A quem interessa em meio a uma pandemia, criar ou propagar informações que visem causar dúvidas e até transtorno? Pois bem, há, infelizmente, pessoas que se propõem a isso. Desde o último sábado (23), circula em diversas plataformas digitais um vídeo do prefeito Darci Lermen (MDB), em que o mandatário municipal anuncia diversas medidas restritivas para conter a proliferação e contágio do novo coronavírus, em Parauapebas.
O vídeo com quase três minutos, esmiúça as decisões que, naquele momento, definia qual segmento econômico poderia ou não funcionar, além de endurecer a circulação de pessoas. Vale lembrar que tal documento lido no vídeo (decreto) era tornado público por conta do momento da pandemia no Pará, que atingiu o seu ápice em meados de maio de 2020.
A fim de confundir a população e gerar questionamentos, o mesmo vídeo foi espalhado em diversas redes sociais como se o seu conteúdo tivesse alguma ligação com o momento que vivemos. Pura falsa informação.
Na semana passada, o governador Helder Barbalho anunciou mudanças no bandeiramento das regiões paraenses, via decreto, retornado com algumas medidas restritivas. A região de Carajás, a qual Parauapebas está situada, passou a adotar o bandeiramento laranja, que impõe algumas restrições, sobretudo, relacionado aos horários de funcionamento e lotação de estabelecimentos. Não determina o fechamento, desde que sigam as recomendações do decreto.
Portanto, as medidas anunciadas pelo prefeito Darci Lermen no vídeo que circula em diversas redes sociais, não condiz com a realidade. Foram anunciadas em outro contexto, em outro momento. Mais uma notícia falsa com a finalidade de criar atrito entre a sociedade e Poder Público Municipal.
Abaixo o vídeo que foi tirado de contexto.