Eleições 2022: Destak aponta que Helder deverá ser reeleito com 80% dos votos em Santarém. Nélio bem avaliado

A mais nova pesquisa eleitoral da Destak para o Governo do Pará mostra o atual governador e candidato à reeleição Helder Barbalho (MDB) liderando com folga a disputa em Santarém (PA), o terceiro maior colégio eleitoral paraense. Se a eleição fosse hoje, o atual mandatário estadual teria 80,5% dos votos válidos no município. Faltam 19 dias para a eleição.

O levantamento foi realizado no período de 4 a 6 de setembro, com 621 pessoas entrevistadas de forma presencial, nas zonas urbana e rural de Santarém. Todos os levantamentos até o momento, para o governo do Pará, afirmam que o atual governador do Pará será reeleito com folga no 1º turno.

A pesquisa da Destak está registrada sob o protocolo nº PA-09409/2022, no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.

Votos válidos, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são os votos efetivados pelos eleitores, descontados os votos em branco e os votos nulos.

Helder tem 68% das intenções de voto dos eleitores do município de Santarém, no oeste do Pará. O senador Zequinha Marinho (PL) está em 2º, com 9,1%. Não sabe ou não responderam somam 13,5%.

Helder vence em todos os cenários. No levantamento estimulado, quando não é dada nenhuma opção de candidatura ao entrevistado, ele tem 68,3%. Atinge 50% na espontânea, quando opções de candidaturas é mostrada ao eleitor. Zequinha Marinho segue em segundo, com 9,1% e 3%. Em relação aos votos válidos, Helder Barbalho tem 80,5% e o senador pelo PL soma apenas 10,6%.

Entre os santarenos, a aprovação do governo Helder chega 78%. A desaprovação do atual mandatário chega a 13%
Não sabe ou não respondeu somou 9%.

Estimulada:

• Helder Barbalho (MDB): 68,3%
• Zequinha Marinho (PL): 9,1%
• Major Marcony (Solidariedade): 4,1%
• Cleber Rabelo (PSTU): 1,0%
• Sofia Couto (PMD): 0,7%
• Dr. Felipe (PRTB): 0,5%
• Adolfo Oliveira (PSOL): 0,2%
• Paulo Roseira (Agir): 0,0%
• Branco ou nulo: 1,6%
• Não sabe ou não respondeu: 13,5%

Espontânea

• Helder Barbalho: 50%
• Zequinha Marinho: 3%
• Major Marcony: 1%
• Não souberam ou não responderam: 46%

Votos válidos

• Helder Barbalho: 80,5%
• Zequinha Marinho: 10,6%
• Major Marcony: 4,9%
• Cleber Rabelo: 1,2%
• Dr. Felipe 0,6%
• Adolfo Oliveira 0,2%
• Professora Shirley Alves 0,2%.

A Pesquisa Destak quis saber também como anda a avaliação da gestão do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil). No levantamento, o citado alcançou 65% de aprovação dos entrevistados. Apenas 23% desaprovam a atual gestão e 12% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também perguntou aos entrevistados se eles votariam em algum candidato indicado ou apoiado por Nélio Aguiar. 48% disseram que sim, votaria. 26% afirmaram que poderia votar e 20% não votaria. Não sabe ou não respondeu correspondem a 6% dos entrevistados.

Confira os resultados. Aprovação do governo do Nélio Aguiar

• Aprova 65%
• Desaprova 23%
• Não sabe ou não respondeu 12%

Candidato indicado ou apoiado por Nélio Aguiar

• Votaria 48%
• Poderia votar 26%
• Não votaria 20%
• Não sabe ou não respondeu 6%

Com informações do Jeso Carneiro (Adaptado pelo Blog do Branco). 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões

Em 2017, Governo Jatene gastará quase R$ 40 milhões em propaganda

Desde quando virei blogueiro, há 10 anos, com troca de veículos que criei neste tempo, sempre abordei em minhas “reflexões e provocações” a questão da

Dilma Rousseff é a nova presidente do banco do Brics

A ex-presidente Dilma Rousseff foi oficializada no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco do Brics”, nesta sexta-feira (24). Dilma foi indicada

Acionistas da Vale elegem Conselho de Administração com oito membros independentes para o biênio 2025-27

Os acionistas da Vale reunidos de forma virtual na manhã de hoje, em Assembleia Geral Ordinária, elegeram os integrantes do Conselho de Administração para o

PEC da Transição: saiba como votou a bancada paraense

A chamada PEC da Transição é uma proposta de emenda à Constituição que estava sendo discutida entre a equipe de transição do governo eleito de

Estado Brasileiro: “Robin Hood” às avessas

Robin Hood é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava da nobreza e dava aos pobres. Teria vivido no século XII, aos tempos do