CMP aprova indicação de Fred Sanção que cria Comissão Interinstitucional de Fiscalização de Serviço de Energia Elétrica

Na última sessão ordinária (15), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou a Indicação nº 168/2025, de autoria do vereador Fred Sanção (PL), que propõe ao Poder Executivo a criação de uma Comissão Interinstitucional de Avaliação da Prestação do Serviço de Energia Elétrica no município.

O parlamentar justificou a proposta como uma medida “estratégica e urgente”, para enfrentar os recorrentes problemas no fornecimento de energia elétrica, que afetam a vida da população, o funcionamento de serviços essenciais e o desenvolvimento econômico de Parauapebas.

“Moradores das zonas urbana e rural, empresários, escolas, unidades de saúde e produtores locais têm sido prejudicados por quedas constantes de energia, variações bruscas de tensão e interrupções prolongadas no fornecimento elétrico. Esses episódios comprometem desde a segurança alimentar e o armazenamento de vacinas até o funcionamento de sistemas públicos e privados, além de ocasionarem prejuízos econômicos e materiais expressivos”, destacou.

Composição

A sugestão do vereador é para que a comissão, que deverá ser criada por meio de Decreto Municipal, conte com a participação de representantes do Poder Executivo, do Legislativo, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e da sociedade civil organizada. O grupo terá caráter consultivo, técnico e fiscalizador, com a finalidade de acompanhar, avaliar, diagnosticar e propor soluções para as constantes falhas no serviço prestado pela concessionária local, a Equatorial Energia Pará.

A composição sugerida inclui três representantes do Executivo, sendo um da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), um da Secretaria de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) e um da Secretaria de Governo (Segov). Também está prevista a participação de um representante do MPPA, um da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (ACIP) e três vereadores, indicados pela Câmara, incluindo o próprio Fred Sanção.

“O objetivo é proporcionar uma instância técnica e permanente de articulação, fiscalização e proposição de medidas concretas, visando à melhoria da qualidade do serviço prestado pela concessionária responsável”, explicou.

A proposta também ressalta que a comissão poderá ser criada sem a necessidade de novos gastos públicos, já que será formada por representantes de órgãos e entidades já existentes. A iniciativa encontra respaldo na Lei Federal nº 8.987/1995, que determina que os serviços públicos concedidos devem ser prestados de forma adequada, contínua, eficiente e segura. O vereador também citou o Regimento Interno da Câmara Municipal, que impõe à Administração Pública o dever de zelar pela boa gestão dos serviços públicos delegados.

“A proposta fortalece o papel do município na defesa do interesse público, cria um canal estruturado de diálogo com a concessionária, e assegura maior transparência, controle social e eficácia na busca por soluções duradouras”, concluiu Fred Sanção, classificando a iniciativa como um “instrumento legítimo e necessário de governança colaborativa e proteção dos direitos da população”.

A Indicação nº 168/2025 foi aprovada por unanimidade em plenário e, posteriormente, encaminhada para o prefeito Aurélio Goiano, com o intuito de que atenda a proposta de Fred Sanção.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Lula busca acordo com Alcolumbre em indicação para o STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o presidente da Comissão

Morre ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi, o extravagante bilionário e ex-primeiro-ministro italiano que já se descreveu como o “Jesus Cristo da política”, morreu em um hospital de Milão aos

A Vale que vale

Na última quinta-feira, 24, a mineradora Vale tornou público o balanço referente ao quarto trimestre de 2021. Seguindo o que já vinha ocorrendo nos trimestres

Vereador Rafael Ribeiro solicita a retomada do projeto “Cursinho Popular”

Na manhã desta terça-feira (02), foi realizada a 3ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 9ª Legislatura da Câmara de Parauapebas. Dentre os destaques está

A dura realidade de ser governado por Darci Lermen

Cheguei em Parauapebas ao fim de 2014. Naquele momento, transição de ano, o governo do ex-prefeito Valmir Mariano completava dois anos, ou seja, metade do

Rapidinhas do Branco. XVIII

Presença em sessão Levantamento feito pelo Blog do Branco mostrou que não está sendo fácil ao presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Chicão, que concorre à