Eleições 2022: registrada a primeira pesquisa no Pará

O Instituto Mentor abriu as fileiras dos levantamentos registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Pará para as eleições de 2022. A pesquisa aferiu a preferencia do eleitorado para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal (faltou, portanto, para o parlamento estadual).

Está registrada sob o número PA-08998/2022, com levantamento de campo (aplicação de formulários) em três municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB): Belém, Ananindeua e Marituba, que somam, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2,5 milhões de habitantes. O levantamento quis saber a preferência do eleitorado para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2022.

O instituto Mentor informou que realizou 576 entrevistas distribuídas nos 8 distritos de Belém; 189 entrevistas em 11 bairros de Ananindeua e 45 entrevistas realizadas em três bairros de Marituba. Ao todo, o registro da pesquisa informa que foram entrevistadas 810 pessoas. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, o que, digamos, tornou-se margem padrão em pesquisas eleitorais.

Presidente – Estimulada:

No formato em que se apresenta os nomes ao entrevistado, o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga. O petista atinge 43,7% das intenções de votos. Em segundo, vem o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 28,3%; Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 7,8%; em quarto o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) com 4,7% e fechando a lista o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) com 1,5%. Os que afirmaram não que sabem ou que não quiseram responder somou 7,2% e os que declararam votar Branco ou Nulo atingiu 6,9%.

Governador – Estimulada:

Quando se apresentou os nomes ao entrevistado, o governador Helder Barbalho (MDB) registrou larga vantagem sobre os que se colocam como os seus possíveis adversários na campanha eleitoral. O atual mandatário paraense atingiu 62,6%, ou seja, venceria com folga já no primeiro turno. O segundo mais bem colocado é o ex-governador Simão Jatene (ainda no PSDB) com 6,4%. Em terceiro aparece o senador Paulo Rocha (PT) com 4,1%; o senador Zequinha Marinho (PL) que se apresenta como o candidato do presidente Bolsonaro no Pará, marcou apenas 3,5%. Os que declararam indecisos chegou a 11,5% e os que pretendem votar em Branco somou 10,2%.

Senado – Estimulada:

A disputa pela única cadeira ao Senado Federal, promete muita disputa no Pará. A pesquisa mostrou que a atual Secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal (REDE), aparece muito na liderança, com 24,8% das intenções de voto; o segundo lugar é ocupado pelo ex-senador Mário Couto (PL), com 10,4%; seguido de perto pelo ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) com 9,6%. O deputado federal Beto Faro (PT) que já anunciou a sua pré-candidatura ao Senado, somou 2,8%. Fechando a lista aparece o ex-senador tucano, Flexa Ribeiro com 2,6%. Na disputa para o Senado Federal, o levantamento apontou uma alto índice dos que não sabem ou não quiseram responder: 28,5%. Já os que declararam votar em Branco ou Nulo somou 21,2%.

O Instituto Mentor quis saber também a preferência do eleitorado em relação a disputa pelo parlamento federal, em que o Pará detém 17 assentos. Assim como para o Senado, novamente a atual secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal (Rede) lidera. A atual deputada federal, Elcione Barbalho (MDB), mãe do governador Helder, vem em segundo.

Enfim, saiu a primeira pesquisa registrada em relação ao processo eleitoral no Pará, em 2022. De partida, ela confirma alguns cenários, dentre eles o amplo favoritismo de Helder Barbalho, que poderá, quem sabe, vencer em primeiro turno. Conforme adiantado pelo Blog do Branco, as emoções deverão ficar para a disputa ao Senado Federal. Quem será o candidato do governador? Dois nomes disputam esse apoio.

O jogo verdadeiramente começou. A largada foi dada.

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Mineração e água, ambos em rota de colisão

Na edição do último dia 01, o jornal Diário do Pará, apresentou matéria sobre o uso da água pelo setor produtivo paraense, em especial o

O ÚLTIMO A SAIR, APAGUE A LUZ!

Ontem, 22, um grupo de membros do PSD (Partido Social Democrático), inclusive fundadores, reuniu-se no auditório do colégio APROV para fazer algo inusitado: um evento

Efeito Bolsonaro sob uma Direita dividida em Parauapebas

Está confirmada a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michele Bolsonaro, ambos do PL, a Parauapebas, no próximo dia 08, com intuito

Implosão da “República de Ananindeua”

O termo “implosão” nada mais é do que uma explosão interna. Tal referência tornou-se bem usual quando se trata do tabuleiro político-eleitoral de Ananindeua. Nuvens

Alepa aprova Projetos do Executivo em sessão ordinária desta terça-feira (11)

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, na manhã desta terça-feira (11), três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. A proposição

Maduro rebate Milei após argentino sugerir união de países para sancionar Venezuela

Em entrevista no último domingo (31) ao jornalista Andrés Oppenheimer, da CNN, Milei foi questionado se adotaria medidas para “promover a democracia” na Venezuela. “Aqui