Boletim Focus: Mercado eleva projeção da Selic em 2025 a 12% e vê inflação mais alta

Analistas consultados pelo Banco Central subiram novamente sua projeção para o nível da Selic no próximo ano, em meio a expectativas mais altas para o avanço do IPCA neste ano e nos próximos dois, elevando também as previsões para as cotações do dólar, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a mediana das expectativas para a taxa básica de juros ao fim do próximo ano agora é de 12,00%, de 11,50% na semana anterior.

Para 2024, a projeção para a Selic, atualmente em 11,25%, manteve-se em 11,75% pela sétima semana consecutiva. O BC volta a se reunir em dezembro para a última decisão de política monetária do ano. A mudança na previsão ocorre na esteira da divulgação da ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na terça-feira. No documento, os membros afirmaram que deterioração adicional das expectativas de mercado para a inflação à frente pode levar a um prolongamento do ciclo de aperto dos juros básicos.

O BC também reforçou a defesa da adoção de medidas fiscais pelo governo, argumentando que ações nesse sentido podem induzir o crescimento econômico. O Executivo tem prometido o anúncio de um pacote de medidas de contenção de gastos a fim de garantir a sustentação do arcabouço fiscal. Neste mês, o Copom decidiu acelerar o ritmo de aperto nos juros ao elevar a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, em decisão unânime de sua diretoria que não indicou os próximos passos da política monetária.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda um aumento na projeção para o IPCA neste ano pela sétima semana consecutiva, agora com alta de 4,64% — acima do teto da meta perseguida pelo BC –, ante 4,62% há uma semana. Em 2025, o avanço do índice deve chegar a 4,12%, acima dos 4,10% projetados anteriormente, e em 2026 a conta subiu a 3,70%, de 3,65%. O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Houve aumento ainda na expectativa para a cotação do dólar em 2024, agora em 5,60 reais, de 5,55 reais na semana anterior. No final do próximo ano, a moeda norte-americana deve atingir 5,50 reais, segundo os analistas, ante 5,48 reais há uma semana. Sobre o PIB brasileiro, a previsão é de que a economia do país cresça 3,10% neste ano, mesma expectativa da semana anterior. Em 2025, a projeção é de que a expansão seja de 1,94%, também repetindo o dado da pesquisa anterior.

Com informações de InfoMoney (Via Reuters)
Imagem: reprodução
Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Helder anuncia aumento salarial aos servidores estaduais

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta segunda-feira (07), por meio das redes sociais, o envio à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) do projeto

PSL é governo?

O Partido Social Liberal (PSL), a legenda partidária que mais cresceu na última eleição, e que teve o seu desenvolvimento com base na “onda bolsonarista”

A fome flagrante

É como muita tristeza que se acompanha o que está acontecendo no Brasil. A fome voltou à realidade brasileira com toda a força, infelizmente. Ela

Manual para entender o mais novo capítulo da Guerra da Síria

A guerra civil na Síria voltou aos holofotes depois que uma nova coalizão rebelde lançou um ataque surpresa, capturando duas grandes cidades e quebrando o

Soraya Thronicke será a candidata do Podemos à Presidência do Senado

A presidente nacional do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), anunciou o lançamento da candidatura da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) à sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

MDB mantém o controle da Câmara de Vereadores de Belém

Na tarde desta quinta-feira (13), em Sessão Preparatória para eleição da Mesa Diretora biênio 2023/2024, foi definida a composição da nova Mesa Diretora, através de