Alepa aprova proposta de redução de juros e multas relacionadas a tributos estaduais

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), presidida pelo deputado Chicão (MDB) aprovaram, nesta terça-feira (29), a proposta de redução de juros e multas relacionadas a tributos estaduais. De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei (PL) nº 611/2024 dispõe sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) e sobre a Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM).

O PL diz que serão abrangidos os créditos relativos a fatos geradores que tenham ocorrido até 30 de abril de 2024, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados. A proposta também compreende o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) vencido até 30 de abril de 2024, constituído ou não, inscrito ou não em dívida ativa, ajuizada ou não a sua cobrança, se o contribuinte assim optar formalmente até a data de 29 de novembro de 2024.

O programa prevê um escalonamento da redução dos juros e das multas de 95% a 50%, conforme opção do contribuinte pelo pagamento integral ou pelo parcelamento em até 60 parcelas. O objetivo do projeto de lei é permitir que as empresas se regularizem perante a Fazenda Pública estadual e que o Pará mantenha o seu equilíbrio fiscal, possibilitando o desenvolvimento da economia paraense.

“A proposta traz a possibilidade de redução de valores para pagamento à vista, assim como reduções de multas e juros para os contribuintes. Isso é mais uma oportunidade de regularização fiscal para todos os contribuintes que estão em débito com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa/PA)”, esclarece Iran Lima (MDB), deputado estadual e líder de governo na Alepa.

Com o objetivo de uma distribuição mais eficiente das competências dos órgãos e entidades estaduais envolvidos no processo de criação e gestão das Unidades de Recuperação da Vegetação Nativa, a Alepa acatou, da mesma forma, a proposta nº 583/2024, de autoria do Poder Executivo. A matéria altera a Lei Estadual nº 10.259, de 11 de dezembro de 2023, que institui a Unidade de Recuperação da Vegetação Nativa no Pará.

Em mensagem encaminhada à Casa de Leis, o governador Helder Barbalho disse que “a proposta visa também ao aumento da atratividade e da segurança jurídica nas concessões de Unidades de Recuperação da Vegetação Nativa. As mudanças têm por objetivo conferir maior clareza à norma vigente, contribuindo para a concretização dos seus fundamentos”.

Judiciário e advocacia pública

Ainda foram aprovados quatro projetos enviados por outros órgãos. O Projeto de Lei Complementar nº 11/2024, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), altera a redação do caput e dos §§ 1º, 2º e 3º do art. 189 da Lei Estadual nº 5.008, de 10 de dezembro de 1981, que dispõe sobre o Código de Organização Judiciária do Estado.

Já o Projeto de Lei Complementar nº 7/2024, do Ministério Público do Pará (MPPA), altera dispositivos da Lei Complementar Estadual nº 057, de 6 de julho de 2006.

O Projeto de Lei nº 514/2024, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), altera a Lei nº 9.709, de 20 de setembro de 2022, que dispõe sobre as vantagens funcionais dos conselheiros do órgão; e, por fim, o Projeto de Lei nº 515/2024, também do TCE/PA, altera a Lei nº 9.683, de 1º de setembro de 2022, que dispõe sobre as vantagens funcionais dos auditores, também denominados conselheiros substitutos deste tribunal.

Por Andrea Santos- AID – Comunicação Social – Edição: Natália Mello – AID – Comunicação Social

Foto: Ozéas Santos (AID/ALEPA)

#veja mais

Declaração do Imposto de Renda 2023 entra na reta final

A temporada de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2023, ano-base 2022, acontece entre 15 de março e 31 de maio. Cerca

Helder anuncia aumento salarial aos servidores estaduais

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (07), por meio das redes sociais, o envio à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) do projeto

Eleições 2024: em Itaituba, pesquisa aponta liderança de Wescley Tomaz para prefeito

O deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) lidera a disputa para prefeito de Itaituba (PA), 11º município mais populoso do Pará, de acordo com a nova

FPM: maio termina com saldo positivo para as prefeituras

Maio foi positivo para as prefeituras no que diz respeito aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Levantamento do Brasil 61 aponta que

Eleições 2020: em Parauapebas, pesquisa avalia gestões federal, estadual e municipal, além da disputa pela PMP

O Instituto Skala foi a campo entre os dias 23 e 24 de Setembro em Parauapebas e entrevistou 808 eleitores. Tal levantamento foi registrado no

IR 2025: veja 10 erros que podem comprometer a declaração

Os contribuintes têm até o dia 30 de maio para encaminhar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Em meio a documentos, comprovantes