de Cultura. O presidente da Casa, Rafael Ribeiro (MDB) foi muito elogiado pelo seus pares, por ter tido a iniciativa de valorização da história da cidade e de formação dos cidadãos.

I Semana do Conhecimento

Entre os dias 27 e 31 de março, por meio do Instituto Legislativo, acontecerá a I Semana do Conhecimento da Câmara de Parauapebas, que contará com diversos cursos, entre eles: a nova Lei de Licitações, Qualidade de Atendimento ao Público, Redação Oficial e Proposições Legislativas. Além dos cursos, voltados para os servidores, serão realizadas duas palestras abertas ao público em geral, no dia 27, a partir das 8 horas: Múltiplas Inteligências, como revolucionar o serviço público, com o servidor Reinan Clayton Barbosa; e Servidor Público e Servidor do Público, com o Ouvidor Geral do Estado do Pará, Arthur Houat Nery de Souza.

Creche em Vila

Na sessão da última terça-feira, 21, o vereador Rafael Ribeiro (MDB), que preside o parlamento, indicou a construção de uma creche na Vila Sanção, área rural de Parauapebas. Segundo ele: “a Vila Sanção é uma das mais tradicionais e importantes localidades de nossa área rural, ao longo do tempo vem recebendo cada vez mais serviços e equipamentos públicos, mas, são inúmeros os pedidos no sentido de que seja construída uma creche para atender dignamente às crianças daquela vila”.

Sem paciência

Depois de sucessivas manifestações que desencadearam fechamento de vias, o prefeito Darci Lermen (MDB) convocou diversas reuniões com o seu secretariado, algumas entraram pela madrugada. Pelo visto, o mandatário municipal percebeu que a sua gestão não está em um nível minimamente satisfatório, o que vem gerando muitas reclamações pela cidade. Lermen sabe que o ano corrente é o próximo serão muito importantes, melhor dizendo, definidores para o seu futuro político.

Forçação de barra

Tem agente político parauapebense que está forçando a barra para ser candidato a prefeito. Sabe-se que não. Está se cacifando politicamente, dizendo mirar no Executivo, mas o que o cidadão quer mesmo é fazer uma grande bancada de vereadores para controlar o legislativo e, de quebra, garantir duas secretarias. Só lembrando que forçação de barra na política não é bem visto pelo eleitorado.

Obras a todo vapor

As obras do prédio da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Parauapebas estão bem avançadas. O projeto está sob os cuidados da Secretaria Especial de Governo (Segov). Em breve teremos universitários parauapebenses e toda a região ganhando a oportunidade de estudar, se formar e conseguir contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade.

Mais um na lista

Como dito na coluna anterior, a lista de possíveis candidatos ao Palácio Antônio Lemos, cresce a cada dia. O mais novo nome a compor a numerosa relação é a do ex-governador Simão Jatene. O nome do ex-tucano vem sendo cogitado nos bastidores. Pelas atuais circunstâncias políticas com pitadas de rancor, não se pode descartar essa possibilidade. A ver.

De olho em 2026

Uma fonte com grande entrada pelos corredores do parlamento estadual, disse ao colunista que o presidente Chicão (MDB) assumirá o comando do partido no Pará, com objetivo de organizar a legenda para as eleições municipais do próximo ano. A oportunidade será importante para o mesmo pleitear junto ao governador Helder Barbalho, que seja o seu sucessor em 2026. A ver. A única certeza é que o mandatário estadual deixe o cargo em abril de 2026 para concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal.

Meninas superpoderosas

As deputadas federais Alessandra Haber e Renilce Nicodemos, ambas do MDB paraense, foram efetivadas como titulares da poderosa Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A CCJ é a comissão mais importante da Câmara dos Deputados. Possui 66 membros titulares e igual número de suplentes. Quase tudo passa pela citada comissão. Haber foi a mais votada

Ranking da vergonha 

Belém, Ananindeua e Santarém estão entre as cidades com pior saneamento do Brasil. O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, divulgou na última terça-feira (22), o Ranking do Saneamento, com índices de água tratada, coleta e tratamento de esgoto nos municípios brasileiros. O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), comemorou em suas redes que o município subiu nove posições no ranking. O que dizer…

Conta aprovada com ressalvas

O Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) emitiu parecer prévio recomendando que a Câmara Municipal aprove, com ressalvas, as contas de 2021 da chefe do Poder Executivo do Município de Eldorado dos Carajás, Iara Braga Miranda. A Corte de Contas aplicou multas pelas falhas cometidas. As decisões foram tomadas durante a 11ª Sessão Ordinária do Pleno, realizada na última terça-feira (21), sob a condução do conselheiro Antônio José Guimarães, presidente da Corte de Contas, e do conselheiro Lúcio Vale, vice-presidente do TCMPA.

Dinheiro na conta

Em razão ao equilíbrio fiscal e à organização financeira em que o Estado se mantém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), iniciará na próxima quarta-feira (29), o pagamento dos servidores públicos estaduais referente ao mês de março.

Empréstimo salvador 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) anunciou na última quarta-feira (22), a assinatura do contrato de empréstimo com a Caixa Econômica Federal no valor de R$100 milhões para o município. O valor será aplicado em obras de infraestrutura na cidade, como a nova Senador Lemos, o Mercado de São Brás e a revitalização do Ver-o-Peso.

Mandato cassado

Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou na sessão ordinária da última quinta-feira, 23, o mandato do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB), e seu vice, Jairo Holanda, do mesmo partido. Ambos foram condenados por 4 votos a 3 à cassação do diploma, por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições. Com a decisão, Siqueira torna-se inelegível por 8 anos, e que nova eleição seja realizada de imediato no citado município. Por não ter sido uma decisão unânime, cabe o prefeito afastado recorrer da sentença.

Soprando velinhas

Quem está comemorando mais um ano de vida é o presidente estadual do PSDB, o ex-deputado federal e atualmente presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Nilson Pinto. A coluna deseja felicidades e muitos anos de vida ao tucano. Aproveitando o ensejo, o que se diz por ai é que o citado aniversariante vem trabalhando forte para que o partido volte a conquistar importantes espaços políticos depois das eleições municipais do próximo ano.

O blog no X