Eleições 2022: IPEC aponta que Lula lidera em 16 estados. Bolsonaro em nove

COMPARTILHE:

A rodada de pesquisas feitas pelo Instituto Ipec – formado por especialistas que antes integravam o Ibope – permite verificar como anda a corrida pela Presidência da República estado por estado. O Ipec divulgou levantamentos por unidades da Federação em praticamente todos os estados. Para alguns outros, o Congresso em Foco utilizou levantamentos recentes de outros institutos. O único estado em que não foi encontrada pesquisa recente foi o Pará.

O levantamento estado por estado reforça a vantagem que Lula tem nacionalmente. Em números nacionais, de acordo com a última pesquisa do Ipec, divulgada no dia 29 de agosto, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 44% das intenções de voto. E o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, tem 32%. Na margem de erro, pela pesquisa do Ipec, Lula ainda teria chances de vencer no primeiro turno: a soma dos votos de todos os demais candidatos, nessa pesquisa, é de 43%.

O levantamento estado por estado de fato mostra como essa vantagem espalha-se pelo país. Lula lidera em 15 estados. Bolsonaro lidera em nove. E em um estado há um rigoroso empate entre os dois.

Tomadas as pesquisas mais recentes, Lula está na frente no Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Bolsonaro está à frente no Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

No Amapá, segundo o Ipec do dia 24 de agosto, há um rigoroso empate entre os dois: 39% a 39%. Há outros estados onde, dentro da margem de erro, haveria empate. No Mato Grosso do Sul, de acordo com o Ipec de 31 de agosto, a vantagem de Bolsonaro é de somente dois pontos percentuais: 39% a 37%. No Rio de Janeiro, segundo o Ipec de 30 de agosto, Lula lidera com somente três pontos percentuais de vantagem: 39% a 36%.

Lula é líder absoluto no Nordeste, Bolsonaro lidera no Centro-Oeste

Por regiões, Bolsonaro está à frente em três estados da região Norte, e Lula em dois, com um empate no Amapá.

Há regiões onde cada um dos candidatos lidera em todos os estados. Lula é o líder absoluto na região Nordeste, e Bolsonaro está à frente em todos os estados da região Centro-Oeste. Mas Lula tem desempenhos expressivos em mais estados na região que domina. Além do Piauí, sua maior vantagem percentual, no Maranhão ele tem 66% contra 18% de Bolsonaro. Em Pernanbuco, tem 60% contra 22% de Bolsonaro. Na Bahia, 61% contra 26% de Bolsonaro.

Já a liderança de Bolsonaro no Mato Grosso do Sul é dentro da margem de erro. No Mato Grosso, ele tem 49% contra 31%. Em Goiás, 39% contra 34%. E no Distrito Federal, 38% contra 31%.

No recorte feito por regiões, o Ipec informa que Bolsonaro e Lula estão empatados, embos com 40%, nas regiões Norte e Centro-Oeste (o recorte feito pelo instituto engloba as duas regiões). No Nordeste, Lula tem 57% contra 25% de Bolsonaro.

Lula tem Sudeste, Bolsonaro dois estados do Sul

Lula também é o líder em todos os estados da região Sudeste. Lidera em Minas Gerais (45% a 30%); no Espírito Santo (42% a 37%); em São Paulo (40% a 31%). No Rio de Janeiro, é onde é menor a sua margem, de somente três pontos percentuais sobre Bolsonaro: 39% a 36%, segundo o Ipec de 30 de agosto.

Na região Sudeste, o Ipec informa que Lula tem 39% contra 33% de Bolsonaro.

Já na região Sul, Bolsonaro lidera no Paraná: 41% contra 35%, segundo o Ipec de 24 de agosto. E em Santa Catarina: 50% contra 25%, de acordo com o Ipec de 24 de agosto. E perde no Rio Grande do Sul: 40% para Lula e 35% para Bolsonaro, segundo o Ipec de 16 de agosto.

Na região Sul, o Ipec afirma ter havido uma virada com relação à pesquisa anterior, dentro da margem de erro. Lula teria 36% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro. Na rodada anterior, Bolsonaro tinha na região 39% e Lula 36%.

Com informações do Congresso em Foco. 

O blog no X