Eleições 2022: registrada a primeira pesquisa no Pará

COMPARTILHE:

O Instituto Mentor abriu as fileiras dos levantamentos registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Pará para as eleições de 2022. A pesquisa aferiu a preferencia do eleitorado para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal (faltou, portanto, para o parlamento estadual).

Está registrada sob o número PA-08998/2022, com levantamento de campo (aplicação de formulários) em três municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB): Belém, Ananindeua e Marituba, que somam, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2,5 milhões de habitantes. O levantamento quis saber a preferência do eleitorado para os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal, no período de 17 a 21 de fevereiro de 2022.

O instituto Mentor informou que realizou 576 entrevistas distribuídas nos 8 distritos de Belém; 189 entrevistas em 11 bairros de Ananindeua e 45 entrevistas realizadas em três bairros de Marituba. Ao todo, o registro da pesquisa informa que foram entrevistadas 810 pessoas. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, o que, digamos, tornou-se margem padrão em pesquisas eleitorais.

Presidente – Estimulada:

No formato em que se apresenta os nomes ao entrevistado, o ex-presidente Lula (PT) lidera com folga. O petista atinge 43,7% das intenções de votos. Em segundo, vem o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 28,3%; Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 7,8%; em quarto o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) com 4,7% e fechando a lista o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) com 1,5%. Os que afirmaram não que sabem ou que não quiseram responder somou 7,2% e os que declararam votar Branco ou Nulo atingiu 6,9%.

Governador – Estimulada:

Quando se apresentou os nomes ao entrevistado, o governador Helder Barbalho (MDB) registrou larga vantagem sobre os que se colocam como os seus possíveis adversários na campanha eleitoral. O atual mandatário paraense atingiu 62,6%, ou seja, venceria com folga já no primeiro turno. O segundo mais bem colocado é o ex-governador Simão Jatene (ainda no PSDB) com 6,4%. Em terceiro aparece o senador Paulo Rocha (PT) com 4,1%; o senador Zequinha Marinho (PL) que se apresenta como o candidato do presidente Bolsonaro no Pará, marcou apenas 3,5%. Os que declararam indecisos chegou a 11,5% e os que pretendem votar em Branco somou 10,2%.

Senado – Estimulada:

A disputa pela única cadeira ao Senado Federal, promete muita disputa no Pará. A pesquisa mostrou que a atual Secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal (REDE), aparece muito na liderança, com 24,8% das intenções de voto; o segundo lugar é ocupado pelo ex-senador Mário Couto (PL), com 10,4%; seguido de perto pelo ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB) com 9,6%. O deputado federal Beto Faro (PT) que já anunciou a sua pré-candidatura ao Senado, somou 2,8%. Fechando a lista aparece o ex-senador tucano, Flexa Ribeiro com 2,6%. Na disputa para o Senado Federal, o levantamento apontou uma alto índice dos que não sabem ou não quiseram responder: 28,5%. Já os que declararam votar em Branco ou Nulo somou 21,2%.

O Instituto Mentor quis saber também a preferência do eleitorado em relação a disputa pelo parlamento federal, em que o Pará detém 17 assentos. Assim como para o Senado, novamente a atual secretária estadual de Cultura, Úrsula Vidal (Rede) lidera. A atual deputada federal, Elcione Barbalho (MDB), mãe do governador Helder, vem em segundo.

Enfim, saiu a primeira pesquisa registrada em relação ao processo eleitoral no Pará, em 2022. De partida, ela confirma alguns cenários, dentre eles o amplo favoritismo de Helder Barbalho, que poderá, quem sabe, vencer em primeiro turno. Conforme adiantado pelo Blog do Branco, as emoções deverão ficar para a disputa ao Senado Federal. Quem será o candidato do governador? Dois nomes disputam esse apoio.

O jogo verdadeiramente começou. A largada foi dada.

O blog no X