Deixou de ser novidade que o município de Canaã dos Carajás se tornou uma referência em gestão pública no Pará, como também a prefeita Josemira Gadelha, do MDB, vem sendo elogiada pelos quatro cantos do território paraense. Esse reconhecimento deixou de ficar só nas palavras e vem sendo exposto em eventos, como no caso do encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), realizado entre os dias 10 e 11 do mês corrente.
Com o tema “A contribuição do controle interno para o sucesso da gestão”, Josemira expôs aos presentes os pilares principais de sua gestão, com foco na transparência e eficiência, visando sempre o desenvolvimento regional. A mandatária canaãense detalhou os quatro pilares estratégicos que orientam sua gestão: planejamento e controle orçamentário, diversificação econômica, investimentos em infraestrutura e programas de garantia de direitos sociais.
Gadelha descreveu os grandes eventos que a cidade realiza anualmente; reforçou a importância de se investir em infraestrutura para além dos limites territoriais da Terra Prometida. Um ponto que chamou a atenção positivamente dos presentes foi a participação feminina na política. Em sua gestão, a citada gestora deixou claro o seu orgulho de ter fomentado a presença feminina na gestão. Por exemplo, em 2020, 50% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres; em 2025, esse número subiu para 72%. Já o aumento do quadro de agentes públicos femininos foi de 15% para 52%.
Foi destacado também a importância da gestão participativa e tecnológica através do aplicativo Conecta Canaã. A utilização dessa ferramenta representa um passo significativo rumo à modernização da administração pública, permitindo um monitoramento multifinalitário que otimiza recursos e garante transparência nas ações governamentais.
Foto: Diego Barbosa



