Aeroporto de Canaã: Prefeitura recebe Infraero em visita técnica

O município de Canaã dos Carajás recebeu, na quarta-feira (19), membros da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A visita contou com a presença do diretor de operações e serviços técnicos, Eduardo Gonzaga, e do superintendente de engenharia, Adelcio Guimarães. Eles realizaram um sobrevôo na área destinada à construção do aeroporto e realizaram uma reunião administrativa com a presença da prefeita Josemira Gadelha, da secretária de Planejamento, Barbara Andrade, do engenheiro responsável pela supervisão do projeto, Eugênio Gadelha, e dos secretários de Governo e Meio Ambiente, Adam Carlos Amorim e Marcos Vinícius Nascimento.

A visita da Infraero faz parte do projeto de construção do aeroporto. Segundo Eduardo Gonzaga, o aeroporto será um vetor de desenvolvimento para o município. “O terreno está bem localizado e em condições muito boas. Sem nenhum impeditivo físico, ou seja, obstáculos que possam comprometer a construção.”, afirmou.

Em reunião com Infraero e SAC, Canaã dá passo importante para a construção do aeroporto

Na última semana, a prefeita Josemira Gadelha assinou o protocolo oficial do convênio de delegação com a Secretaria Nacional de Aviação (SAC), que concede à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás o direito de construir e gerenciar um aeroporto. O documento foi firmado junto ao secretário nacional de aviação, Tomé Barros. O objetivo é construir um aeroporto de voos domésticos e internacionais, sendo também um terminal de cargas.

O município também enviou à SAC a documentação necessária para o desenvolvimento do projeto aeroportuário. A área disponível para construção do aeroporto foi desapropriada em dezembro de 2024 e fica entre a Transcarajás e a VE-3, na zona rural. A estimativa é que, após construído, o local abrigue o maior aeroporto do sul e sudeste do Pará, atendendo, aproximadamente, 1 milhão de habitantes, em toda a região.

Ainda na agenda, o governo se reuniu com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, para tratar de assuntos administrativos da obra. “Nossa diretoria e corpo técnico estão à disposição para ser parte da solução. Otimizar os recursos no menor espaço de tempo possível, transformar o sonho em realidade e atender a região. Esse é o nosso compromisso com Canaã, com o Pará e com todo o Brasil.”, afirmou Barzellay.

Histórico

O planejamento do aeroporto municipal teve início em março de 2021. O governo municipal promoveu um encontro online com o consultor de negócios da Infraero, Eduardo Rizzoto e o coordenador de Novos Negócios, Michael Noleto. Ainda em outubro de 2021, uma comitiva esteve na sede da Infraero, em Brasília, onde foi feita uma apresentação de uma proposta de desenvolvimento do aeroporto.

Em julho de 2022, foi assinada a ordem para o estudo de viabilidade da obra, com a presença do superintendente de Engenharia da Infraero, Bruno Velloso. Em outubro de 2022, a gestão promoveu um encontro no município para discutir a elaboração de um plano de construção para o aeroporto da cidade. Além da Infraero, representantes de companhias aéreas, como Azul e GOL, empresários do município e representantes da sociedade civil estiveram presentes para acompanhar de perto os próximos passos do projeto. Em outubro de 2024, foi sancionada a lei que autoriza a desapropriação de área para a construção de aeroporto. O local fica na VE-3.

Com informações de Secom – PMCC

Imagem: Carol de Andrade

#veja mais

Eleições 2024: TRE do Pará realiza ações da Auditoria da Votação Eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) vem promovendo uma série de ações pensando na realização da Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições

Eleições 2022: Destak aponta liderança de Flexa, Helder e Lula no Tapajós

Na pesquisa Destak realizada neste mês de agosto nos 23 municípios que fazem parte da área do projeto de criação do estado do Tapajós, no

Rapidinhas do Branco – CIV

República da OAB Um fato curioso chama a atenção na montagem do governo do prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante): o grande quantitativo de advogados que

Alepa aprova inclusão expressa da igualdade entre homens e mulheres na Constituição do Pará

A inclusão expressa da igualdade de homens e mulheres em direitos e obrigações na Constituição do Estado do Pará foi aprovada nesta terça-feira (18), por

Obras da Usina da Paz avançam em Marabá

A Usina da Paz em Marabá, localizada na região de integração do Carajás, no sudeste do Estado do Pará, foi anunciada pelo governador Helder Barbalho

MDB é o partido com maior número de filiados no Brasil

De acordo com estatísticas divulgadas esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 15,7 milhões de brasileiros são filiados a algum partido político. O