Eleições 2020: pesquisa mostra cenário estável e reafirma liderança isolada de Darci Lermen

0
1202

A Capital do Minério acordou neste feriado de Finados com o resultado de mais uma pesquisa eleitoral ao Palácio do Morro dos Ventos. Novamente o Instituto Data Populi foi a campo para mensurar as intenções de voto para prefeito. Na primeira rodada, divulgada no último dia 26, o atual prefeito Darci Lermen (MDB) já aparecia bem colocado, liderando com folga a disputa (Leia Aqui).

O levantamento divulgado hoje, 02, mostra que o cenário da disputa está estável (mesmo com leve crescimento nos números do candidato do MDB, a diferença está dentro da margem de erro). Portanto, faltando 14 dias da eleição, Lermen caminha tranquilamente para o seu quarto mandato a frente do Executivo parauapebense. Vamos aos números:

Segundo o Instituto, caso a eleição fosse hoje, o atual prefeito seria reeleito com 43,4% dos votos totais, contra 15,3% de Valmir da Integral e 13,3% de Júlio César. Em seguida, surgem Marcelo Catalão (5%), Hipólito (2,4%) e Dr. Rubens (1,1%). Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras somados representam 1,7% dos entrevistados.

A intenção para votos brancos e nulos (pessoas que responderam que não votariam em nenhum dos nomes listados) foi de 10%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder correspondem a 7,9% do total. Ao compararmos os novos números com os da pesquisa divulgada na semana passada, apesar de uma pequena variação dentro da margem de erro, nota-se uma estabilidade na vantagem do candidato Darci sobre os dois principais adversários na corrida eleitoral.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, o atual prefeito venceria com 52,9% do total – votos válidos são aqueles que excluem brancos, nulos e indecisos.

O ex-prefeito Valmir da Integral aparece em segundo lugar com 18,6% das intenções de votos e o candidato Júlio César vem logo atrás com 16,2% como terceiro colocado. Considerando a margem de erro, assim como na pesquisa divulgada na semana passada (23/10), os dois candidatos continuam tecnicamente empatados.

Na sequência, aparecem Marcelo Catalão (6%), Hipólito (3%) e Dr. Rubens (1,3%). Falcão, Gilberto Sa e Léo da Cervebras foram citados e juntos representam 2% dos eleitores entrevistados.

Cresce o número de eleitores que acreditam na vitória de Darci Lermen

O Instituto perguntou aos eleitores entrevistados se “independentemente de seu voto, quem você acha que será eleito prefeito de Parauapebas? ”: 70,5% responderam que Darci Lermen será reeleito, ou seja, mesmo eleitores que disseram votar em outros candidatos admitem a reeleição do atual prefeito. Na semana passada esse número era 65,9%, um aumento acima da margem de erro.

Outros 10,1% pensam que Valmir da Integral será eleito, enquanto 4,5% disseram que o próximo prefeito será Júlio César. Apenas 0,8% citaram que Marcelo Catalão será eleito. Outros nomes foram citados e juntos representam 0,7% dos entrevistados. 13,5% dos eleitores consultados não souberam ou não quiseram responder.

Possibilidade de mudança de voto

O eleitor também foi questionado sobre a possibilidade de mudar de opinião sobre seu voto até o dia da eleição. Para o entrevistado que indicava algum nome em quem votaria, o Instituto perguntou “se sua decisão era definitiva ou se ainda poderia mudar de candidato até o dia da votação”: 73,4% garantem que não mudarão seu voto e disseram que a decisão de em quem irão votar já é definitiva.

Por outro lado, 24,7% dos entrevistados disseram que ainda estão avaliando e podem mudar de candidato até o dia da votação. Outros 1,9% não souberam responder ou não quiseram opinar. Segundo, o Instituto os eleitores do atual prefeito são os que mais responderam que já decidiram definitivamente sobre seu voto. 80,8% dos que responderam que votarão em Darci Lermen, disseram que sua decisão é definitiva, outros 17,9% ainda podem mudar de ideia.

Sobre pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Entrevistados: 1.029 eleitores em 34 bairros do município de Parauapebas;
  • Período das entrevistas: de 29 a 31 de outubro;
  • Nível de confiança: 95%
  • Registro no TRE: PA-09392/2020.

Deixe uma resposta