Consolidação da liderança regional

COMPARTILHE:

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi eleito nesta segunda-feira (19), por unanimidade, o novo presidente do Consórcio Amazônia Legal. A região é formada por: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Atualmente, o posto é ocupado pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). Barbalho ficará no cargo durante o ano de 2023.

O consórcio foi criado em abril de 2019 a partir de uma iniciativa tomada pelos governadores dos nove Estados que o formam. Eles ocupam 59% do território brasileiro com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas. O consórcio tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais e sua visão de futuro é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

A confirmação, por unanimidade, de Helder Barbalho para presidir a entidade regional é, sem dúvida, uma grande vitória política do governador do Pará, que vem, sistematicamente, se projetando como a liderança política do Norte do Brasil e avançando no cenário nacional. Com a mudança no comando político do Governo Federal, que deverá promover uma guinada para outra direção no que diz respeito às políticas públicas ambientais e de  desenvolvimento na região amazônica, o mandatário paraense deverá bastante protagonismo, pois esse agrupamento institucional de governadores, terá maior presença nacional.

O Blog do Branco vem desde janeiro de 2019, traçando o futuro político de Helder Barbalho, desde a sua eleição para governador, no ano anterior, e as ações que vem, progressivamente, o alavancando nos cenários nacional e internacional. Essa é, sem dúvida, mais uma conquista que vem se somando em seu currículo político. Nas próximas semanas, o citado estará em Davos, nos Alpes suíços, para participar da próxima edição do Fórum Econômico Mundial. Anteriormente, Helder esteve na CPO-27, realizada no Egito, além de outras estadias na Europa e nos Estados Unidos.

O atual governador do Pará, segue a sua estratégia política firmada há anos, que vem sendo realizada em etapas, de forma sustentável, o que garante, até aqui, êxito contínuo. Da consolidação regional à nacional e ainda no plano internacional. Como dito há anos por este que vos escreve: “Para além do Palácio”. Tudo sempre esteve planejado.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X