Caged: geração de emprego no país aumentou. Em Carajás alguns municípios demitiram mais

COMPARTILHE:

Com grande atraso justificado por conta do atraso da Dataprev no repasse de informações devido à necessidade de realizar um novo processamento de dados, ontem foi divulgado os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril (que deveriam ter sidos divulgados em maio). No balanço geral, foram gerados 196,9 mil empregos com carteira assinada, tal margem é, na verdade, a diferença entre resultado da diferença entre 1,85 milhão de contratações e 1,66 milhão de demissões registrados em abril.

Tal desempenho gerou uma queda na taxa de desemprego no Brasil, segundo os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que agora está em 10,5% no trimestre encerrado em abril, o menor índice desde 2016. Todavia, a falta de trabalho ainda assola 11,3 milhões de brasileiros.

Apesar do cenário favorável, se compararmos com o primeiro quadrimestre de 2021, a geração de empregos de carteira assinada caiu. No ano passado foram gerados no mês período 894,7 mil empregos, contra as 770,6 mil vagas de 2022. Os números do Caged de abril de 2022 mostram que foram criados empregos formais em quatro dos cinco setores da economia (por ordem na geração de emprego formal): serviços, indústria, construção civil e comércio. Quem apresentou saldo negativo foi a agropecuária.

Região de Carajás

O Blog do Branco quis saber como andou a geração de empregos formais e o nível de demissão nos municípios de Parauapebas, Curionópolis, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás e Marabá. Apenas os dois últimos tiveram saldo positivo, ou seja, geraram mais empregos de carteira assinada do que demitiram.

Parauapebas: em abril, ocorreram 2.776 admissões, enquanto 2.975 pessoas foram demitidas: saldo de – 199;

Curionópolis: em abril, ocorreram 60 admissões e 87 desligamentos: saldo de – 27;

Canaã dos Carajás: em abril, 1.234 pessoas foram admitidas, enquanto 1.316 pessoas foram desligados: – 82;

Eldorado dos Carajás: em abril, 65 empregos foram gerados, enquanto 50 pessoas foram demitidas: 15;

Marabá: em abril, 1.717 pessoas foram admitidas, enquanto 1.657 perderam seus empregos formais: 60.

Imagem: Correio do Cidadão. 

O blog no X