Vereador Fred Sanção solicita instalação de Impostômetro em Parauapebas

Com a finalidade de informar, em tempo real, a arrecadação de impostos, taxas e contribuições do município, estado e União relacionados diretamente a Parauapebas, o vereador Fred Sanção (PL) propôs ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 469/2025, a instalação de um “Impostômetro” em um local de grande circulação da cidade.

Em sua justificativa, o vereador argumentou que “essa ferramenta representará um importante avanço em transparência pública, pois permitirá que os cidadãos acompanhem, de forma clara e constante, o volume de recursos captados pela administração pública”. Ele acredita que a iniciativa fortalecerá o controle social e incentivará a participação popular na fiscalização e no direcionamento dos investimentos públicos.

Transparência e educação fiscal

No entendimento de Fred Sanção, o Impostômetro não teria apenas a função de informar, mas também de educar e conscientizar os contribuintes sobre a relevância do pagamento dos tributos e seu impacto direto na manutenção dos serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

De acordo com o parlamentar, a proposta também “atende a uma promessa de campanha do atual Prefeito Municipal, que se comprometeu publicamente a implantar esse dispositivo como forma de assegurar maior transparência na gestão fiscal”. Para o vereador, a concretização desse compromisso “fortalecerá a credibilidade do governo e demonstrará respeito para com os eleitores e toda a sociedade parauapebense”.

Fred Sanção enfatizou que, em um cenário de queda na arrecadação municipal, “a instalação do Impostômetro se torna ainda mais necessária para que o cidadão possa acompanhar, em tempo real, as variações nas receitas e exercer sua cidadania com base em informações precisas e atualizadas”. Por fim, o vereador ressaltou que o custo do equipamento é baixo se comparado ao impacto positivo que pode gerar na relação entre governo e sociedade.

A Indicação nº 469/2025 foi apreciada e aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (12). Logo depois, foi encaminhada para análise do prefeito Aurélio Goiano.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Após cinco anos, ANM aprova expansão da mineradora Ligga no Pará

ANM (Agência Nacional de Mineração) aprovou no último dia 24 projeto da mineradora Ligga, em Parauapebas (PA), que prevê a produção adicional de 1 milhão

‘Pará estará aberto para o mundo na COP 30’, diz governo do Estado

Na COP 28, em Dubai, ao participarem de um evento que discutiu os desafios para sediar a COP 30, em Belém, a vice-governadora do Estado,

Futuro de Biden

Amanhã, 08, o Congresso Americano, aquele invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, terá um dia decisivo. Ocorrerá a eleição do que se chama por

A ressignificação da Seleção Brasileira?

Indiscutivelmente, a seleção brasileira de futebol é a melhor do mundo por sua história de conquistas, a única que venceu cinco vezes uma Copa do

Rapidinhas do Branco – XL

Tião definiu Lá pelas beiradas da junção dos rios Tocantins e Itacaiúnas, a disputa eleitoral começa a esquentar. O prefeito Tião Miranda (PSD) enfim definiu

PSD SE REÚNE, MAS NÃO SE UNE

Corvus oculum corvi non eruit… essa expressão, em sua tradução literal, significa “um corvo não arranca o olho de outro corvo”; normalmente refere-se ao comportamento