Eleições 2022: prefeito de Brasil Novo é acusado de ameaçar e agredir adversários políticos

COMPARTILHE:

Ontem, um grave fato ocorreu nas ruas do município de Brasil Novo, pertencente à mesorregião do Sudoeste paraense. O candidato a deputado estadual Marquinho (Podemos) foi ameado de morte durante caminhada realizada nesta terça-feira (20) na citada municipalidade. Quem o ameaçou, armado, foi prefeito Weder Makes Carneiro (MDB), conhecido como “Pirica”. Ele teria impedido a realização do evento, fez ameaças e chegou a agredir a filha de Marquinho. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil da cidade.

“Estávamos fazendo uma caminhada em Brasil Novo, onde fomos agredidos pelo prefeito Pirica e os seus capangas, sacando arma. Tenho certeza que os homens e as mulheres de bem de Brasil Novo não comungam com este tipo de situação, de ditadura”, disse, em vídeo, após o episódio, o candidato do Podemos à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).

“Fica aqui o nosso repúdio, e vamos até as últimas instâncias para tomar providências, porque não aceitamos esse tipo de coisa, isso fere a democracia e o princípio dos direitos de homens e mulheres. Lamentavelmente estamos vivenciando isso”, ressaltou Marquinho, ex-vereador em Altamira, onde reside.

De acordo com o BO (Boletim de Ocorrência) lavrado na Polícia Civil em Brasil Novo, Marquinho foi abordado pelo prefeito durante caminhada. O gestor emedebista teria utilizado duas caminhonetes para impedir o evento político na cidade.

Em seguida, Pirica pegou a arma que portava, gesticulando o saque dela. Além dele, uma segunda pessoa de sua comitiva também teria sacado uma pistola, ocasionando tumulto generalizado e pânico entre os presentes na caminhada.

O BO ressalta ainda que o prefeito também teria agredido fisicamente a vereadora Thais Nascimento (PL), 27 anos, filha de Marquinho. Segundo o relato da parlamentar, Pirica ameaçou de morte seu pai. “Chama ele aqui, que vou dar tiro na cara dele, que aqui ele não faz o que fez em Altamira, aqui tem dono”, teria dito Pirica.

Com 56 anos, o ex-vereador Marquinhos é a indicação do Podemos para disputar uma vaga entre as 41 disponíveis na Alepa, representando Altamira, região do Xingu, BR-163 e municípios no entorno.

Com a palavra as autoridades responsáveis…

O Blog do Branco deixa o espaço aberto para manifestações dos envolvidos.

Com informações de Jeso Carneiro (adaptado pelo Blog do Branco).

Imagem: Prefeitura de Brasil Novo. 

O blog no X