Copom mantém Selic no mesmo patamar em nome da vigilância fiscal

COMPARTILHE:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (7) manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 13,75% ao ano – em linha com a expectativa do mercado. Em seu comunicado, o grupo mencionou a conjuntura particularmente incerta no âmbito fiscal, mencionando que ela requer “serenidade”..

“O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e, em particular, seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação, com potenciais impactos sobre a dinâmica da inflação prospectiva”.

Em seu comunicado, o BC citou o cenário externo adverso e volátil, o resultado do PIB do terceiro trimestre mais moderado que o esperado e um ambiente inflacionário ainda pressionado entre os fatores levados em conta para a decisão. “O Comitê julga que a incerteza em torno das suas premissas e projeções atualmente é maior do que o usual”, disse o Copom.

Futuro da Selic

O mercado espera que o Copom somente faça possíveis ajustes da Selic apenas nas próximas reuniões, após os desdobramentos da PEC de Transição para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, colocada em votação no Plenário do Senado nesta quarta. O Boletim Focus divulgado esta semana também manteve a projeção da Selic em 13,75% para este ano. Já para 2023, o mercado financeiro projeta uma queda na taxa de juros para 11,75% até o fim de todo o período.

Com informações de Invest News (adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X