Conta-gotas de Helder

COMPARTILHE:

A exemplo do que fez na montagem de seu primeiro governo, Helder Barbalho (MDB) segue o mesmo padrão de divulgação de nomes que irão compor a sua segunda passagem pelo comando do Executivo paraense. Na prática, o que se viu foram poucas mudanças no primeiro escalão, confirmadas no “apagar das luzes” de 2022, ainda incompleto, e no decorrer das primeiras semanas de 2023.

Helder Barbalho vem mostrando grande habilidade política, e não é de hoje. Esperou, por exemplo, a posse dos deputados estaduais, federais e senadores, ocorrida no último dia 01, além da composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alepa) para definir a composição final dos seus auxiliares mais diretos e o segundo escalação da gestão.

Sua base política continua se expandindo após último processo eleitoral. Como exposto em diversos artigos por este Blog: “a fila na porta do Palácio crescia”. Finalizado o processo eleitoral, com mais uma grande vitória político-eleitoral do mandatário estadual, reeleito como o governador, proporcionalmente, mais votado do país; feito uma bancada de 13 deputados estaduais; nove federais e ter conseguido fazer o irmão, Jader Filho, ministro das Cidades, Helder viajou, primeiramente, para descanso ao lado da família, depois em agenda institucional nos Alpes suíços. Fora a ida-e-vinda constante à capital federal.

Dentro da montagem de seu segundo governo, Helder sabia que precisava contemplar aliados que não se elegeram ou se reelegeram. Os que podem ficar de fora, podem criar atritos e, quem sabe, desgarrar do controle do governador. Por isso, como em um quebra-cabeça, tudo precisou ser feito como muito critério, buscando contemplar ao máximo os aliados.

Fechando a composição de sua gestão, com as peças posicionadas, Helder estabiliza o tabuleiro político paraense, e já começa a pensar nas estratégias para a próxima disputa eleitoral. O MDB já conta com 2/3 das prefeituras do Pará, quer aumentar ainda mais a sua musculatura política.

O atual governador finaliza a composição para começar a sua segunda gestão, mostrando que reúne em torno de sua mesa de trabalho todo o controle da política paraense.

O blog no X